Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
IV Jornadas Internacionais
EMPREENDEDORISMO, ENSINO E VOLUNTARIADO IPV – ESTGL, 4 E 5 MAIO 2011
2
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE CARREIRAS
ANA BRANCA SOEIRO DE CARVALHO
3
“É sempre mais fácil falar sobre a mudança do que promovê-la
“É sempre mais fácil falar sobre a mudança do que promovê-la. É mais fácil consultar do que administrar.” Alvin TOFFLER Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
4
Palavras chave: gestão de carreiras, empreendedorismo, conhecimento,
competitividade, marketing pessoal, visão sistémica, ensino/formação. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
5
Relevância do tema Alteração do paradigma empresarial em termos de:
conhecimento, criatividade, inovação, contratação, e trabalho em equipa. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
6
Função Quer a nível do Empreendedorismo, quer da Gestão de Carreiras:
pretende-se sensibilizar as pessoas para a atitude proactiva que deverão assumir face à uma nova realidade sistémica. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
7
Modelo competitivo actual: - a tomada de consciência;
- da importância crítica da gestão de recursos humanos no sucesso da implementação e prossecução de qualquer projecto. (a nível: da motivação, da liderança e da comunicação organizacional) Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
8
Década de 80 O mundo do trabalho e da gestão foi fortemente abalado, por alterações no ambiente externo (devido não só a fenómenos de globalização da economia mas também por interferência dos mercados, onde privatizações, fusões e aquisições foram soluções para responder às pressões ao nível da competitividade das empresas, e onde Portugal não foi excepção) (Cunha, 2000). Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
9
Na década de 1990 - as organizações tiveram que, forçosamente, efectuar reestruturações e mudanças constantes, (quer pelo efeito da recessão, quer pelos esforços para dela sair) - alterando a sua dimensão e estratégia, (o que lhes permitiram tornarem-se mais pequenas, mais flexíveis, com menos pessoas a fazerem o mesmo ou mais trabalho que anteriormente) Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
10
Passou-se a dar maior importância a um conjunto de competências, pessoais e interpessoais, que conduzissem a um aumento da eficácia profissional e pessoal. O seu desenvolvimento passou a ser essencial, pois, pela sua transversalidade, eram e são aplicáveis em qualquer emprego (organização), aumentando a empregabilidade e constituindo uma vantagem competitiva. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
11
A consciencialização das organizações quanto às necessidades de educação e gestão de carreiras dos seus colaboradores é, nos tempos que correm, crescente, levando as organizações a apresentarem uma vantagem competitiva no mercado em que actuam. (London, 2002). Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
12
Antes e Depois Durante muitos anos, a gestão de carreiras foi uma responsabilidade das empresas e das organizações para com os seus colaboradores, havia a ideia que depois de entrar numa organização nunca mais se mudava de emprego. Hoje o paradigma mudou, já não existe o “mesmo” emprego para toda a vida, mas devem ser avaliadas e ponderadas as mudanças efectuadas. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
13
(Stickland, 1996; Sullivan, 1999).
A carreira, como um todo, só começou a receber maior atenção em pleno século XX, nos anos 70, altura em que começaram a surgir estudos mais sistemáticos. (Boerlijst 1984). A noção da "nova carreira" difere da tradicional, sobretudo pelo facto da responsabilidade da sua gestão ter mudado o foco do empregador para o empregado. (Stickland, 1996; Sullivan, 1999). O indivíduo assume, cada vez mais, um papel importantíssimo de responsabilidade na gestão da sua própria carreira . (Arnold, 1997). Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
14
A forma como se vão desenvolver competências, no domínio interpessoal, construir soluções ganhar-ganhar tornará as empresas mais competitivas num mundo globalizado, associando aos comportamentos individuais de empatia a escuta activa. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
15
Reconhece-se, na gestão da carreira, uma arma poderosa para o sucesso profissional e pessoal, em conjunto com as características pessoais e qualidade da formação escolar e profissional adquiridas. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
16
Inovação Um conceito que começa a ter um novo significado, não se prendendo apenas com a organização mas também com o indivíduo que com ela se relaciona – o marketing pessoal. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
17
O Marketing pessoal surge como uma nova obrigatoriedade - temos que tomar decisões e são essas que nos levam a experimentar o sentimento de perda e a gerir tensões associadas ao risco da nossa escolha. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
18
Ser flexível e adaptar-se à mudança;
Informações relevantes e úteis para quem está a trabalhar e pretende gerir de forma eficaz a sua carreira: Ser esforçado, persistente e contribuir para os resultados da organização; Ser flexível e adaptar-se à mudança; Adquirir experiência em diferentes áreas, de forma a ter uma visão cada vez mais abrangente. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
19
O Marketing, dentro da Gestão de Carreiras, passou a ter como nova base as actividades sistémicas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos . (RICHERS, 1986) Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
20
Cada vez mais as organizações procuram indivíduos que lhes tragam uma vantagem competitiva e as pessoas, geralmente, escolhem as organizações que vão de encontro às suas necessidades e motivações de carreira. Esta simbiose entre o indivíduo e a organização, potencia um jogo de interesses entre os mesmos, levando a uma combinação de múltiplas técnicas de avaliação, associadas a uma ponderação dos critérios de avaliação por referência aos critérios de sucesso dentro de uma qualquer organização. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
21
Não pode ser ignorado o papel actual assumido pelas redes sociais, nem desperdiçada a riqueza resultante da interacção com outros seres humanos, num mundo globalizado onde a interculturalidade está cada vez mais presente e constante. Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
22
Conclusão Confúcio ( 551a.C.- 479 a.C.) dizia:
…“ eu ouço e eu esqueço, eu vejo e eu lembro, eu faço e eu aprendo”... Ana Branca Soeiro de Carvalho 2011
23
Muito Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.