A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO CRIATIVIDADE E MOVIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO CRIATIVIDADE E MOVIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1

2 CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO

3 CRIATIVIDADE E MOVIMENTO

4 Segundo Cave (1999) “a criatividade como a tradução dos talentos humanos para uma realidade exterior que seja nova e útil, dentro de um contexto individual, social e cultural.

5 Essa tradução pode-se fazer, basicamente, de duas formas. A primeira é a habilidade de recombinar objetos já existentes em maneiras diferentes para novos propósitos. A segunda, "brincar" com a forma com que as coisas estão inter-relacionadas. Em ambos os casos, considera a criatividade como uma habilidade para gerar novidade e, com isso, idéias e soluções úteis para resolver os problemas e desafios do dia-a-dia.”

6 A arte não é ensinada, mas expressada. Tem sua finalidade principal permitir à criança expressar seus sentimentos.

7 Trabalhar a arte–educação é fator de socialização, pois a arte como livre expressão, trabalha a sensibilidade e é responsável por grandes mudanças sociais.

8

9 O educador observa o uso e domínio das formas de expressão mais utilizadas pelo aluno e seu grau de interesse pelas artes visuais, pelo teatro e pela música, procurando auxiliá-lo a:

10 Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, evidenciando a compreensão das manifestações artísticas; Expressar-se através da sensibilização musical, das artes visuais e dos jogos (teatral, dramático, recreativo, etc.);

11 Valorizar a "arte" como manifestação de conhecer-se, divertir-se e interagir socialmente; Demonstrar imaginação e originalidade, comunicando-se e interagindo na sociedade, valorizando o patrimônio cultural;

12 Expressar-se criativamente; Apreciar obras de arte;

13 Diversificar técnicas artísticas; Compreender a importância da presença do patrimônio cultural;

14 Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem visual; Desenvolver a imaginação criadora;

15 Dominar os elementos da linguagem visual e dos meios de comunicação de massa; Fazer uso dos recursos visuais para transmitir mensagens de solidariedade;

16 Fazer leituras das obras de arte, identificando as diferentes expressões culturais e, vivenciá- las com dramatização, poesia, pintura,teatro, dança, música, encenações, oportunizam ao aluno interagir com o vasto universo cultural que se lhe apresenta.

17 A psicomotricidade é abordada de duas formas: -a psicomotricidade funcional, ligada ao desenvolvimento motor do corpo. - a psicomotricidade relacional, mais voltada ao desenvolvimento da mente, abrangendo os conflitos, as fantasias e os medos capazes de serem exteriorizados pelos seres humanos de diferentes formas.

18 Alguns dos elementos básicos da psicomotricidade funcional: Esquema corporal: a imagem que a criança tem do próprio corpo;

19 Lateralidade: cria noções de direita e esquerda, dominância lateral;

20 Estruturação espacial: estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu como referencial, depois aos outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento; Orientação espacial: saber se deslocar em diferentes direções, para frente, trás, lados, em cima, em baixo;

21 Orientação temporal: a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos; Pré-escrita.

22 Estas práticas permitem à criança a exploração corporal diversa do espaço, dos objetos e dos materiais; Facilita a comunicação através da expressividade motriz; Potencializa as atividades grupais e também favorece a liberação das emoções e conflitos por intermédio do vivenciamento simbólico.

23 Oportuniza-se à criança: Conhecer e valorizar o corpo expressando-se com naturalidade, Comunicar-se através da linguagem corporal, Participar com harmonia de jogos e brincadeiras respeitando as regras e vivenciar os valores éticos, morais e cristãos, (sociabilidade, afetividade, sexualidade)

24

25 REFERENCIAS Cave http://www.criativ.pro.br/index.php?option=com_content&task=section&id=1&Itemid= 37- acesso em 25 de junho de 2007.- BARRETO, S. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2.ed. Blumenau:Livraria Acadêmica, 2000. DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. Rio de Janeiro: Manole, 1984. FONSECA, V. Da filogênese à ontogênese da psicomotricidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. FONSECA, V. Psicomotricidade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988. FONSECA, Vitor. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento, psicomotricidade e educação. São Paulo: Manole, 1986. LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. Fantasmas corporais e práticas psicomotoras. São Paulo: Manole, 1984. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, psicomotricidade e educação. São Paulo: Manole, 1986. FAZENDA, Ivani – A Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas : Papirus, 1995.

26

27 Obrigado pela atenção!!!! Conto com todas na para pratica!!!


Carregar ppt "CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO CRIATIVIDADE E MOVIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google