Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicolas Camilo Farias Alterado mais de 5 anos atrás
1
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
Aula 04 – ISO 9001 WILLIAM C. DE SOUZA CARVALHO
2
Agenda Série ISO 9000 Processo de Certificação Estrutura da ISO 9001
Sistema de Gestão de Qualidade Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Realização do Produto Medição, Análise e Melhoria Alguns dados...
3
Série ISO 9000 Série de 4 normas internacionais para “Gestão da Qualidade” e “Garantia da Qualidade”. Não é destinada a um “produto” nem alguma indústria específica e tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade. Norma Conteúdo ISO 9000:2000 Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e vocabulário ISO 9001:2000 Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos ISO 9004:2000 Sistema de Gestão da Qualidade – Guia para Melhoria de Desempenho ISO/CD 19011 Guias para Auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental
4
Certificação ISO 9001 O que significa obter a certificação ISO 9001?
Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.
5
Certificação ISO 9001 Requisitos para conceder o certificado de qualidade Diga o que faz Defina a estrutura do sistema de gestão da qualidade, a política da qualidade apropriada aos objetivos da organização e os procedimentos para assegurar a qualidade e a satisfação do cliente. Faça o que diz Trabalhe de acordo com a sua política e objetivos da qualidade estabelecidos. Mostre o que faz Mantenha registros eficientes. Verifique como está o sistema Realize auditorias internas da qualidade e corrija o necessário.
6
Benefícios da implantação
Para a organização: Maior participação no mercado. Maior satisfação dos clientes. Redução de custos. Maior produtividade. Maior competitividade. Maior lucro. Para os clientes: Maior confiança nos produtos da organização. Satisfação em relação aos produtos adquiridos. Melhor atendimento. MINI CURSO.pdf
7
Riscos da implantação Excesso de burocracia Falta de conhecimento
Documentação e Controles Falta de conhecimento Capacitação e Treinamentos Inadequados Desperdício (tempo, recursos, dinheiro) Atividades que não agregam valor Desmotivação Não envolvimento de todos no processo de implantação MINI CURSO.pdf
9
Estrutura da ISO 9001 Elementos Chave Satisfação do Cliente
Atendimento, Produto, Serviço, Projeto, Produção e Entrega. Abordagem de processo Controle contínuo sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação. Indicadores de desempenho Análise das informações para saber se as metas e objetivos da qualidade estão sendo atingidos. Melhoria Contínua Pode ser aplicado o método PDCA.
10
Sistema de Gestão de Qualidade
Requisitos gerais Identificar os processos para o SGQ; Processos para Desenvolvimento, operação ou manutenção de Software Determinar a seqüência e interação desses processos; Modelos de ciclo de vida para desenvolvimento Planejamento da qualidade e do desenvolvimento Determinar critérios e métodos; Assegurar a disponibilidade de recursos e informação; Monitorar, medir e analisar esses processos; Implementar ações necessárias para atingir os resultados e a melhoria contínua;
11
Responsabilidade da Direção
Comprometimento da Direção Comunicação da importância do atendimento aos requisitos do cliente Estabelecimento da Política de Qualidade Objetivos da qualidade Análise crítica Disponibilidade de recursos Foco no cliente Os requisitos dos clientes são determinados e atendidos Aumentar a satisfação do cliente
12
Responsabilidade da Direção
Política da qualidade Apropriada ao propósito da organização Comprometimento em atender requisitos e melhoria contínua. Comunicada e entendida por toda a organização Analisada para a manutenção de sua adequação Planejamento Objetivos da Qualidade Estabelecidos nas funções e níveis pertinentes Mensuráveis e consistentes com a política da Qualidade
13
Responsabilidade da Direção
Análise Crítica pela Direção Generalidades: Analisar o SGQ para assegurar adequação e eficácia; Manter registros das análises. Entradas para Análise Crítica Resultados de auditorias; Realimentação do cliente; Desempenho de processo e conformidade de produto; Situação das ações preventivas; Recomendações para melhoria. Saídas da Análise Crítica Melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos; Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente; Necessidade de recursos
14
Realização do Produto Planejamento da realização
Determinar objetivos da qualidade e requisitos para o produto Estabelecimento de processos, documentação e recursos específicos Verificação, validação, monitoramento e inspeção (critérios de aceitabilidade) Manutenção de Registros evidenciando que o processo de realização e o produto atendem aos requisitos
15
Realização do Produto Processos relacionados a clientes
Determinação dos requisitos relacionados ao produto Requisitos especificados pelo cliente Requisitos não especificados, mas necessários para o uso especificado Requisitos estatutários e regulamentares Qualquer requisito adicional determinado pela organização Análise crítica dos requisitos Assegurar que os requisitos estão definidos Diferenças entre Contrato ou pedidos foram resolvidos Assegurar que a organização é capaz de atender os requisitos
16
Realização do Produto Produção e Fornecimento de Serviço
Planejar e realizar a produção e fornecimento de serviço sob condições: Disponibilidade de informações sobre o produto Disponibilidade de Instruções de Trabalho Uso de equipamentos adequados Disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medição Implementação de medição e monitoramento Implementação de processos de liberação, entrega e pós entrega
17
Realização do Produto Produção e Fornecimento de Serviço Validação
Validar processos onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente. Identificação e Rastreabilidade Identificar o produto ao longo da sua realização Identificar a situação de inspeção Rastreabilidade - controlar e registrar a identificação única do produto. Propriedade do Cliente Preservação de Produto
18
Medição, Análise e Melhoria
Generalidades Implementar processos de medição, análise e melhoria para: Demonstrar a conformidade do produto Assegurar a conformidade do SGQ Melhorar continuamente a eficácia do SGQ Medição e Monitoramento Satisfação do Cliente Monitorar informações da percepção do cliente, sobre os requisitos atendidos Determinação de métodos para obtenção e uso destas informações. Auditoria Interna Medição e Monitoramento de Processo Medição e Monitoramento de Produto
19
Medição, Análise e Melhoria
Análise de Dados Organização deve coletar e analisar dados para melhoria do sistema sobre: Satisfação dos clientes Conformidade com os requisitos dos produtos Características do processo, produto e suas tendências Fornecedores
20
Medição, Análise e Melhoria
Melhorias Melhoria Contínua Estabelecer um processo de melhoria Ação Corretiva Implementação de ações corretivas Eliminação das causas da não conformidade Evitar a repetição Ação Preventiva Avaliação de não conformidades potenciais e suas causas Prevenir sua ocorrência
21
Implantação e Auditorias do SGQ
Tipos de Auditorias Em relação à avaliação realizada Auditoria da Qualidade do Produto Auditoria da Qualidade do Processo Auditoria da Qualidade do Serviço Auditoria do Sistema da Qualidade Em Relação à Origem Interna: Auditoria de Primeira Parte Externa: Auditoria de Segunda Parte Externa: Auditoria de Terceira Parte
22
Motivos que levam à certificação
MINI CURSO.pdf
23
Dificuldades para obter certificação
MINI CURSO.pdf
24
Desempenho e competitividade
MINI CURSO.pdf
25
Vantagens com a certificação
MINI CURSO.pdf
26
Aspectos para escolha do organismo de certificação
MINI CURSO.pdf
27
Meio de implantação do SCQ
MINI CURSO.pdf
28
Pretensão em renovar a certificação
MINI CURSO.pdf
29
Exportação após a certificação
MINI CURSO.pdf
30
“todos modelos são errados
Conclusão “todos modelos são errados alguns são úteis”
31
Obrigado!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.