A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES

2 AULA DE REVISÃO AV 1

3 OBJETIVO: Resgatar os principais conteúdos trabalhados durante as aulas anteriores. Esclarecer dúvidas.

4 CONCEPÇÃO DE ARTE: Arte como produção social - reflete e refrata as condições sócio-históricas da humanidade como um todo. Arte como linguagem - forma de expressão e comunicação, de produção de sentidos e significados.

5 Arte como linguagem Homem é um ser histórico, constitui sua consciência no social e nas relações mediadas pela linguagem. Homem como ser simbólico- capaz de transformar a matéria e criar formas simbólicas expressivas de seus pensamentos e emoções.

6 LINGUAGENS DA ARTE Teatro Dança Música
Artes Visuais: artes plásticas (desenho, pintura, escultura); fotografia; cinema; vídeo; animação; computação gráfica, etc.

7 Toda manifestação artística recebe influências e influencia a experiência humana e social de seu tempo, representando suas aspirações, necessidades e questionamentos.

8 O pensamento de Vygotsky:
Todo homem é potencialmente criador – crítica à concepção do artista como gênio. Ato criador- apropriação simbólica do mundo dando-lhe novos significados através da produção de formas simbólicas. Processo de criação/produção artística- envolve a relação entre o eu e o outro, entre criador/produtor e espectador.

9 Revisão do conceito de autoria- compreensão da criação como capacidade de transformação. Crítica a visão mística do artista e da criação como um dom. Papel do observador como co-autor- experiência artística abre espaço para o observador descobrir sua própria poética, sua capacidade expressiva e criativa.

10 Arte na vida e vida na arte- arte como produção social afeta o meio extra-artístico e é afetada por ele. Necessidade do homem reativar a vida como potência de criação, que pode se realizar na experiência de vida de qualquer ser humano e não somente do artista.

11 ARTE/EDUCAÇÃO Educação em arte. Educação através da arte. Pressupostos teóricos e metodológicos da arte/educação.

12 Processos criadores: Relação com a realidade, com experiências anteriores. Dependência dos processos perceptivos (percepção interna e externa) Articulação entre dissociação, associação e combinação das imagens para criação de novas combinações.

13 História do Ensino da Arte
- A influência dos jesuítas nas produções artísticas do Brasil Colônia. - A repercussão da chegada da Missão Francesa no Brasil e contexto sócio-cultural da época. - O Modernismo e a valorização da livre expressão. - A obrigatoriedade do ensino da Arte e a Lei 5692 e LDB 9394. - O ensino da arte no contexto educacional atual.

14 Fundação da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1816, por D. João VI.
Pórtico no Jardim Botânico - RJ

15 o ensino das artes plásticas surge no Brasil seguindo a concepção e o modelo europeu, ou seja, a partir da pedagogia tradicional, que privilegia o ensino do desenho como base para o desenvolvimento de habilidades técnicas e gráficas, como forma de treinamento da coordenação motora, visando à formação técnica de mão de obra.

16 Conteúdos das aulas e os modelos a serem copiados eram selecionados pelos professores.
Professores atuavam de forma diretiva e autoritária. Utilização de exercícios repetitivos para fixação dos conteúdos. Objetivo da arte na educação era exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memória, o gosto e o senso moral. Valorização do produto do trabalho escolar e não do processo educativo. Relação professor e aluno é autoritária. Conteúdos são considerados verdades absolutas.

17 Contribuições do Modernismo no Ensino da arte:
Aponta para a necessidade de se desenvolver uma cultura visual transformadora da ação criadora. Provocações no olhar: o exercício do olhar, de ver o diferente, de ter olhos livres para ver são condições básicas para ampliar as experiências estéticas e sensíveis. Ênfase na livre expressão.

18 Transformações no ensino da arte:
Influências da Arte Moderna: Influências da Arte Contemporânea: -elementos da gramática visual - alfabetização cultural -livre expressão - expressão,fruição,contextualização -originalidade, criatividade - reciclagem, releitura, citações -ênfase na cultura erudita - pluralismo cultural -rejeição do decorativo - resgate do artesanato

19 PCNs ARTE- Proposta Atual
aprofundamento do conhecimento da arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas: Teatro, Artes Visuais, Dança e Música. Proposta Triangular de Ensino da Arte (Ana Mae Barbosa)

20 Proposta Triangular de Ensino da Arte: o fazer, o pensar e o conhecer a Arte
Fazer artístico- livre expressão, criação de formas artísticas, recursos pessoais, pesquisa de materiais e técnicas. Fruir formas artísticas- utilizar informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer contato com a obra, com as formas simbólicas e suas múltiplas possibilidades de leitura. Refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, sobre a cultura em que o trabalho foi produzido, a história da arte, os elementos formais que constituem a produção artística dos artistas e dos educandos.

21 Papel do educador: Mediador do processo de criação, fruição e conhecimento em arte. Mediador na pesquisa de suportes, técnicas e materiais. Mediador no processo de construção de sentidos e significados. Mediador do contato do educando com o acervo universal da arte/ ampliação do repertório do educando.

22 Ensinar/aprender as Artes Visuais
Domínio do vocabulário visual artístico- fundamentos da linguagem visual. Relações compositivas- composição das formas expressivas. Elementos expressivos- espaço, superfície, volume, textura, linha, cor, luminosidade, etc. Compreender as relações compositivas nas produções estéticas e apreciar o movimento visual da imagem. Ver, falar e dialogar sobre as produções visuais- diversidade de preferências, sensibilidades e emoções. Conhecer os ofícios do artista plástico/visual.

23 Proposta metodológica de ensino/aprendizado das Artes Visuais:
Produção- experimentar materiais e técnicas, explorar espaços diversos bi e tridimensionais, utilizar diferentes modalidades da linguagem (desenho, pintura, fotografia, computação gráfica, animação, etc.) Apreciação da obra- reconhecer e analisar os elementos básicos da linguagem e as formas visuais, múltiplas leituras e variedades de suportes de leitura (cartaz, tv, vídeo, cinema, animação, games, etc.)

24 Contextualização da obra- observar e compreender a diversidade de manifestações da linguagem em diferentes contextos e épocas, importância da arte na sociedade e na vida, conhecer a produção e o contexto de produção de diferentes artistas ao longo da história, frequentar diferentes espaços culturais.

25 “não é uma forma não-científica de
ARTE: “não é uma forma não-científica de conhecimento, mas uma forma científica diferente de conhecimento” (Bakhtin) “poesia e arte representam uma forma particular de pensamento, a qual certamente conduz ao mesmo que o conhecimento científico, porém por outro caminho.” (Vygotsky)


Carregar ppt "Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google