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RESUMO E RESENHA Prof. Me. Cálidon Costa 17/09/2018 18:50.

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Apresentação em tema: "RESUMO E RESENHA Prof. Me. Cálidon Costa 17/09/2018 18:50."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO E RESENHA Prof. Me. Cálidon Costa 17/09/ :50

2 RESUMO O resumo do texto é, na realidade, uma síntese das idéias e não das palavras do texto. Não se trata de uma “miniaturização” do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel ás idéias do autor sintetizado. (SEVERINO, 2007). Um resumo é a apresentação breve das idéias principais de um texto mais extenso, mas tendo todas as idéias fundamentais. Para tal devem eliminar-se aspectos secundários. 17/09/ :50

3 RESUMO Pode-se falar do resumo como síntese de um texto, qualquer que seja sua natureza, e de resumo técnico como modo de apresentação de um trabalho, com configuração específica. 17/09/ :50

4 CARACTERÍSTICA DE UM BOM RESUMO
Brevidade – só contém as idéias principais. Os pensamentos não são incluídos. Rigor e Clareza – exprime as idéias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, e que respeite o pensamento do autor. Linguagem Pessoal – não se copia frases do texto; exprime-se as idéias principais por palavras nossas. 17/09/ :50

5 COMO RESUMIR UM TEXTO Ler todo o texto pra descobrir do que se trata.
Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéias diferente. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo. COMO RESUMIR UM TEXTO 17/09/ :50

6 6 – Em um resumo não se deve comentar as idéias do autor
6 – Em um resumo não se deve comentar as idéias do autor. Deve registra apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como “segundo autor”, “o autor afirmou que”. 7 – O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo do assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento (20%) da extensão do texto original. 8 – Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas, ou personagens secundários. Somente os personagens, os ambientes e as ações mais importantes devem ser registradas. 9 – Não se devem repetir as frases do autor, pois dá a entender que não percebeste o texto. Se quiseres utilizar alguma expressão do autor, deve colocá-lo entre aspas. COMO RESUMIR UM TEXTO 17/09/ :50

7 RESENHA Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite   comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero, por isso normalmente a resenha é uma tarefa para especialistas no assunto, como professores de determinada área. 17/09/ :50

8 Resenha, ou recensão, é, segundo o Aurélio (2010), uma “apreciação a rever de um livro ou de um escrito”. A definição do dicionário pode ser dividida em três partes, que devem servir de orientação para que você possa entender o que é uma resenha. A primeira parte está representada pela palavra “apreciação”; A segunda parte é a que concerne ao adjetivo “breve”; A terceira e última parte diz respeito ao sintagma “de um livro ou de um escrito”. RESENHA 17/09/ :50

9 Finalidade A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra. 17/09/ :50

10 O que deve ser feito? O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados. 17/09/ :50

11 O que NÃO PODE ser feito? Mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor. O resenhista não deve "tentar dizer que poderia ter produzido obra melhor; não deve procurar ressaltar suas próprias qualidades às custas de quem escreveu o livro comentado; e não há lugar, numa resenha científica, para perguntas retóricas ou para sarcasmo" (BARRASS, 1979, p. 139). 17/09/ :50

12 17/09/2018 Requisitos Básicos a) conhecimento completo da obra; b) competência na matéria; c) capacidade de juízo de valor; d) independência de juízo; e) correção e urbanidade; f) fidelidade ao pensamento do autor. 17/09/ :50

13 Questões a serem respondidas por uma resenha:
17/09/2018 Questões a serem respondidas por uma resenha: a) assunto, características, abordagens; b) conhecimentos anteriores, direcionamento; c) acessível, interessante, agradável; d) útil, comparável; e) disposição correta, ilustrações adequadas. 17/09/ :50

14 17/09/2018 ESTRUTURA DA RESENHA A resenha deve ser escrita em terceira pessoa, implicando em certa neutralidade, o que é limitado, porque na seleção e organização do texto já ocorre intenção de quem escreve. 17/09/ :50

15 Elementos de Identificação
1. Referência Bibliográfica Autor(es) Título (subtítulo) Imprensa (local da edição, editora data) Número de páginas Ilustração (tabelas, gráficos, fotos etc.) 17/09/ :50

16 Elementos de Identificação
2. Credenciais do Autor Informações gerais sobre o autor Autoridade no campo científico Quem fez o estudo? Quando? Por quê? Onde? 17/09/ :50

17 Elementos de Identificação
3. Conhecimento Resumo detalhado das idéias principais De que trata a obra? O que diz? Possui alguma característica especial? Como foi abordado o assunto? Exige conhecimentos prévios para entendê-lo? 17/09/ :50

18 Elementos de Identificação
3. Conhecimento Resumo detalhado das idéias principais De que trata a obra? O que diz? Possui alguma característica especial? Como foi abordado o assunto? Exige conhecimentos prévios para entendê-lo? 17/09/ :50

19 Elementos de Identificação
4. Conclusão do Autor O autor faz conclusões? (ou não?) Onde foram colocadas? (final do livro ou dos capítulos?) Quais foram? 17/09/ :50

20 Elementos de Identificação
5. Quadro de Referências do Autor Modelo teórico Que teoria serviu de embasamento? Qual o método utilizado? 17/09/ :50

21 Elementos de Identificação
6. Apreciação a) Julgamento da obra: Como se situa o autor em relação: - às escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais? - às circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas etc.? b) Mérito da obra: Qual a contribuição dada? Idéias verdadeiras, originais, criativas? Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente? 17/09/ :50

22 Elementos de Identificação
c) Estilo: Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente? Linguagem correta? Ou o contrário? d) Forma: Lógica, sistematizada? Há originalidade e equilíbrio na disposição das partes? e) Indicação da Obra: A quem é dirigida: grande público, especialistas, estudantes 17/09/ :50

23 Modelo de Resenha I - OBRA a) autoria (autor ou autores) b) título (incluindo o subtítulo, se houver) c) comunidade onde foi publicada d) fuma publicadora e) ano de publicação f) edição (a partir da segunda) g) número de páginas ou de volumes h) ilustrações (tabelas, gráficos, desenhos etc.) i) formato (em cm) j) preço 17/09/ :50

24 Modelo de Resenha II - CREDENCIAIS DA AUTORIA a) nacionalidade b) formação universitária ou especializada c) títulos d) cargos exercidos e) outras obras 17/09/ :50

25 Modelo de Resenha III - CONCLUSÕES DA AUTORIA a) quer separadas no final da obra, quer apresentadas no final dos capítulos, devem ser sintetizadas as principais conclusões a que o autor da obra resenhada chegou em seu trabalho. b) caso não se apresentem separadas do corpo da obra, o resenhista, analisando o trabalho, deve indicar os principais resultados obtidos pelo autor. 17/09/ :50

26 Modelo de Resenha V - METODOLOGIA DA AUTORIA a) método de abordagem (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético) b) método de procedimento (histórico, comparativo, monográfico, estatístico, tipológico, funcionalista, estruturalista, etnográfico etc.) c) modalidade empregada (geral, específica, intensiva, extensiva, técnica, não técnica, descritiva, analítica etc.) d) técnicas utilizadas (observação, entrevista, formulários, questionários, escalas de atitudes e de opinião etc.) 17/09/ :50

27 Modelo de Resenha VI - QUADRO DE REFERÊNCIA DA AUTORIA a) corrente de pensamento em que se filia (evolucionismo, materialismo histórico, historicismo, funcionalismo etc.) b) modelo teórico (teoria da ação social; teoria sistêmica, teoria da dinâmica cultural etc.) 17/09/ :50

28 RESENHA CRÍTICA Conceito Resenha crítica é um descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. (LAKATOS e MARCONI, 2001). 17/09/ :50

29 RESENHA CRÍTICA Resenha indica trabalho de síntese, uma análise resumida de produções científicas ou não, podendo ser seguida de apreciação crítica. Existem dois tipos de resenha: A informativa (considerada também como resumo informativo) e A crítica (que contempla uma apreciação, um julgamento explícito). Para fazer uma resenha crítica, deve-se elaborar um julgamento sobre a obra. Para tanto, você pode fazer dois tipos de crítica: A crítica externa, que ressalta a importância da obra no seu contexto histórico, social, cultural e filosófico; A crítica interna, que se dedica ao exame do conteúdo da obra, julgando-o 17/09/ :50

30 RESENHA CRÍTICA Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa: Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado; 17/09/ :50

31 Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. RESENHA CRÍTICA 17/09/ :50

32 RESENHA CRÍTICA Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico (a) do Curso de Arquitetura do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP)”. Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista. 17/09/ :50

33 Resenha Temática Na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples: Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto; Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto; Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado; Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou; Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”. 17/09/ :50

34 Elementos de Identificação
Autor; Título; Local da Publicação; Editora; Data; Edição; Tamanho; Autoria; Resumo; Tipo de Livro; Bibliografia; Apreciação. 17/09/ :50

35 Critério de Resenha Bibliográfica Resenha bibliográfica nº___
Parte A Informática Resenhista: I – Obra 1 – Resenha: (último sobrenome com todas a letras maiúsculas, vírgula, nome completo. Ex: QUERENGUI, Giuseppe 2 – Autoria: Idem 3 – Título: e subtítulo 4 – Tradutor 5 – País e na em que foi publicada originalmente: 6 – Exemplar lido: Editora: Ano: Edição: 7 – Número de páginas 8 – Formato cm x cm 9 – Preço atual: R$ II – Credenciais da Autoria (biografia) lll – Conclusões da autoria 17/09/ :50

36 IV – Digesto (resumo completo) V – Metodologia da Autoria
Método empírico – indutivo ou Método categórico – dedutivo VI – Quadro de referência da autoria ( a quem ou a que o autor se refere? Teoria (s) e/ou eu embasa(m) a obra? VII - Quadro de referências do Resenhista (Formação escolar e trabalho atual. Por que escolheu este livro?) VIII – Análise/crítica detalhada do Resenhista 1 – análise e crítica detalhada das idéias do autor, do conteúdo do livro, das mensagens transmitidas. Cm quais idéias concordou e/ou discordou? Cite-as. Justifique sua opinião. Faça reflexões. 17/09/ :50

37 X – Indicações do Resenhista: XI – Apresentação da Resenha:
IX – Questões apenas para serem respondidas na hora da apresentação da resenha. X – Indicações do Resenhista: XI – Apresentação da Resenha: 1 Data e hora / / hora ___________ 2 – Disciplina: 3 – Curso: 4 – Professor ou Orientador: 5 – Local: 6 – Assinatura 17/09/ :50

38 RESUMO E RESENHA Prof. Me. Cálidon Costa 17/09/ :50


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