A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
RESTRITIVA E EXPLICATIVA

2 Na relação que estabelecem com o termo que caracterizam, as orações subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. Há aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem. 

3 RESTRITIVA * São chamadas subordinadas adjetivas restritivas aquelas que se referem ao termo, individualizando-o, sem marcação de pausa. Ex.: Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento.

4 EXPLICATIVA Denominam-se subordinadas adjetivas explicativas orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido. Ex.: O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.                      

5 IMPORTANTE A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa que, na escrita, é representada pela vírgula.

6 ATENÇÃO - AS ADJETIVAS POSSUEM VALOR ADJETIVO, OU SEJA, APRESENTAM UMA CARACTERÍSTICA SOBRE O TERMO ANTECEDENTE. - SÃO INTRODUZIDAS POR PRONOME RELATIVO MACETE: TROCAR POR O QUAL/A QUAL. - RESTRIÇÃO: IDENTIFICA A CARACTERÍSTICA DE UMA PARTE . - EXPLICATIVO: IDENTIFICA UMA CARACTERÍSTICA GERAL/ O TODO.

7 Ex.:Mandei um telegrama para meu irmão que mora em Roma.
OBSERVE OS EXEMPLOS E FAÇA A INTERPRETAÇÃO CONFORME O ENTENDIMENTO DAS CLASSIFICAÇÕES Ex.:Mandei um telegrama para meu irmão que mora em Roma.

8 No primeiro período, podemos afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem, no mínimo, dois irmãos, um que mora em Roma e um que mora em outro lugar. A palavra "irmão", no caso, precisa ter seu sentido limitado, ou seja, é preciso restringir seu universo. Nesse período, é possível afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem apenas um irmão, o qual mora em Roma. A informação de que o irmão more em Roma não é uma particularidade, ou seja, não é um elemento identificador, diferenciador e, sim, um detalhe que se quer realçar.

9 Exemplos e sentidos Os políticos brasileiros que cuidam dos interesses do povo merecem nosso voto. Os políticos brasileiros, que cuidam dos interesses do povo, merecem nosso voto.

10 PRONOMES RELATIVOS Refere-se a um termo anterior (antecedente)
Substitui esse termo na próxima oração. Ex.: Eu comprei a casa./A casa era grande. Eu comprei a casa que era grande. Eu fiz o trabalho./O trabalho foi cansativo. Eu fiz o trabalho que foi cansativo.

11 PRONOMES – VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS
Que/Quem/Onde (invariável) - QUE – SUBSTITUÍVEL – O QUAL/A QUAL Qual(quais)/Quanto (quantos)/Cujo (cujos) – variável

12 EXERCÍCIOS 1) Reescreva as frases seguintes, transformando em adjetivos as orações subordinadas adjetivas: Nossos alunos estão trabalhando com material que pode ser reciclado. b) Há, em frente à fábrica, uma fila de homens e mulheres que estão sem emprego.

13 2- Transforme os adjetivos em orações adjetivas
a) As geladeiras devem ficar constantemente ligadas, porque nelas estão armazenados alimentos perecíveis. b) Todo o cuidado é pouco com os materiais  inflamáveis. c) As bibliotecas escolares precisam renovar seu acervo com livros estimulantes e instrutivos.

14 3- Analise o enunciado Suponha que o gerente de uma empresa queira informar a seus clientes, por carta, que o estabelecimento enviará pelo correio os carnês para pagamento. Indique a interpretação que o cliente daria à informação do diretor, no caso dos seguintes empregos de vírgula:

15 INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS
Os clientes, que já são cadastrados, receberão os carnês de pagamento pelo correio. b)Os clientes que já são cadastrados receberão os carnês de pagamento pelo correio.

16 Considere o trecho abaixo:
"Após a passagem do fogo, as folhas e gemas (aglomerados de células que dão origem a novos galhos) sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais, quebrando a linearidade do crescimento." ... Nesse trecho, as orações adjetivas permitem afirmar que: I. nem todas as células produzem novos galhos. II. algumas gemas se localizam nas extremidades dos galhos. III. todas as gemas internas nascem em outros pontos do galho. Está(ão) correta(s) apenas a I. apenas I e II. apenas a II. d) apenas a III. e) todas.

17 a.Quantas orações subordinadas adjetivas há no anúncio?
b.De acordo  com as regras de concordância verbal da variante  padrão da língua,  se um verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordará em número e pessoa com o antecedente deste pronome.  Responda: O emprego do pronome que no anúncio obedece a esta regra? 

18  Iluminamos o caminho que liga a tradição à inovação.
a. Identifique o pronome relativo e substantivo que ele retoma no anúncio. b. Como se classifica a oração subordinada? Por quê? c. O sujeito da forma verbal ‘iluminamos’- nós - está subentendido. Considerando o contexto, é possível identificar a quem esse pronome se refere?

19 Axe Compact o aerosol que cabe no seu bolso.
a. Qual o substantivo é retomado pelo pronome relativo que? b. Nesse caso, o pronome relativo restringe ou explica o substantivo o qual ele retoma? Explique. c. Como você interpreta a expressão “cabe no seu bolso”. Pode-se dizer que há duas interpretações possíveis?  Justifique sua resposta.


Carregar ppt "ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google