A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI 06 e 07 de dezembro de 2017 GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA Marcelo Botura Souza, Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Matheus Maziero, Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Ivete de Vargas Witcel, Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Rodrigo Cabanha, Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Elenice Ana da Silva de Alencar, Professora de Matemática no Colégio Estadual Ipê Roxo – Ensino Fundamental e Médio. Dr. Marcos Lübeck, Docente do curso de Matemática do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, RESUMO: A Gincana Matemática foi uma proposta metodológica educativa que, através de meios lúdicos, propôs uma alternativa didático-pedagógica para mostrar que a matemática escolar pode ser divertida. Sua aplicação consistiu em dividir os alunos da sala em quatro equipes com o propósito de premiá-los após a conclusão de cada módulo. A premiação era exclusiva para os grupos vencedores, no entanto, sempre procuramos levar um prêmio de consolação aos demais no intuito de fortalecer e incentivá-los a continuar nas aulas. A pontuação da gincana foi o somatório dos pontos adquiridos nas atividades, com a entrega de prêmios ao final de cada mês, e recomeçando a contagem a cada entrega de brindes. Em geral, eram entregues materiais escolares que seriam utilizados posteriormente em nossas aulas e também nas aulas regulares do ensino básico, como canetas, lápis, réguas, apontadores e compassos. Os conteúdos matemáticos abordados nas atividades não seguiam necessariamente a ordem do planejamento da professora regente, todavia eram temas apropriados ao nível de conhecimento da turma. As atividades iniciavam com abordagem teórica, seguidas de exercícios práticos que contavam com a participação dos alunos na lousa e, na sequência, a aplicação dos jogos. A partir das diversas dinâmicas que foram exploradas, ficou bem clara a satisfação dos estudantes, pois os mesmos começaram a mostrar o gosto que estava adormecido ou que não sabiam que tinham pela disciplina, e o mais importante, aprenderam mais matemática e iniciaram uma divulgação muito positiva do projeto na escola e seus arredores. PALAVRAS-CHAVE: PIBID/MAT/FOZ, Gincana, Matemática.


Carregar ppt "GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google