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Administração de Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informação
Aula 8 Helcimara Souza

2 Comércio Eletrônico (E-commerce)
De maneira bem simples, o comércio eletrônico trata do uso da internet, particularmente dos sistemas web para condução de negócios. Formalmente, diz respeito às transações realizadas digitalmente entre empresas e pessoas ou entre empresas.

3 E-business e e-commerce
E-commerce versus e-business e-commerce – o processo de comprar, vender, transferir ou trocar produtos, serviços ou informações, usando sistemas em rede, principalmente a internet. e-business – é uma definição mais ampla de e-commerce que envolve o atendimento aos clientes, colaboração com parceiros, oferecimento de serviços etc.

4 Configurações do E-Commerce
Classificadas em 3 dimensões: um produto pode ser físico ou digital, o processo pode ser físico ou digital, o agente de remessa pode ser físico ou digital. No comércio tradicional três são físicas. Organizações físicas  organizações de tijolo-cimento. E-commerce todas são digitais  organizações virtuais. Organizações clique-e-cimento  há dimensões físicas e digitais. São e-commerce parcial.

5 Exemplos de organizações
E-commerce parcial: organização clique-cimento: Submarino ( comprar um produto (um livro), o produto é físico, o processo é digital e o agente de remessa, os correios é físico. Um exemplo de organização virtual é o UOL Megastore ( pois o produto é digital (música), o processo de venda é digital e o agente de remessa (Internet) é digital.

6 Tipos de comércio eletrônico
B2C (Business-toconsumer) vendedores são as empresas e os compradores são pessoas; B2B (Business-tobusiness) vendedores e os compradores são empresas. c-commerce (Comércio Colaborativo) parceiros colaboram ao invés de comprar ou vender. Ao invés da empresa manter um estoque físico grande, pode mantê-lo virtualmente usando SI interligados com seus fornecedores. C2C (Consumer-toconsumer) vendedores e compradores são pessoas. Site de leilões como mercado livre ou ebay. G2C (Government-tocitizens) uma unidade governamental oferece seus serviços para cidadãos via tecnologias usadas no e-commerce. m-commerce (Comércio móvel) quando o e-commerce ocorre “sem fio” como por Wi-Fi, celular, podemos chamar de m-commerce.

7 Tipos de comércio eletrônico
enext.com.br/

8 Outros tipos de comércio eletrônico

9 As empresas e o e-commerce
O e-commerce relaciona-se com diversas áreas na empresa: Contabilidade; Mercados financeiros – títulos online; Marketing – mundo real e virtual; Movimentação de pessoas - RH; Movimentação Logística. A cadeia produtiva e o gerenciamento de manufatura e operações também são afetados pelas mudanças do e-commerce, principalmente pela personalização.

10 As “pessoas” e o e-commerce
O e-commerce muda a forma com que adquirimos produtos, conhecimentos, experiências: Baixo custo dos PCs; Facilidades de acesso a grande rede; Explosão das redes móveis e Wirelles; Dispositivos cada vez mais potentes; Cultura do mundo digital. A internet possibilitou várias evoluções tecnológicas, popularizando o comércio virtual. As empresas estão atentas a esta onda crescente de novos e possíveis clientes.

11 Alguns modelos de negócio de comércio eletrônico
Sistema de proposta eletrônico Faça seu próprio preço Encontre o melhor preço – sites de busca de $ Monte seu produto Marketing viral Compra em grupo (e-coops) Leilões online Mercados e câmbios eletrônicos Trocas online

12 Fatores de Sucesso no Comércio Eletrônico
Segundo O’BRIEN e MARAKAS (2007) Oferta e Valor: preços competitivos, garantias de satisfação e atendimento pós-venda; Serviço e Desempenho: boa navegação e ; Aspecto e Sensação: sensação de que está na loja real e condições de melhor visualizar os produtos; Anúncios e Incentivos: direcionamento de anúncios ao público-alvo específico; Atenção Pessoal: personalizar a visita do usuário; Comunidade de Relacionamento: indicar grupos que compraram os mesmos produtos; Segurança e Confiabilidade: garantir ambiente seguro.

13 Relação do E-commerce com o CRM
Contribui para que as empresas possam construir fortes vínculos com seus clientes e alcançarem vantagem competitiva através da personalização do atendimento e da oferta de produtos. É necessário interpretá-lo como uma combinação de pessoas, processos e sistemas e não apenas um software.

14 Vantagens para empresas
Inserção instantânea no mercado Facilidade na análise mercadológica Menores custos (equipe, logística, infraestrutura) Eliminação de intermediários Mais horas de operação Maior mercado

15 Vantagens para consumidores
Maior variedade de produtos Maior diversidade de fornecedores e preços Melhoria no acesso a informações específicas Maior facilidade para comparação Disponibilidade geográfica Disponibilidade temporal Ausência de deslocamento, estacionamento etc. Imagem Endereço:

16 Controle de acesso e segurança no e-commerce
Sites de E-commerce tratam as questões relacionadas com segurança. Não basta implementar login e senha para cada usuário! Importante garantir que as transações tenham sigilo. Mecanismos que garantam ao usuário e a empresa que a transação será efetuada. Imagem: cadeado e Https: Cadeado no teclado – endereço:

17 Meios de Pagamento no E-Commerce
Cartão de Crédito: Nesta modalidade, o usuário preenche (digita) alguns dados pessoais que são solicitados, geralmente através de uma conexão segura (https), direto ao sistema da operadora do respectivo cartão. A operadora, após análise, aprova ou não a transação. Uma vez aprovada, a compra está finalizada. O percentual estimado de compradores que optam por esses meios chega a 67%.

18 Meios de Pagamento no E-Commerce
Boleto Bancário: Impressão de boleto após a conclusão da compra. Pagamento via banco físico ou internet banking. Ainda é um meio de pagamento utilizado por muitos consumidores do e-commerce, por nem todos possuírem cartão de crédito ou débito. Ou por guardarem restrições (confiança e segurança) à utilização de cartões na Internet; O percentual estimado: gira em torno de 20%. Há custo para o lojista, por cada boleto gerado.

19 Meios de Pagamento no E-Commerce
TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): Mais usado atualmente. A TEF permite que um usuário efetue, por exemplo, pagamentos a um estabelecimento comercial, por meio da troca de mensagens eletrônicas, usando computadores PDV (Ponto de Venda) e cartões magnéticos, sem a necessidade do uso de papel moeda, cheque ou qualquer outro meio físico.

20 Segurança no Comércio Eletrônico
Aspectos de segurança, privacidade, autenticação e anonimato têm especial importância no e-commerce. Confidencialidade, confiabilidade e proteção das informações contra ameaças de segurança são um pré-requisito crítico para a sua funcionalidade.

21 Segurança no Comércio Eletrônico
Aspectos de segurança, privacidade, autenticação e anonimato têm especial importância no e-commerce. Confidencialidade, confiabilidade e proteção das informações contra ameaças de segurança são um pré-requisito crítico para a sua funcionalidade.

22 Métodos de Segurança no E-Commerce
Autenticidade, integridade e confidencialidade Criptografia; Protocolos de segurança – SSL; Firewall; Certificado ou assinatura Digital; Biometria.

23 Considerações sobre o E-Commerce
wedesign.net.br Faturamento anual do e-commerce no Brasil - Bilhões

24 Administração de Sistemas de Informação
Atividade 8 Helcimara Souza

25 1. Qual das modalidades de comércio eletrônico os usuários podem participar? 2. Você já “vendeu” algo pela internet?

26 2. Você já “vendeu” algo pela internet? - C2C  mercado livre, OLX
Qual das modalidades de comércio eletrônico os usuários podem participar? 2. Você já “vendeu” algo pela internet? - C2C  mercado livre, OLX B2C (Business-to consumer) vendedores são as empresas e os compradores são pessoas; C2C (Consumer-toconsumer) vendedores e compradores são pessoas. Site de leilões como mercado livre ou ebay. G2C (Government-tocitizens) uma unidade governamental oferece seus serviços para cidadãos via tecnologias usadas no e-commerce.


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