A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados e Discussão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados e Discussão"— Transcrição da apresentação:

1 Resultados e Discussão
VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VIII EPPEQ) O Conceito de Destilação e Osmose no Contexto Socioambiental da Dessalinização. Quezia G. de S. da Rocha1* (FM), Rosebelly Nunes Marques2 (PQ) 1 Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha - Santa Gertrudes- SP, 2 Universidade de São Paulo/Esalq – Piracicaba- SP.   Introdução Integrar os conceitos químicos trabalhados em sala de aula com contextos socioambientais relevantes é fundamental para promover a Educação Ambiental e a formação cidadã. Destaca-se nesta articulação a importância de mostrar as limitações da ciência diante dos problemas ambientais para discutir a perspectiva salvacionista1 atribuída à mesma pelos alunos. O presente projeto buscou estratégias para discutir a perspectiva salvacionista de ciência dos alunos evidenciada em aulas sobre os parâmetros de qualidade da água e sua preservação, através do desenvolvimento do conceito de destilação e osmose no contexto socioambiental da dessalinização. Metodologia Realizou-se o trabalho com duas turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha (1ª e 2ª séries). Empregaram-se as estratégias pedagógicas: pesquisa/experimentação/debates. Solicitou-se aos alunos pesquisas sobre o tema dessalinização apresentado por eles como solução a escassez de água, abordando viabilidade, impactos socioambientais, benefícios, tecnologias empregadas. As atividades experimentais de construção e aplicação de um destilador2 e osmose3 além de proporcionar a explicitação de conhecimentos químicos dos estudantes iniciaram a problematização para os debates. Resultados e Discussão Para a obtenção dos resultados, analisaram-se os questionários das atividades, as discussões nas aulas experimentais e os debates em sala de aula. Nas aulas experimentais os alunos destacaram a complexidade do destilador, “pois no livro parecia mais fácil”, também a sua necessidade de fonte de energia, o tempo do processo e quantidade de destilado tornaram-se evidências para relacionar a viabilidade do mesmo na dessalinização. Os fatores tempo e quantidade de produto final também foram destacados no experimento da osmose com batata. Observou-se nas questões propostas nas atividades e início dos debates ainda a perspectiva salvacionista de ciência, todos os problemas poderiam ser solucionados pelos avanços científicos (inclusive as limitações das tecnologias de dessalinização discutidas e pesquisadas) , revelando pouca reflexão sobre o descompasso entre progresso científico e social. No decorrer dos debates essas ideias puderam ser satisfatoriamente colocadas em conflito ao se discutir pontos como as consequências socioambientais da dessalinização. Os debates consistiram em instrumento efetivo para introduzir novos elementos necessários a discussão crítica dos processos de dessalinização, sem intenção de impor posicionamento favorável ou não ao processo. E sim introduzir elementos para um pensamento crítico, que colabore para a compreensão de que a ciência possui limitações para ser exclusivamente responsabilizada pela resolução de todas as questões do mundo, principalmente as ambientais. As estratégias mostraram-se eficientes em seu conjunto, ressaltando a importância dos debates como desfecho e seu potencial para explicitar e confrontar perspectivas cultivadas pelos alunos. Conclusão O Ensino de Química descontextualizado que não dialoga principalmente com questões socioambientais pode fortalecer a perspectiva salvacionista de ciência, favorecendo um posicionamento de passividade dos alunos frente aos problemas do mundo, inclusive os ambientais. Enfim, não colabora com a desejada formação de cidadãos conscientes, críticos e ativos. Agradecimentos À Direção e Coordenação da Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha –Santa Gertrudes/SP. _______________ 1AULER, D.; DELIZOICOV,D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Enseñanza de las Ciencias. v.5, p , 2SARTORI, E.R.; BATISTA, E. F; SANTOS, V.B.; FILHO, O.F. Construção e Aplicação de um Destilador como Alternativa Simples e Criativa para a Compreensão dos Fenômenos Ocorridos no Processo de Destilação. Química Nova na Escola. v.31, p , fev.2009. 3HEBERTH, J.V.; FILHO, L.C.S.; FILHO, O.F. Um Experimento Simples e de Baixo Custo para Compreender a Osmose. Química Nova na Escola. v.26, p , nov.2007.


Carregar ppt "Resultados e Discussão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google