A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estudo da Matéria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estudo da Matéria."— Transcrição da apresentação:

1 O Estudo da Matéria

2 Química É a ciência que estuda as substâncias, sua estrutura, suas propiedades e as reações que as transformam em outras substâncias, ou seja, química é a ciência natural que estuda as substâncias e suas transformações.

3 Ciências É a atividade que observa o mundo físico, procurando explicar e relacionar essas observações de modo a criar generalizações que denominamos teorias.

4 É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Matéria É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Ex:

5 Cuidado Não são exemplos de matéria:

6 Massa É uma medida da quantidade de matéria. A determinação da massa de um corpo é feita pela comparação da massa desconhecida desse corpo com outra massa conhecida, um padrão. Esta determinação é feita com um aparelho chamado balança. O termo massa é usado para comparar materiais.

7 Peso É a força de atração entre o centro gravitacional de um corpo e o centro da terra.

8 Corpo É uma porção limitada da matéria. Objeto: É uma porção limitada da matéria que, por sua forma especial, presta-se a um determinado uso. Ex:

9 Energia É tudo aquilo que pode modificar a matéria, provocar ou anular movimentos e, ainda, causar sensações, ou seja, energia é a capacidade de realizar trabalho. Ex: Energia elétrica, energia térmica, energia atômica, ...

10 Estados Físicos da Matéria
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos. Cada um dos três estados de agregação apresenta características próprias, como o volume, a densidade e a forma, que podem ser alteradas pela variação de temperatura. O estado físico de uma substância depende de sua temperatura e da pressão a que ela está submetida.

11 Estados Físicos da Matéria

12 Estados Físicos da Matéria
Sólido As partículas estão bem próximas uma das outras Forma definida e volume constante. Líquido As partículas estão um pouco mais afastadas uma das outras. Possuem volume constante e forma de acordo com o recipiente. Gasoso As partículas se encontram muito afastadas entre si. Não possuem forma definida e seu volume varia de acordo com a pressão exercida.

13 Mudanças do Estado Físico

14 As Propriedades da Matéria
Propriedades Gerais São aquelas que podemos observar em qualquer espécie de matéria. 1º) Massa  é uma medida da quantidade de matéria. 2º) Extensão  é o espaço que a matéria ocupa, ou seja, seu volume. 3º) Impenetrabilidade  dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. 4º) Divisibilidade  a matéria pode ser dividida diversas vezes, sem alterar a sua característica. 5ª) Compressibilidade  são propriedades que possuem os corpos de poderem diminuir de volume sob a ação de forças externas. 6º) Elasticidade  ao cessarem as forças que causam deformação, os corpos voltam ou tendem a voltar a forma primitiva. 7º) Inércia  todo corpo em movimento, tende a permanecer em movimento, todo corpo parado, tende a ficar parado. 8º) Descontinuidade    Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.

15 As Propriedades da Matéria
Propriedades Específicas São propriedades individuais de cada tipo particular de matéria, que podem ser : Química, Física e Organoléptica. 1º) Propriedades Químicas: são propriedades que se relacionam com qualquer fenômeno químico. 2º) Propriedades Físicas: são propriedades que se referem às mudanças em que as substâncias mantem sua identidade, ou seja, não há formação de novas substâncias. Tipos de propriedades físicas : Ponto de fusão e ponto de ebulição; Ponto de solidificação e condensação; Solubilidade ou coeficiente de solubilidade; Dureza  é a resistência que uma espécie de matéria apresenta ao ser riscada por outra. O risco retira partículas da substância O traço deixa partículas sobre a substância. e) Densidade;

16 As Propriedades da Matéria
Propriedades Organolépticas São aquelas que impressionam os nossos sentidos. São elas: Estado de agregação; Cor: Incolor Colorida c) Sabor: Insípida Sípida d) Odor: Inodoro Odorífero e) Brilho: É a capacidade de uma substância refletir luz. Uma substância metálica polida : é brilhante (reflete luz) Uma tábua de madeira : é baça ( não reflete luz)

17 Fenômeno Físico e Químico
É um fenômeno que altera a aparência do composto, porem, a sua composição permanece constante. Ex:

18 Fenômeno Físico e Químico
Fenômeno Químico : É aquele fenômeno que altera a composição química de um determinado composto, ou seja, ocorre reação química. Ex:

19 Substância Pura É a espécie de matéria constituída por átomos ou moléculas quimicamente iguais. É qualquer material que apresenta ponto de fusão e ponto de ebulição constantes a uma dada pressão, e densidade característica em determinada temperatura e pressão. As substâncias puras podem ser: Simples  formadas por átomos do mesmo elemento. Exemplos:

20 Substância Pura Composta  formada por átomos de dois ou mais elementos. As substâncias puras compostas, podem ser desdobradas, por processos químicos, em duas ou mais substâncias diferentes. Reação : 2H2O  2H2 + O2 Exemplos:

21 Alotropia É quando o mesmo elemento químico pode formar mais de uma substância pura simples, e as substâncias formadas recebem o nome de estados alotrópicos. Exemplos :

22 Alotropia

23 Diagrama de uma mudança de Estado Físico (Substância Pura)

24 Diagrama de Mudança de Estado Físico ( Substância Pura)
Gráfico de Resfriamento

25 Misturas  É a associação de duas ou mais substâncias diferentes, cujas moléculas permanecem inalteradas, isto é, não há reação química entre elas. São materiais em que a fusão e a ebulição ocorrem em determinada faixa de temperatura e apresentam densidade diferente em função de sua composição, pois são constituídas por mais de uma substância.

26 Misturas Exemplos : Ligas metálicas
 Mistura de sólidos, obtidos por resfriamento dos metais no estado líquido. São soluções e misturas homogêneas. Cu e Zn Cu e Sn Cu, Ag e Au

27 Mistura Homogênea É toda mistura que apresenta uma única fase. As misturas homogêneas são chamadas de soluções. Toda mistura de gases é uma mistura homogênea. Exemplos:

28 Mistura Heterogênea É toda mistura que apresenta pelo menos duas fases. Exemplos: Água + óleo Água + Areia Sal + Areia Granito Comum: Quartzo ( branco) Feldspato ( cinza) Mica ( preto )

29 Diagrama de uma Mistura
Exemplo: Água + Sal

30 Mistura Eutética Exemplo : Pb + Sn

31 Exemplo : Água pura + Álcool etílico
Mistura Azeotrópica Exemplo : Água pura + Álcool etílico


Carregar ppt "O Estudo da Matéria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google