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2 - TEORIAS DA INOVAÇÃO E NECESSIDADES DE MENSURAÇÃO

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Apresentação em tema: "2 - TEORIAS DA INOVAÇÃO E NECESSIDADES DE MENSURAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 2 - TEORIAS DA INOVAÇÃO E NECESSIDADES DE MENSURAÇÃO

2 1. Introdução Joseph Schumpeter denomina “destruição criadora”.
Schumpeter (1934) propôs uma lista de cinco tipos de inovação: i) novos produtos; ii) novos métodos de produção; iii) novos mercados; iv) novas fontes provedoras de matérias-primas e outros insumos; v) novas estruturas de mercado em uma indústria.

3 2. Economia da Inovação Modelo Marketing Mix (Perreault & McCarthy, 2005) que se baseia nos “4 Ps” do marketing: Produto - mudanças na concepção do produto e em sua embalagem Preço - uso de métodos de fixação de preços Promoção - esforços promocionais realizados pelas empresas para melhorar a imagem ou aumentar o reconhecimento de seus produtos Posicionamento - canais de vendas que as empresas escolhem e a como esses canais são estruturados para vender melhor seus produtos

4 3. Uma estrutura de mensuração
Conceito de inovação incerteza investimento novo ou combinação do existente ganho de uma vantagem competitiva

5 3. Uma estrutura de mensuração – P&D:
i) a empresa pode engajar-se em pesquisa básica ou aplicada; ii) a empresa pode desenvolver novos conceitos de produtos ou processos a) desenvolvimento e teste; e b) pesquisas adicionais para modificar desenhos ou funções técnicas; iii) a empresa pode identificar novos conceitos: a) via marketing e relações com os usuários; b) via identificação de oportunidades para comercialização; c) via suas capacidades de concepção e desenvolvimento de produtos; d) pelo monitoramento dos competidores; e d) pela utilização de consultores;

6 3 - DEFINIÇÕES BÁSICAS

7 Inovação O requisito mínimo para se definir uma inovação é que o produto, o processo, o método de marketing ou organizacional sejam novos (ou significativamente melhorados) para a empresa. Um aspecto geral de uma inovação é que ela deve ter sido implementada Um produto novo ou melhorado é implementado quando introduzido no mercado

8 Principal tipo de inovação – bens e serviços
Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado As inovações de produto podem utilizar novos conhecimentos ou tecnologias novos usos ou combinações para conhecimentos ou tecnologias existentes As inovações de produtos no setor de serviços São exemplos as melhorias em serviços bancários via internet

9 Principal tipo de inovação - processos
Uma inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares As inovações de processo podem visar reduzir custos de produção, melhorar a qualidade São exemplos de novos métodos de produção a introdução de novos equipamentos de automação em uma linha de produção Os métodos de distribuição dizem respeito à logística Um exemplo de um novo método de distribuição é a introdução de um sistema de rastreamento de bens por código de barras

10 Principal tipo de inovação - marketing
Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços A implementação de um método de marketing que não tenha sido utilizado previamente pela empresa

11 Principal tipo de inovação - organizacional
Uma inovação organizacional Novos métodos para distribuir responsabilidades e poder de decisão entre os empregados na divisão de trabalho Um exemplo de inovação no local de trabalho é uma maior autonomia na tomada de decisões e os encoraja a contribuir com suas ideias Novos métodos de integração com fornecedores

12 Distinção entre os tipos de inovação
A distinção entre inovações de produto e de marketing A adoção de um novo conceito de marketing que envolve uma mudança substancial no design de um produto existente é uma inovação de marketing mas não uma inovação de produto, à medida que as características funcionais ou de uso do produto não mudaram significativamente Exemplo: Roupas produzidas com novos tecidos e melhor desempenho (respiráveis, a prova d’água, etc.), por exemplo, são inovações de produto, mas a introdução de um novo formato para roupas voltadas para um novo grupo de consumidores ou para dar ao produto um alto grau de exclusividade, é uma inovação de marketing.

13 Distinção entre os tipos de inovação
A distinção entre inovações de serviços (produto) e de marketing Essa distinção pode depender da natureza dos negócios da empresa. Um exemplo é a inovação referente a vendas pela internet. Para uma empresa que produz e vende bens, a primeira introdução do comércio eletrônico é uma inovação de marketing no posicionamento do produto As empresas que estão em negócios de comércio eletrônico (por exemplo, empresas de “leilão”, estão oferecendo “serviços de vendas”, uma mudança significativa nas características ou nas capacidades de seu web site é uma inovação de produto (serviço).

14 Distinção entre os tipos de inovação
A distinção entre inovações de processo e inovações organizacionais Ambos os tipos de inovação procuram – entre outras coisas – reduzir custos por meio de conceitos novos e mais eficientes de produção, distribuição e organização interna Inovações de processo lidam sobretudo com a implementação de novos equipamentos, softwares, técnicas ou procedimentos Enquanto As inovações organizacionais lidam primordialmente com pessoas e a organização do trabalho

15 Mudanças que não são consideradas inovações
Interromper o uso de um processo - a interrupção de uma atividade não é uma inovação Simples reposição ou extensão de capital, a compra de equipamentos idênticos aos já instalados ou pequenas extensões e atualizações em equipamentos ou softwares existentes não são inovações Mudanças resultantes puramente de alterações de preços, a mudança de preço de um produto ou da produtividade de um processo resultante exclusivamente de alterações no preço dos fatores de produção não é uma inovação

16 Mudanças que não são consideradas inovações
Personalização, as empresas que produzem sob encomenda fazem itens únicos Mudanças sazonais regulares e outras mudanças cíclicas Em algumas indústrias como vestuário e calçados há mudanças sazonais nos tipos de bens ou serviços oferecidos Comercialização de produtos novos ou substancialmente melhorados, a comercialização de produtos novos ou melhorados não é em geral uma inovação de produto para o atacadista, o varejista ou a empresa de transporte e de armazenamento

17 Grau de novidade e difusão
Três conceitos para a novidade das inovações são discutidos abaixo: nova para a empresa, nova para o mercado, e nova para o mundo. Como já foi observado, o requisito mínimo para se considerar uma inovação é que a mudança introduzida tenha sido nova para a empresa.

18 4 - CLASSIFICAÇÕES INSTITUCIONAIS

19 2. As unidades A empresa é em geral a unidade estatística mais apropriada. Uma empresa possui autonomia com relação à tomada de decisão sobre questões financeiras, assim como autoridade e responsabilidade para alocar recursos para a produção de bens e serviços

20 2. As unidades As empresas multinacionais (EMs)
Visto que as pesquisas sobre inovações são pesquisas nacionais, os dados serão restritos à(s) unidade(s) doméstica(s) da EM. a parcela doméstica da EM representa a unidade estatística a ser incluída; as atividades de P&D conduzidas no exterior ou outros conhecimentos novos e tecnologias adquiridos do mercado externo devem ser classificados como “P&D Extramuros” e “Aquisição de conhecimento externo” respectivamente; As inovações desenvolvidas por unidades estrangeiras de uma EM e adotadas pelas unidades domésticas são inovações consideradas novas para a empresa. As inovações desenvolvidas por unidades estrangeiras mas não adotadas pelas unidades domésticas de uma EM não devem ser incluídas.

21 Panorama inovação Brasil
Dados ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa

22 Porque as empresas no Brasil não inovam
Os gastos em P&D no Brasil não se modificaram quase de 2000 a 2010

23 Inovação em produto e processo
Sendo 4% em produto para mercado brasileiro e 2% para processo em mercado brasileiro

24 Concessões de patentes (USPTO)
O número de patentes no Brasil foi abaixo de outros países que investiram o mesmo em P&D

25 Posição Relativa do Brasil em relação a outros países em desenvolvimento


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