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DISCENTE: KAROLINE BRITO
METODOLOGIA EAD DISCENTE: KAROLINE BRITO
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É a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (Decreto n° 5.622, de 19 dez 2005). Conceito de EAD
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A capacidade de chegar à alunos que, por diferentes motivos, não podem frequentar uma instituição;
Revisão didática, metodológica e das tecnologias a serviço da aprendizagem. Vantagens da EAD
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“A Educação a Distância (EAD), também chamada de Teleducação, em sua forma embrionária e EMPÍRICA é conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas assumiu status que a coloca no cume das atenções pedagógicas de um número cada vez maior de países. Evolução da EAD
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A evolução tecnológica
O desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação provocou mudanças na evolução da EAD. Essa evolução tecnológica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em 5 gerações. A evolução tecnológica
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1º Geração - No Brasil como um todo, e consequentemente em Teresina, pode-se datar como a primeira iniciativa de Educação a Distância o ensino por correspondência em 1904; As escolas internacionais, que eram instituições privadas, ofereciam cursos pagos de iniciação profissional em áreas técnicas; Esse modelo se consolidou com o Instituto Monitor, em 1939 e como o Instituto Universal Brasileiro, em 1941, sendo estes os primeiros institutos a oferecerem sistematicamente cursos a distância por correspondência no país. Gerações da EAD
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2º Geração – A partir das décadas de 1970 e 1980, o país entra em sua segunda geração de EAD, com fundações privadas e organizações não-governamentais oferecendo cursos supletivos a distância; O modelo adotado era a Teleducação, com aulas transmitidas via satélite e materiais impressos; Um exemplo é o programa de educação supletiva a distância para 1º e 2º graus oferecido pela Fundação Roberto Marinho. Gerações da EAD
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3º Geração – Na década de 1990, com a expansão da internet no ambiente universitário, é criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), com o objetivo de oferecer ampliação do conhecimento cultural, educação continuada (reciclagem profissional) e ensino superior; Surge, também, a primeira legislação para educação a distância no ensino superior (1996): a lei nº 9.394/96 oficializou a era normativa da EAD no Brasil, como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. Gerações da EAD
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Na década de 80, surgiu a 4° Geração, introduzindo as experiências de interação em grupo em tempo real a distância, por áudio e videoconferência. Gerações da EAD
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Por fim, chegamos a 5° Geração, que envolve o ensino e aprendizagem on-line em classes virtuais, baseadas em tecnologias da internet (Moore e Kearley, 2007). Gerações da EAD
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