A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A dificuldade de aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, uma intervenção psicopedagógica. Luciana Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A dificuldade de aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, uma intervenção psicopedagógica. Luciana Paula."— Transcrição da apresentação:

1 A dificuldade de aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, uma intervenção psicopedagógica. Luciana Paula da Silva MARÇO 2018

2 OBJETIVOS Geral: - Programar medidas que estimulem o aluno a participar das atividades escolares, com o intuito de que o mesmo alcance o saber dentro das suas limitações. Específicos: - Elaborar práticas que despertem no aluno a manifestar suas habilidades ou interesses no referente às informações dispostas e assim desenvolver oportunidades de aprendizagens; - Sugerir atividades atrativas que favoreçam a permanência do aluno no ambiente e o acesso à aprendizagem. - Preparar ocasiões de aprendizagens que favorecerão a relação do aluno com os professores da instituição e colegas;

3 JUSTIFICATIVA A escolha do tema se fundamenta ao analisar como a dificuldade de aprendizagem impossibilita a condição cognitiva e fraterna do aluno.

4 REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Intervenção 1 Objetivo: - Elaborar práticas que despertam no aluno a vontade de manifestar suas habilidades ou interesses no referente às informações dispostas e assim desenvolver oportunidades de aprendizagens. - Incentivar o aluno a escrever uma palavra, tema ou nome de objeto que goste e a partir disso, desenvolver uma conversa para que o aluno mostre seu conhecimento. Recursos - Papel e caneta ou lápis. Desenvolvimento - Em um papel “A” escreveu a palavra futebol. O aluno apresentou um vasto conhecimento sobre o tema, abordou sobre seus jogadores preferidos, em qual times eles jogam e explicou também a estrutura de uma partida de futebol. É notável sua empolgação e atenção ao falar sobre o assunto.

5 REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Intervenção 2 Objetivo: - Sugerir atividades atrativas que favoreçam a permanência do aluno no ambiente e o acesso à aprendizagem. - Ditado através da observação de imagens. Neste contexto o aluno interpreta uma imagem e escreve a palavra correspondente no quadro. Recursos utilizados - Quadro branco, pincel para quadro branco e apagador. Desenvolvimento - No ditado através da observação de imagens, houve o momento em que se percebeu a troca de letras que possuem o mesmo som e palavras que possuem dígrafo. Ao mostrar a imagem de um girassol, “A” escreveu no quadro girasol, na imagem de uma tigela, “A” escreveu no quadro tijela.

6 REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Intervenção 3 Objetivo: - Preparar ocasiões de aprendizagens (leitura) que favorecerão a relação do aluno com o (s) professor (es) e colegas; - Um texto é escolhido no material didático disponível, no decorrer da leitura outros alunos participam da atividade cada um lendo trechos do texto. Recursos utilizados - Livro didático. Desenvolvimento - Foi feita a escolha de um texto não muito extenso, para que não ficasse muito cansativo para “A”. A leitura foi iniciada por um colega, e a cada parágrafo um outro colega dava seqüência, enquanto isso “A” se mostrava um pouco atento e até paciente, não interrompeu nenhum colega, acompanhou a atividade com bom comportamento e na sua vez realizou a leitura com boa dicção e calma.

7 APROXIMAÇÕES DIAGNÓSTICAS O diagnóstico psicopedagógico tem como propósito a investigação, a intervenção e a avaliação contínua do acompanhamento que estará sendo realizado com o aluno em dificuldade de aprendizagem. Deve ser um trabalho conjunto onde haja não só a participação do aluno como também a da escola e da família nesse processo. O diagnóstico não é um estudo das evidencias que ocorrem no dia-a-dia escolar, é uma investigação aprofundada, na qual são reconhecidas as causas que afetam o desenvolvimento do aluno, desta forma, recomendando atividades adequadas para as dificuldades, considerando as características de cada aluno.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante a realização do estágio percebeu-se que numa sala com diversas faixas etárias há uma variedade de atitudes e formas de aprender, levando a educadora a buscar meios de estimular a aprendizagem de cada aluno, demonstrando equilíbrio e afetividade para elogiar ou advertir o aluno. Alunos com dificuldades de aprendizagem necessitam de um acompanhamento psicopedagógico, no qual o profissional compõe práticas, métodos e materiais que facilitem a integração do aluno e contribui para uma formação significativa. Tendo em vista os aspectos observados conclui-se que o aluno “A” portador de TDAH apesar de apresentar dificuldades na rotina escolar, se houver um acompanhamento psicopedagógico contínuo, facilitará ainda mais o seu desenvolvimento.

9 REFERÊNCIAS AMORIM, Cacilda. TDAH Tipo Desatento Sintomas e manifestações. Disponível em:. Acesso em 06 jan. 2018. AMORIM, Cacilda. TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo Sintomas e manifestações. Disponível em:. Acesso em 08 jan.2018. AMORIM, Cacilda. TDAH Tipo Combinado Sintomas e manifestações. Disponível em:. Acesso em 07 jan. 2018. BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião. Hiperatividade: conhecendo sua realidade. 1ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. Chumbo pode ser o responsável pelo TDAH. Disponível em: Acesso em 19 fev.2018. CIASCA, Sylvia Maria. (Org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. MATOS, Paulo. No mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre o Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, Adolescentes e Adultos. 4ª Ed. SP: Lemos, 2004. O Papel do psicopedagogo na instituição escolar. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/o-papel-do-psicopedagogo-na- instituicao-escolar>. Acesso em 01 fev.2018.

10 Principais causas do TDAH – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Disponível em:. Acesso em 11 jan.2018. SENA, Simone da Silva. Distraído e a 1000 por hora: guia para familiares, educadores e portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade/. Simone da Silva Sena, Orestes Diniz Neto. – Porto Alegre: Artmed, 2007. Sintomas do TDAH. Disponível em:. Acesso em 09 jan. 2018. Sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) causados pela exposição ao chumbo, afirma novo estudo. Disponível em:. Acesso em 19 fev.2018. TDAH: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em:. Acesso em 10 jan. 2018. VARELLA, Drauzio. Tdah – transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Disponível em:. Acesso em 05 jan. 2018. REFERÊNCIAS


Carregar ppt "A dificuldade de aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, uma intervenção psicopedagógica. Luciana Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google