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UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed,1997. Profª Lina Sue.

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1 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed,1997. Profª Lina Sue Matsumoto

2 2 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. Profª Lina Sue Matsumoto

3 Uma conceituação cognitiva fornece a estrutura para o entendimento de um paciente pelo terapeuta. Uma conceituação cognitiva fornece a estrutura para o entendimento de um paciente pelo terapeuta. O TC levanta hipóteses sobre como o paciente desenvolveu essa desordem psicológica particular. O TC levanta hipóteses sobre como o paciente desenvolveu essa desordem psicológica particular. O TC começa a construir uma conceituação cognitiva durante seu 1º contato com um paciente e continua a refinar sua conceituação até a última sessão. O TC começa a construir uma conceituação cognitiva durante seu 1º contato com um paciente e continua a refinar sua conceituação até a última sessão. 3 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Profª Lina Sue Matsumoto

4 A TC baseia-se no modelo cognitivo, que levanta hipóteses de que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos. A TC baseia-se no modelo cognitivo, que levanta hipóteses de que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos. Não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação (Beck, 1964) Não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação (Beck, 1964) 4 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA "Não são as coisas em si mesmas que perturbam os homens, mas os juízos que eles fazem sobre as coisas." Epiteto Profª Lina Sue Matsumoto

5 5 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Ei, isso faz sentido... Finalmente uma aula interessante! Ah! Isso é ridículo... Nunca vai funcionar... Essa aula tá muito chata! Que desperdício de dinheiro... Eu preciso mesmo aprender tudo isso? E se eu não conseguir? E seu ficar de DP? Isso é difícil demais... Eu sou tão burro! Nunca vou ser um bom terapeuta... Argh...que professora $%@#*... EntusiasmadoDecepcionado Aborrecido Triste Raivoso Ansioso Profª Lina Sue Matsumoto

6 Enquanto você está nesta aula, você pode perceber alguns níveis no seu pensamento. Enquanto você está nesta aula, você pode perceber alguns níveis no seu pensamento. Você pode estar tendo alguns pensamentos avaliativos rápidos... Não decorrentes de deliberação ou raciocínio... Você pode estar tendo alguns pensamentos avaliativos rápidos... Não decorrentes de deliberação ou raciocínio... Esses pensamentos são chamados de PA, pois eles parecem surgir automaticamente, de repente, e são, com frequência, bastante rápidos e breves. Esses pensamentos são chamados de PA, pois eles parecem surgir automaticamente, de repente, e são, com frequência, bastante rápidos e breves. 6 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Profª Lina Sue Matsumoto

7 Você pode aprender a identificar seus PA prestando atenção às suas mudanças de afeto. Você pode aprender a identificar seus PA prestando atenção às suas mudanças de afeto. Tendo identificado seu PA, você pode avaliar a validade dos seus pensamentos. Tendo identificado seu PA, você pode avaliar a validade dos seus pensamentos. Em termos cognitivos, quando pensamentos disfuncionais são sujeitos à reflexão racional, nossas emoções, em geral, mudam. Em termos cognitivos, quando pensamentos disfuncionais são sujeitos à reflexão racional, nossas emoções, em geral, mudam. Porém, de onde surgem os PA? Porém, de onde surgem os PA? 7 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Profª Lina Sue Matsumoto

8 Desde a infância, as pessoas desenvolvem determinadas crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos. Desde a infância, as pessoas desenvolvem determinadas crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos. Suas crenças mais centrais (Crenças Centrais-CC) são entendimentos que são tão fundamentais e profundos, que as pessoas frequentemente não os articulam, sequer para si mesmas. Suas crenças mais centrais (Crenças Centrais-CC) são entendimentos que são tão fundamentais e profundos, que as pessoas frequentemente não os articulam, sequer para si mesmas. São idéias consideradas (pela pessoa) como verdades absolutas, exatamente o modo como as coisas “são”. São idéias consideradas (pela pessoa) como verdades absolutas, exatamente o modo como as coisas “são”. 8 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Profª Lina Sue Matsumoto

9 Viés confirmatório = desconsiderada/desconta evidências contrárias à sua CC Viés confirmatório = desconsiderada/desconta evidências contrárias à sua CC Manutenção da CC, mesmo que seja imprecisa, inverdade, disfuncional. Manutenção da CC, mesmo que seja imprecisa, inverdade, disfuncional. As CC são o nível mais fundamental de crença; elas são globais, rígidas e supergeneralizadas. As CC são o nível mais fundamental de crença; elas são globais, rígidas e supergeneralizadas. 9 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Isso é difícil demais... Eu sou tão burro! Nunca vou ser um bom terapeuta... CC = “Eu sou incompetente” CC = “Eu sou incompetente” CC ativada = interpretação da situação = autocrítica = negativada. CC ativada = interpretação da situação = autocrítica = negativada. Profª Lina Sue Matsumoto

10 As CC influenciam o desenvolvimento de uma classe intermediária de crenças: atitudes, regras e suposições. As CC influenciam o desenvolvimento de uma classe intermediária de crenças: atitudes, regras e suposições. As crenças intermediárias (CI) influenciam como a pessoa pensa, sente e se comporta. As crenças intermediárias (CI) influenciam como a pessoa pensa, sente e se comporta. 10 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Isso é difícil demais... Eu sou tão burro! Nunca vou ser um bom terapeuta... CC = “Eu sou incompetente” Atitude = “É horrível ser incompetente” Regra = “Eu devo estudar muito, o tempo todo” Suposição = “Se eu estudar o mais que puder, posso ser capaz de ser tão bom como os meus colegas” Profª Lina Sue Matsumoto

11 11 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Crença Central “Eu sou incompetente” Crença Intermediária “Se eu não entendo algo, então eu sou burro” Pensamentos Automáticos “Isso é difícil demais... Eu jamais vou aprender...” SituaçãoReações AULA Comportamental Corporal Emocional TRISTEZA DESCONFORTO SAI DA SALA Profª Lina Sue Matsumoto

12 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA Profª Lina Sue Matsumoto


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