A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conscientização das crianças na reciclagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conscientização das crianças na reciclagem"— Transcrição da apresentação:

1 Conscientização das crianças na reciclagem
Alessandra de Lima Leide Nascimento de Matos Letícia de Oliveira Silva Ramos Maria Inês Mourão Paixão Raquel Rodrigues Silvério Vilela Stefane Adriene Morais Faria

2 Introdução A educação ambiental é uma questão bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente (NARCIZO, p. 2 apud UNESCO, p.44). Esse projeto tem como objetivo demonstrar às crianças a diferença entre o lixo reciclável e o não reciclável, com isto pode ser construído uma mente consciente sobre a necessidade de se reciclar e cuidar do nosso planeta.

3 Referencial Teórico Após muitos anos de debates, a educação tradicional absorveu a questão ambiental e trouxe para a grade curricular atual, a adoção de novas práticas didáticas, utilizando novas ferramentas pedagógicas para sensibilizar o estudante e preparando-o para a construção de uma sociedade melhor e adaptada aos preceitos da sustentabilidade, significando uma maior atenção aos currículos escolares. As características dos resíduos sólidos domiciliares podem variar em função de aspectos sociais, econômicos, culturais, geográficos e climáticos, ou seja, os mesmos fatores que também diferenciam as comunidades entre si e as próprias cidades (SCHALCH et al. 2001).

4 Objetivos O Objetivo deste projeto consiste em conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo. Criar nas crianças uma percepção de que sua família e amigos também produzem lixo. Mostrar às crianças que os resíduos gerados em suas casas são passíveis de reciclagem e mostrar as crianças que esse lixo pode ser transformado em brinquedos e jogos.

5 Metodologia O projeto foi realizado no Instituto de Educação Pingo de Ouro, localizada na cidade de Piumhi – MG, com alunos do segundo período da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental, com idades entre 4 a 6 anos. Inicialmente foi discutido com as crianças o que é o resíduo, levando ao conhecimento destas crianças que elas são geradoras de resíduos e convidamos todas para visualizar os cestos de lixos. Após a visualização foi pedido que elas anotassem todas as duvidas com ajuda de um adulto e também anotassem quais os tipos de lixos elas produzem em casa. Depois da entrega das anotações, nós trabalhamos temas como, reciclagem e coleta seletiva.

6 Para melhor compreensão das crianças, sobre a coleta seletiva, foi desenvolvido um jogo que intitulamos “LIMPANDO A SUA ESCOLA”, cujo objetivo é ensinar as crianças a como separar do lixo reciclável do lixo não reciclável. A meta deste jogo é que a criança pegue os papeis que estão sobre a sua mesa, com as descrições (plástico, papel, metal, vidro, resto de alimento, papel higiênico) e levar até os coletores de lixo, cada um em seu devido lugar. Os coletores utilizados foram dois recipientes de 25 litros, um com a descrição reciclável e o outro com a descrição não reciclável. Depois foi feita uma enquete verbal, para ter uma noção de quanto as crianças tinham aprendido sobre a reciclagem.

7 Os resultados Os resultados colhidos no projeto nós mostra que os alunos sempre se mostraram muito interessados e também interagiram mostrando todas as suas dúvidas e relatando cada acontecimento vistos por eles durante toda a aula. Durante a enquete verbal, os alunos informaram que não acreditavam que eles, suas famílias e amigos são geradores de lixo, que isso os preocupava muito. Com os dados obtidos no relatório que trouxeram de casa, montamos um cartaz com os nomes dos materiais que mais apareceram, e na frente de cada um colocamos se eram ou não recicláveis.

8 Um cartaz foi montado com a ajuda de todos os alunos
Um cartaz foi montado com a ajuda de todos os alunos. Durante a aplicação do jogo ocorreu um grande envolvimento de todos os alunos e verificamos que a maioria das crianças acertou grande parte das papeis nos cestos. O que demonstra que entenderam as diferenças de reciclável e não reciclável. E com os materiais que as crianças trouxeram de casa confeccionamos dominó com caixinhas de leite, vai e vem com garrafa pet, cortinas também com garrafa pet e uma casinha para as crianças brincarem feita totalmente de caixinhas de leite

9 Considerações finais Podemos concluir, com este projeto, que a educação ambiental com foco direcionado para reciclagem é eficaz e de fácil aplicação com crianças, que ensinar artesanato para elas é uma forma de incentivar tanto a reciclagem quanto a inclusão da família nas atividades escolares e de recreação destas crianças, visando a prática diária de reutilização dos resíduos sólidos em suas casas. Nota-se também que as práticas ecológicas na qual nos referimos, não se tratam de invenções, mas sim de fatos que acontecem no cotidiano de cada uma delas.

10 “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget


Carregar ppt "Conscientização das crianças na reciclagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google