A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos"— Transcrição da apresentação:

1 CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos
...e suas relações.

2 CDI 1º parte

3 CDI Certificado de Depósito Interfinanceiro.
É o nome dado ao título emitido para operações de empréstimos diários, realizados exclusivamente entre os bancos. Na verdade é um título escritural, ou seja, não há emissão física do título. O trâmite destes empréstimos é informado automaticamente ao sistema do Banco Central do Brasil, e ficam sob custódia da CETIP.

4 CETIP Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos.
A CETIP S.A. é a empresa que faz a escrituração de ativos e contratos. Ela dá garantia e qualidade ao sistema financeiro.

5 Empréstimos entre bancos
Banco A CDI CDI Banco B CDI Banco C Bacen CETIP Diariamente os bancos efetuam empréstimos entre si; Estes empréstimos são chamados de CDI; Os CDI ´s são informados ao Bacen e registrados na CETIP.

6 Taxa CDI ou DI Por registrar os empréstimos entre os bancos, a CETIP é responsável por divulgar diariamente a taxa média de juros que os bancos cobraram nas movimentações entre eles no dia anterior. A taxa DI é divulgada em taxa anual. Mas também pode ser encontrada publicada: Ao dia; Acumulada em dias do ano; Ao mês; Acumulada em dias do Mês; Média por períodos variados.

7 Taxa de referência O mercado financeiro utiliza diversos índices e taxas como referência para avaliar o custo e a rentabilidade de suas transações. A taxa DI é a taxa de referência mais usada no Brasil, para contratos privados. Nos USA é a PRIME. Em Londres é a LIBOR.

8 Selic 2º parte

9 Selic Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Assim como a Cetip funciona para os títulos e contratos privados, a Selic funciona para os títulos públicos. A taxa Selic é determinada pelo COPOM – Comitê de Política Monetária. Este comitê se reúne a cada trimestre para discutir a política monetária do país, para o próximo trimestre. Uma das metas que o comitê determina é a taxa básica de juros (Selic).

10 Títulos Públicos O Estado, para controlar o mercado financeiro e financiar a máquina pública toma recursos do mercado financeiro. Mas, não bate a porta de credores. Faz isto de uma forma diferente. O Estado oferece taxa de juros ao mercado. Os juros são oferecidos através de títulos públicos vendidos ao mercado primário, e boa partes destes são rentabilizados pela taxa Selic.

11 Comprar título público
Mercado primário É a primeira oferta do título no mercado. A primeira oferta é sempre feita às instituições financeiras, através de um leilão. Mercado secundário É o mercado de compra e venda de títulos públicos entre instituições financeiras, PJ e PF.

12 Principais Títulos Públicos
LTN – Letra do Tesouro Nacional NTN – Nota do Tesouro Nacional LFT – Letra Financeira do Tesouro

13 Emprestar dinheiro ao Governo
Comprar um título público é emprestar dinheiro ao Estado. Por que emprestar dinheiro ao Estado ? A perguntar certa é: “Por que não emprestar dinheiro ao Estado ? Emprestar dinheiro ao Estado representa: Baixo risco; Boa rentabilidade; e Liquidez.

14 Título público Baixo risco Boa rentabilidade Liquidez
O Estado tem sua receita oriunda de impostos, e os títulos públicos são ferramentas usadas pelo Estado para controle da economia. Boa rentabilidade São títulos de renda fixa. A rentabilidade acompanha as taxas do mercado. Liquidez Devido ao baixo risco e a boa rentabilidade, são muito desejados no mercado. Liquidez é a facilidade de trocar o título por dinheiro.

15 Relação entre Selic e CDI
3º parte

16 Relação do CDI com Selic
A volatilidade da taxa DI acompanha as alterações da taxa básica de juros, a taxa SELIC. Isto porque, os bancos determinam suas taxas de cdi com base na Selic, porque esta última rentabiliza os títulos públicos . Desta forma, a Selic fica suavemente acima da DI.

17 Relação Selic x CDI Over (a.a.) -2009

18 Selic maior que DI Banco vive de Spread, ou seja, a diferença entre o que ele toma emprestado e o que ele empresta. Ele empresta ao governo comprando títulos públicos, e toma emprestado dos clientes quando estes fazem aplicações no banco.

19 Obrigado Eduardo Nava


Carregar ppt "CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google