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PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL. E. DUPRÉ JULIAN DE AJURIAGUERRA JEAN LE BOUCH ANDRÉ LAPIERRE BERNARD AUCOUTURIER WALLON PIAGET FREUD MOTRICIDADEPSICO PsicoMOTRICIDADE.

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1 PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

2 E. DUPRÉ JULIAN DE AJURIAGUERRA JEAN LE BOUCH ANDRÉ LAPIERRE BERNARD AUCOUTURIER WALLON PIAGET FREUD MOTRICIDADEPSICO PsicoMOTRICIDADE ------------------ PSICOmotricidade 1900 ------------------- 1980 ΨM CLÁSSICA ------------------ ΨM RELACIONAL Prof. Adonis Lisboa ABORDAGEM HISTÓRICA DA PSICOMOTRICIDADE

3 CONCEITOS psicomotricidade Etimologicamente, a psicomotricidade tem sua origem no termo grego psychê, que significa alma, e no verbo latino moto, que significa “mover freqüentemente, agitar fortemente”. (NEGRINE, 1995, p.32) Psicomotricidade Psicomotricidade é a estratégia de intervenção psicopedagógica que utiliza o movimento como um meio e não um fim em si mesmo. (BARRETO, 2004).

4 METODOLOGIA Formação do professor: Formação Teórica, pedagógica e pessoal; Professor que coordena a sessão atua como mediador; Comunicação não verbal; Ritual de entrada; Desenvolvimento; Ritual de saída; Diário de Campo; Professora regente (pais); Regras das sessões.

5 “Ao trabalhar com a psicomotricidade relacional em meio aquático, passei a dar prioridade à relação humana, à comunicação e à vivência lúdica” (GUTIERRES, 2003, p.30).

6 “Materiais diversos na borda da piscina à disposição da criança, por exemplo, os colchonetes de borrachas, os acquatubos (material esse também utilizado pela hidroginástica), uma câmara de pneu, argolas e pinos” (GUTIERRES, 2003, p.44).

7 Transmitir segurança para criança, através do contato, olhar, tom de voz, etc; Disponibilidade corporal (diálogo tônico); Transferência de ansiedade; Super-proteção.

8 Deixar a água atuar é motivar as crianças para o seu desenvolvimento Global, num domínio progressivo do seu novo ambiente aquático, em adaptação e descoberta de si, empenhando seus respectivos pais neste processo, através da proximidade corporal, afetiva e perceptiva. Deixar a água atuar não se trata de se reproduzir o meio aquático a finalidade natatórias. (ONOFRE, 2000).

9 “É no brincar que a criança constrói o conhecimento, pois por meio da sua ludicidade começa a dar sentido e significado às coisas” (GUTIERRES, 2003, p.58).

10 OBRIGADO

11 REFERÊNCIAS ARRIAGADA, M. V. Psicomotricidade vivenciada: uma proposta metodológica para trabalhar em aula. Blumenau: Edifurb, 2004. BARRETO, S. J. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2 ed. rev. e ampl. Blumenau: Acadêmica, 2000. GUTIERRES, F. P. A psicomotricidade relacional em meio aquático. Baueri, SP: Manoele, 2003. LAPIERRE, A. Psicomotricidade relacional e análise corporal da relação. Curitiba: UFPR, 2002. ___; LAPIERRE, A. O adulto diante da criança de 0 a 3 anos. Curitiba: UFPR, 2002.

12 Feliz Natal!!!


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