A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, DESPERTANDO O DESEJO DE APRENDER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, DESPERTANDO O DESEJO DE APRENDER"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, DESPERTANDO O DESEJO DE APRENDER

2 PSICOMOTRICIDADE “É UMA CIÊNCIA QUE TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DO HOMEM ATRAVÉS DO SEU CORPO EM MOVIMENTO NAS SUAS RELAÇÕES COM SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO”. (SBP, 1984) “A PSICOMOTRICIDADE COMPREENDE, NO FUNDO, UMA MEDIATIZAÇÃO CORPORAL E EXPRESSIVA, NA QUAL O REEDUCADOR, O PROFESSOR ESPECIALIZADO OU TERAPEUTA ESTUDAM E COMPENSAM CONDUTAS INADEQUADAS E INADAPTADAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES, GERALMENTE LIGADAS A PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO E MATURAÇÃO PSICOMOTORA, DE APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO OU DE ÂMBITO PSICOAFETIVO”. (Vitor da Fonseca, 2004) “PSICOMOTRICIDADE, É UTILIZAR O CORPO, É AGIR E EMOCIONAR-SE SEMPRE COM ELE”. (Fátima Alves, 2003)

3 RELACIONAL CONHECIMENTO RECÍPROCO DE PESSOAS, CONVIVÊNCIA; É VOCÊ PODER SE EXPOR, RELATAR, CONFRONTAR, TRAVAR CONHECIMENTOS (TROCAR). PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL SÓ PODE SER ATRAVÉS E POR MEIO DO CORPO QUE SE EXPRESSA, QUE SE COMUNICA, DIALOGA COM O OUTRO E CONSIGO MESMO.

4 A EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL REVELA A AGRESSIVIDADE E A AFETIVIDADE DA PERSONALIDADE DO SUJEITO E SEMPRE ATRAVÉS DO MOVIMENTO. A EXPRESSÃO, A AFETIVIDADE, A AGRESSIVIDADE, A COMUNICAÇÃO, A CORPOREIDADE E O LIMITE SÃO CONTEÚDOS RELACIONAIS QUE PERMEIAM A RELAÇÃO ENTRE OS CORPOS ATRAVÉS DOS DESEJOS, DAS FRUSTAÇÕES E DAS AÇÕES. OS CORPOS SÃO VISTOS EM INTERAÇÃO COM O MEIO, COM O ESPAÇO, COM OS OBJETOS E CONSIGO MESMO.

5 LAPIERRE (1986) AFIRMA: “NÃO PODEMOS EXISTIR NO DESEJO DO OUTRO A NÃO SER NA MEDIDA EM QUE O OUTRO EXISTE”.

6 EXPRESSÃO ELA SERÁ INCLUÍDA POR MEIO DAS ATIVIDADES COM LIBERDADE, MÍMICAS, DRAMATIZAÇÕES E DANÇAS E IRÃO FACILITAR A LIVRE EXPRESSÃO DA CRIANÇA. É CRIAR ATRAVÉS DA EXPRESSÃO O QUE SE TEM DENTRO DE SI, SERÁ REALMENTE UM ESFORÇO INTERIOR E FACILITADOR DA COMUNICAÇÃO. A AÇÃO DEVE SER ESPONTÂNEA E UMA MANIFESTAÇÃO NATURAL, POR LIVRE VONTADE. TODO ESSE MOVIMENTO SÓ ACONTECERÁ QUANDO O CORPO CONSCIENTIZAR-SE DA PELE, DOS MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES, DA RESPIRAÇÃO, DA PERCEPÇÃO SONORA E QUANDO O SUJEITO OLHAR O OUTRO E CONSEGUIR VER A GRAÇA DE CADA GESTO.

7 COMUNICAÇÃO A EXPRESSÃO E A COMUNICAÇÃO ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS
COMUNICAÇÃO A EXPRESSÃO E A COMUNICAÇÃO ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS. É ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO VERBAL OU NÃO VERBAL, QUE O SUJEITO ESTABELECE AS RELAÇÕES COM OS OUTROS E OS OBJETOS. SE FAZ NECESSÁRIO O DIÁLOGO ENTRE O ALUNO E O PROFESSOR, ASSIM PODERÃO PERCEBER, VER, SENTIR, FALAR E VER COM O CORPO, JÁ QUE ESSE DIÁLOGO ACONTECE PELA COMUNICAÇÃO E PELA LINGUAGEM QUE CADA CORPO É E POSSUI. “SE O CORPO COMUNICA, O INDIVÍDUO POUCO A POUCO DESCOBRE ESSE CORPO E AS AÇÕES QUE ELE COMANDA”. Santin (1992) “UMA SENSIBILIDADE PARA OUVIR, UMA PROFUNDA SATISFAÇÃO EM SER OUVIDO”. Rogers (1983)

8 AFETIVIDADE É ESTIMULANTE E FUNDAMENTAL EM TODO O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E PERMANECE PELO RESTO DA VIDA. A AFETIVIDADE SÓ ACONTECE SE HOUVER TROCA ENTRE O SUJEITO E O OUTRO E SEUS CORPOS DEVERÃO AGIR E CORPORAR-SE CORPORALMENTE. PARA LAPIERRE E AUCOUTURIER (1986) O PRINCIPAL MATERIAL DE EXPRESSÃO É O SEU CORPO. PARA PIAGET (1986) EXISTE UM ESTREITO PARALELISMO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E DAS FUNÇÕES INTELECTUAIS. NÃO PODEMOS ESQUECER NUNCA QUE A AFETIVIDADE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO. E É O ELEMENTO PRINCIPAL NA RELAÇÃO DESSE SUJEITO COM AS PESSOAS (sejam elas educadoras, familiares ou terapeutas).

9 AGRESSIVIDADE DESEJAR E NÃO CONSEGUIR AGIR CONFORME O DESEJO, PERCEBNDO QUE HÁ OBSTÁCULOS E INTERDIÇÕES É LEVAR AO CONFLITO. E CONFLITO GERA AGRESSIVIDADE. A AGRESSIVIDADE QUANDO LEVADA AO EXTREMO, COMO ÀS AGRESSÕES E AUTO-AGRESSÕES DEVE SER LIMITADA. QUANDO ELA É BEM CONDUZIDA AJUDA O SUJEITO A ELABORAR-SE MELHOR PARA UMA NOVA FASE DA VIDA E O FAZ CRESCER. NÃO DEVEMOS REPRIMIR A AGRESSIVIDADE POIS PODE-SE LEVAR À INTROVERSÃO OU À COMPULSÃO E UM DIA PODE EXPLODIR. DEVEMOS TRABALHAR A AGRESSIVIDADE COM OBJETOS SIMBÓLICOS E DE REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA.

10 LIMITES É PERMITIR E PROIBIR. MAS TAMBÉM É O EQUILÍBIO
LIMITES É PERMITIR E PROIBIR. MAS TAMBÉM É O EQUILÍBIO. SÃO PERCEBIDOS PELOS MOVIMENTOS INTENCIONAL E DE PRAZER. É FAZER ACEITAR, COMPREENDER AS RESTRIÇÕES NECESSÁRIAS DO MEIO. É TER O EQUILÍBRIO ENTRE A PERMISSÃO E O LIMITE. PARA ACEITAÇÃO NÃO SE DEVE IMPÔR SUAS VERDADES SEM CONSIDERAR AS VERDADES DO OUTRO. DEVEMOS DESENVOLVER NA CRIANÇA ORGANIZAÇÃO, RESPEITO, RESPONSABILIDADE E TRABALHO EM GRUPO. MOSTRAR SEGURANÇA NAS AFIRMAÇÕES, SEM CONTRADIÇÕES. COERÊNCIA ENTRE AS ATITUDES EM TODOS OS ÂMBITOS. REPREENDER, DEMONSTRAR INSATISFAÇÃO PELO ERRADO, DIALOGAR, NÃO GRITAR, NEM NERVOSISMOS.

11 CORPOREIDADE É TODA AÇÃO CORPORAL
CORPOREIDADE É TODA AÇÃO CORPORAL. SEU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL BASEIA-SE NO CORPO COMO PRESENÇA DO SER NO MUNDO. É A QUALIDADE DO QUE É CORPÓREO (corporal).

12 PARA FINS DIDÁTICOS

13 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: Permite ao sujeito trocar experiências e atuar verbal e gestualmente no mundo. PERCEPÇÃO: Está ligada à atenção, à consciência e a memória. Os estímulos que chegam até nós provocam uma sensação que possibilita a percepção e discriminação. Sentimos, através do tato, da visão, da audição, do olfato e da gustação. Percebemos e realizamos uma mediação entre o sentir e o pensar. Discriminamos, reconhecemos as diferenças e semelhanças entre estímulos e percepções. (a discriminação nos permite ver as diferenças, cores, números, letras e etc). COORDENAÇÃO: É instintiva e ligada ao desenvolvimento físico. É a harmonia dos movimentos e supõe integridade e maturação do Sistema Nervoso. Ela pode ser subdividida em: global ou geral (envolve movimentos amplos com todo o corpo e coloca grupos musculares diferentes em ação simultânea); visomanual ou fina (que engloba movimentos dos pequenos músculos em harmonia, na execução de atividades utilizando dedos, mãos e punhos); visual (refere-se a movimentos específicos com os olhos nas mais variadas direções).

14 ORIENTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL: É importantíssima no processo de adaptação do sujeito ao ambiente, já que todo corpo animado ou inanimado, ocupa necessariamente um espaço em um dado momento. Corresponde à organização intelectual do meio e está ligada à consciência, à memória e às experiências vivenciadas pelo sujeito. RECONHECIMENTO CORPORAL: A criança percebe seu corpo por meio de todos os sentidos. Seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, capta imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor, movimenta-se. O Esquema Corporal revela-se gradativamente à criança da mesma forma que uma fotografia, fica cada vez mais nítido, tomando contorno, forma e coloração. O conhecimento corporal abrange: a imagem corporal (representação visual do corpo, impressão que o sujeito tem de si mesmo); o conceito corporal (conhecimento intelectual sobre partes e funções) e o esquema corporal (que regula a posição dos músculos e partes do corpo).

15 LATERALIDADE: A princípio a criança não distingue os dois lados do corpo, num segundo momento, ela compreende que os dois braços encontram-se um em cada lado de seu corpo, embora ignore que sejam D e E. 5 ANOS = Aprende a diferenciar uma mão da outra e um pé do outro, em seguida, passa a distinguir um olho do outro; 6 ANOS = A criança tem noção de suas extremidades D e E e noção dos órgãos pares, apontando sua localização em cada lado de seu corpo (ex: ouvidos (orelhas), sobrancelhas, mamilos); 7 ANOS = Sabe com “precisão” quais são as partes D e E de seu corpo.

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - ALVES, Fátima
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção. RJ: WAK, 2003; - AUCOUTURIER, B. e LAPIERRE, Psicomotricidade e Terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989; - AUCOUTURIER, B. A Prática Psicomotora-Reeducação e Terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986; - LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor do Nascimento até 6 anos - A Psicocinética na Idade Pré-Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985; - LE BOULCH, Jean. Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985; - FONSECA, V. e MENDES, N. Escola, Escola, Quem És Tú?. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983; - FONSECA, V. Psicomotricidade, perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre, ARTMED, 2004; - PIAGET, J. A Noção de Tempo na Criança. RJ: Record, 1986; - PIAGET, J. A Linguagem e o Pensamento da Criança. RJ: Fundo Cultural, 1973.


Carregar ppt "PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, DESPERTANDO O DESEJO DE APRENDER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google