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Relatório Tático Pesquisa CNO Ciclo 08/2017.

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1 Relatório Tático Pesquisa CNO Ciclo 08/2017

2 Sobre o estudo O objetivo principal deste estudo é entender a satisfação das CNOs e suas movimentações a cada dois ciclos. Público alvo: Consultores(as) Natura Orientadores(as) Aplicação da pesquisa: biciclal, contínua desde 2014 Coleta de dados: online, via convite enviado por para todas as CNOs Metodologia: pesquisa quantitativa

3 Amostra Regiões C08/16 C10/16 C12/16 C14/16 C16/16 C18/16 C01/17
Brasil 913 954 886 740 854 538 421 454 561 475 582 SP Interior 96 144 116 113 80 55 53 65 50 67 SP Capital 82 104 37 54 34 47 51 RJ-ES 79 97 56 87 31 33 28 18 MG 109 94 108 89 63 58 66 44 Centro Oeste 62 40 73 42 70 Nordeste 278 250 249 178 227 152 123 125 153 159 177 Norte 72 64 100 35 32 Sul 146 119 121 111 99

4 Dados Demográficos – C08/2017
BRASIL = 582 CNs CONO 106 Nordeste 177 GMs Ciclo 08 CONO 18,2% NE 30,4% SPC/RJ-ES 14,1% SPI/MG 20,3% SUL 17,0% SPI/MG 118 Sul 99 SPC/RJ-ES 82

5 Resultados CNO

6 Indicadores CNO – Total Brasil
Lealdade teve aumento neste ciclo, sendo o melhor resultado dos últimos 18 ciclos. Quando comparamos com o mesmo período do ano anterior, temos um cenário positivo, com aumento em Lealdade e em todos os seus indicadores. (31%) (20%) (98%) (109%) 582 Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

7 Indicadores CNO – Total Brasil
Os resultados deste ano estão melhores que o mesmo período de A meta de 2017 até o momento foi batida. GAP (acumulado) Lealdade 11,3 Satisfação 12,0 Intenção 12,6 Recomendação 18,2 Lealdade 2017 Meta 17,9 Resultado 21,6  Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior 913 582

8 Avaliação dos PCNs Brasil

9 Principais Variações Negativas e Positivas do Ciclo-Brasil
SATISFAÇÃO TOP2BOX (%) C06/17 C08/17 C08/16 Satisfação - Relacionamento com GR 83,9 90,8 6,9 84 6,8 Satisfação - Campanhas de incentivo 73,5 80,2 6,7 63,7 16,5 CAMPANHAS - Os prêmios dados nas Campanhas 76,2 84,2 8,0 61,4 22,7 CAMPANHAS - Divulgação das Campanhas 88,4 91,7 3,3 81,8 10 CAMPANHAS - Clareza da comunicação sobre as Campanhas 87,3 89,9 2,6 79,3 10,6 Satisfação - Materiais de apoio 73,1 79,1 6 74 5,1 MAT - Tempo de entrega da revista 76 79,8 3,8 67,3 12,6 Satisfação - Promoções CNs 86,3 91,9 5,6 75,5 16,4 PROMO CNs - Quantidade de produtos em promoções 83,8 91,4 7,6 70,1 21,3 PROMO CNs - Atratividade dos descontos 85,8 92,8 7,0 71,9 20,9 Satisfação - Promoção Extra 74,1 80,7 6,6 66,2 14,5 PROMO CNs - Variedade das marcas em promoção 88,3 4,5 80 12,9 PROMO CNs - Facilidade no entendimento por parte das CNs 85,2 3,4 73,7 11,5 Satisfação - Reunião de Ciclo 87,1 92,4 5,2 86,5 5,9 Satisfação - Relacionamento com o grupo de CNs 90,9 94,7 3,7 90 4,7 Satisfação - Modelo CNO 68,8 72,3 3,5 44,2 28,1 MODELO CNO - Os valores recebidos no ciclo 62,7 68,5 5,8 41,6 26,9 MODELO CNO - Cumprimento das datas para meu pagamento 89,1 94,5 5,4 88,2 6,3 MODELO CNO - Prazo para realizar o meu pagamento 81,1 84,9 77,1 7,8 MODELO CNO - Clareza do meu papel como CNO 92 94,3 2,3 6,1 MODELO CNO - Forma de calcular o valor a ser recebido 66,6 68,9 44 25 SATISFAÇÃO TOP2BOX (%) C06/17 C08/17 C08/16 Satisfação - ATO 79,7 76,7 -3,1 76,8 -0,1

10 Avaliação dos PCNs – Satisfação (Top2Box) - Brasil
Promoções CNs, é o PCN que tem mais impacto e permanece a 3 ciclos acima da sua média. Campanhas de incentivo tem aumento de (+6 p.p) sendo destaque positivo neste ciclo. PCNs em ordem de impacto na SG (topbox) C04/17 C06/17 C08/17 Status Monitoramento: 3 ciclos consecutivos MÉDIA 18 CICLOS (C10/16 a C08/17) MÉDIA C04-08/16 MÉDIA C04-C08/17 Melhor resultado dos últimos 18 ciclos Pior resultado dos últimos 18 ciclos Promoções CNs 89,9 86,3 91,9 Acima  - 83,2 73,4 89,4 62,9 Modelo CNO 72,4 68,8 72,3  - 60,8 45,1 71,2 37,2 Reunião de ciclo 94,2 87,1 92,4  Acima 89,2 85,3 91,2 84,2 Campanhas de incentivo 73,5 80,2 75,4 62,0 79,3 60,2 Site CNO 93,0 92,2 88,5 89,3 85,1 Materiais de apoio 78,6 73,1 79,1 76,9 ATO 77,6 79,7 76,7 75,0 75,6 78,0 67,3 Relacionamento com CNs 91,6 90,9 94,7 91,0 89,8 85,8 Treinamentos 91,8 89,7 86,7 91,3 10º Relacionamento com GR 88,7 83,9 90,8 86,2 85,0 87,8 * Cada ciclo é comparado com a média dos seus 18 ciclos anteriores

11 Promoções CNs- Brasil – Variação positiva
Todos os atributos tiveram aumento de satisfação desde o início deste ano. Neste ciclo todos subiram, exceto Atratividade dos brindes.

12 Modelo CNO - Brasil – Variação positiva
A maioria dos atributos tem mostrado tendência desde o início do ano. Os destaques positivos são Valores recebidos no ciclo e Forma de calcular o valor a ser recebido.

13 Reunião de Ciclo - Brasil – Variação positiva
Apesar do aumento da Satisfação neste ciclo, o resultado está em linha com seu histórico. Observa-se aumento de participação na Reunião de Ciclo na maioria dos ciclos.

14 Materiais de apoio - Brasil – Variação positiva
Neste ciclo todos os atributos tiveram leve queda, mas o Tempo de recebimento da Revista teve aumento de satisfação.

15 Relacionamento GR - Brasil – Variação positiva
Neste ciclo tivemos aumento de CNOs Muitos Satisfeitas com o Relacionamento GR.

16 Resultado por GM

17 Lealdade CNO Todas as GMs tiveram aumento de Lealdade quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Neste ciclo, Nordeste e SPC/RJ-ES foram os principais aumentos de Lealdade. BRASIL CONO NORDESTE SUL SPC/RJ-ES SPI/MG Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

18 Satisfação TopBox CNO Assim como a Lealdade, comparando com o mesmo ciclo do ano anterior todas as GMs tiveram aumento de Satisfação. BRASIL CONO NORDESTE SUL SPC/RJ-ES SPI/MG Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

19 Principais Destaques do Ciclo - CONO
Apesar dos melhores resultados comparados com o mesmo período do ano passado. Neste ciclo os resultados da maioria dos indicadores foi menor que o ciclo anterior. % C06/17 C08/17 Lealdade 29,1 28,8 -0,2 Satisfação (Topbox) 33,7 31,4 -2,3 Satisfação Geral (Top2box) 84,9 88,6 3,7 Intenção (Topbox) 80,5 76,0 -4,5 Recomendação (Topbox) 81,6 81,0 -0,7 C02-08/16 C01-08/17 13,6 26,2 12,6 15,1 29,4 14,3 66,8 81,5 14,7 62,3 79,6 17,3 60,4 80,9 20,5 134 122 144 127 173 98 63 84 120 87 106 Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

20 Avaliação dos PCNs – Satisfação (Top2Box) - CONO
A maioria dos indicadores tiveram ótimos resultados nos ciclos recentes, exceto Reunião de ciclo e ATO com queda neste ciclo. PCNs em ordem de impacto na SG (topbox) C04/17 C06/17 C08/17 Monitoramento: 3 ciclos consecutivos MÉDIA 18 CICLOS (C10/16 a C08/17) MÉDIA C04-08/16 MÉDIA C04-C08/17 Melhor resultado dos últimos 18 ciclos Pior resultado dos últimos 18 ciclos Promoções CNs 92,4 88,5 89,6  - 85,5 75,6 90,2 93,7 65,3 Reunião de ciclo 94,8 90,7 87,2 Queda  91,5 83,7 90,9 97,5 85,6 Modelo CNO 73,1 69,0 71,8 62,7 42,8 71,3 81,0 37,8 Campanhas de incentivo 82,5 86,2 80,4 78,4 64,5 83,0 87,3 68,9 Materiais de apoio 84,2 80,5 81,1 81,9 - ATO 84,9 85,9 73,3 77,8 76,1 81,4 58,6 Treinamentos 96,6 92,0 91,4 90,0 86,3 93,3 83,1 Site CNO 94,2 93,1 88,2 88,4 92,3 Relacionamento com CNs 89,9 89,7 93,4 89,8 90,3 91,0 93,9 84,3 10º Relacionamento com GR 90,8 85,7 80,9 88,8 92,8 78,9 * Cada ciclo é comparado com a média dos seus 18 ciclos anteriores

21 ATO - CONO– Variação negativa
Neste ciclo houve diminuição de CNOs Satisfeitas pelo aumento de Nem Satisfeitas, Nem Insatisfeitas.

22 Principais Destaques do Ciclo – NORDESTE
Todos os indicadores apresentaram tendência de aumento nos últimos 18 ciclos. Neste ciclo os principais aumentos foram Lealdade e Satisfação (sua principal influenciadora). 278 250 249 178 227 152 123 125 153 159 177 Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

23 Avaliação dos PCNs – Satisfação (Top2Box) – NORDESTE
A maioria dos PCNs tem resultados positivos nos ciclos recentes, destaque para Modelo CNO e Treinamentos. PCNs em ordem de impacto na SG (topbox) C04/17 C06/17 C08/17 Monitoramento: 3 ciclos consecutivos MÉDIA 18 CICLOS (C10/16 a C08/17) MÉDIA C04-08/16 MÉDIA C04-C08/17 Melhor resultado dos últimos 18 ciclos Pior resultado dos últimos 18 ciclos Promoções CNs 88,8 84,7 95,5 - 82,6 73,1 89,7 62,2 Modelo CNO 71,1 71,2 74,1 Alavancou 59,8 72,1 28,1 Reunião de ciclo 96,3 88,0 93,9 89,3 85,8 92,7 81,7 Campanhas de incentivo 90,1 73,0 81,0 78,8 64,5 81,3 61,5 Site CNO 92,8 92,5 93,8 89,4 90,6 93,0 85,4 Materiais de apoio 77,1 76,1 81,9 78,4 Relacionamento com CNs 89,5 93,2 90,4 88,4 91,1 94,4 85,9 ATO 78,7 78,5 77,6 Queda 75,2 78,0 78,3 79,9 63,2 Treinamentos 91,8 92,0 89,0 88,6 91,3 93,7 10º Relacionamento com GR 82,4 87,9 88,7 79,0 * Cada ciclo é comparado com a média dos seus 18 ciclos anteriores

24 Promoções CNs - NORDESTE – Variação positiva
Todos os atributos mostram aumento neste ciclo exceto Atratividade dos brindes. O destaque positivo deste ciclo foi Atratividade dos descontos.

25 Reunião de ciclo - NORDESTE – Variação positiva
No Nordeste houve grande aumento de CNOs Muito Satisfeitas, sendo o melhor resultado do ano.

26 Campanhas de incentivo - NORDESTE – Variação positiva
Todos os atributos tiveram aumento neste ciclo, principalmente Clareza na comunicação e Divulgação das campanhas.

27 Relacionamento com GR - NORDESTE – Variação positiva
Relacionamento com a GR teve resultado positivo neste ciclo. O percentual (%) de CNOs Satisfeitas e Muitas Satisfeitas aumentou quando comparado ao ciclo anterior.

28 Principais Destaques do Ciclo – SPC/RJ-ES
A Lealdade aumenta no ciclo 08/2017 em decorrência principalmente do aumento de Satisfação (melhor resultado dos últimos 18 ciclos). % C06/17 C08/17 Lealdade 14,5 27,5 13,0 Satisfação (Topbox) 16,9 32,1 15,2 Satisfação Geral (Top2box) 64,8 88,9 24,1 Intenção (Topbox) 71,0 74,1 3,1 Recomendação (Topbox) 70,0 70,7 0,7 C02-08/16 C01-08/17 8,2 15,8 7,7 9,0 18,2 9,2 51,4 67,7 16,2 56,4 71,2 14,9 48,3 68,2 19,9 82 Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

29 Avaliação dos PCNs – Satisfação (Top2Box) SPC/RJ-ES
Promoções CNs, Site CNO e Modelo CNO estão acima da média a 3 ciclos consecutivos. Campanhas de incentivo teve (+14 p.p) de aumento quando comparado ao ciclo anterior. PCNs em ordem de impacto na SG (topbox) C04/17 C06/17 C08/17 Status Monitoramento: 3 ciclos consecutivos MÉDIA 18 CICLOS (C10/16 a C08/17) MÉDIA C04-08/16 MÉDIA C04-C08/17 Melhor resultado dos últimos 18 ciclos Pior resultado dos últimos 18 ciclos Promoções CNs 83,6 81,7 93,9 Acima    - 79,4 65,5 86,4 56,0 Site CNO 90,7 88,7 91,4 85,5 85,0 90,3 72,8 Campanhas de incentivo 78,7 62,0 76,9 70,0 54,3 72,5 56,8 Modelo CNO 70,7 67,1 74,4  Acima  56,5 39,4 38,5 Materiais de apoio 73,3 63,4 70,4 - ATO 68,1 67,2 68,5 65,7 67,9 78,3 57,8 Treinamentos 92,0 88,6 93,8 89,2 83,8 83,1 Reunião de ciclo 81,4 94,7 Acima  86,3 90,0 79,7 Relacionamento com CNs 87,3 95,1 89,4 88,3 91,5 95,7 10º Relacionamento com GR 88,0 75,7 84,4 * Cada ciclo é comparado com a média dos seus 18 ciclos anteriores

30 Promoções CNs- SPC/RJ-ES – Variação positiva
Todos os atributos mostram aumento desde o início do ano. Neste ciclo os principais aumentos foram Atratividade dos descontos e Quantidade de produtos em promoção.

31 Campanhas de incentivo- SPC/RJ-ES – Variação positiva
Todos os atributos tiveram aumento neste ciclo, principalmente Clareza na comunicação e Divulgação das campanhas.

32 Materiais de apoio- SPC/RJ-ES – Variação positiva
Os principais aumentos foram em Tempo de entrega da revista e os Materiais de auxilio na busca criativa.

33 Reunião de ciclo- SPC/RJ-ES – Variação positiva
Em SPC/RJ-ES não tivemos CNOs Insatisfeitas neste ciclo e consequentemente a quantidade de CNOs Muito Satisfeitas aumentou.

34 Relacionamento com GR- SPC/RJ-ES – Variação positiva
Relacionamento com a GR teve resultado positivo neste ciclo. O percentual (%) de CNOs Satisfeitas e Muitas Satisfeitas aumentou quando comparado ao ciclo anterior.

35 Principais Destaques do Ciclo – SPI/MG
Todos os indicadores tiveram aumento neste ciclo, exceto Recomendação. Destaque para Intenção de Continuar que após queda no ciclo passado voltou a subir. 200 253 210 221 202 143 113 100 131 94 118 Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

36 Avaliação dos PCNs – Satisfação (Top2Box) – SPI/MG
A maioria dos indicadores tiveram ótimos resultados nos ciclos recentes, exceto Reunião de ciclo e ATO com queda neste ciclo. PCNs em ordem de impacto na SG (topbox) C04/17 C06/17 C08/17 Monitoramento: 3 ciclos consecutivos MÉDIA 18 CICLOS (C10/16 a C08/17) MÉDIA C04-08/16 MÉDIA C04-C08/17 Melhor resultado dos últimos 18 ciclos Pior resultado dos últimos 18 ciclos Modelo CNO 78,5 72,3 71,6 - 65,0 50,4 74,1 44,2 Promoções CNs 93,9 88,3 88,9 85,0 75,7 90,4 68,3 ATO 75,6 84,1 83,3 77,6 81,4 81,0 67,4 Site CNO 93,6 90,7 88,5 90,6 92,7 82,0 Campanhas de incentivo 90,0 75,5 78,2 76,1 62,6 81,2 59,8 Reunião de ciclo 92,9 87,5 92,2 88,0 90,9 86,5 Relacionamento com CNs 94,7 96,6 95,0 Materiais de apoio 81,7 73,4 78,6 77,9 Treinamentos 90,8 92,6 93,2 91,2 89,7 84,8 10º Relacionamento com GR 88,7 89,2 83,9 * Cada ciclo é comparado com a média dos seus 18 ciclos anteriores

37 Principais Destaques do Ciclo - SUL
Lealdade tem crescimento desde o C01/17 e Satisfação acompanha este aumento. Em 2017 tivemos um melhor resultado acumulado quando comparado ao ano de 2016 em todos os indicadores. % C06/17 C08/17 Lealdade 22,6 27,6 5,0 Satisfação (Topbox) 28,6 30,3 1,7 Satisfação Geral (Top2box) 77,8 89,9 12,1 Intenção (Topbox) 68,3 80,8 12,6 Recomendação (Topbox) 79,6 11,3 C02-08/16 C01-08/17 7,1 18,9 11,8 9,0 21,5 12,5 61,0 77,7 16,6 60,0 73,0 13,0 56,9 72,2 15,3 99 Variação positiva vs ciclo do ano anterior Variação negativa vs ciclo do ano anterior Variação positiva vs ciclo anterior Variação negativa vs ciclo anterior

38 Avaliação dos PCNs – Satisfação (Top2Box) - SUL
Campanhas de incentivo está a 3 ciclos consecutivos acima da média. Promoções CNs alavancou e também é destaque positivo. PCNs em ordem de impacto na SG (topbox) C04/17 C06/17 C08/17 Status Monitoramento: 3 ciclos consecutivos MÉDIA 18 CICLOS (C10/16 a C08/17) MÉDIA C04-08/16 MÉDIA C04-C08/17 Melhor resultado dos últimos 18 ciclos Pior resultado dos últimos 18 ciclos Promoções CNs 87,8 89,1 89,8 - Sim, alavancou 83,0 75,9 88,9 90,6 61,6 Campanhas de incentivo 72,0 67,2 83,7 Acima 70,0 61,9 74,3 55,9 Reunião de ciclo 91,4 86,7 93,1 87,7 83,5 90,4 94,0 80,3 Relacionamento com CNs 92,7 93,8 96,0 93,2 94,1 96,7 85,6 Modelo CNO 65,9 59,4 68,4 58,5 45,3 64,5 69,1 37,3 Materiais de apoio 73,2 65,6 76,3 71,7 ATO 77,5 82,5 77,0 72,5 79,1 68,1 Site CNO 92,2 92,9 90,0 92,6 Treinamentos 79,7 88,8 88,6 82,6 86,9 93,7 10º Relacionamento com GR 85,0 81,0 90,9 84,6 82,7 76,6 * Cada ciclo é comparado com a média dos seus 18 ciclos anteriores

39 Campanhas de incentivo- SUL– Variação positiva
Neste ciclo, Prêmios dados foi o principal destaque positivo, com maior aumento de satisfação.

40 Modelo CNO- SUL – Variação positiva
Nos ciclos recentes, a maioria dos atributos tiveram comportamento quase estável.

41 Materiais de apoio - SUL – Variação positiva
A maioria dos atributos ficou estável neste ciclo, com leve aumento apenas de Preço do kit de produtos e Produtos que compõe o kit.

42 Treinamentos - SUL – Variação positiva
Na maioria dos ciclos deste ano, mais de 80% das CNOs que participaram dos treinamentos ficaram satisfeitas, principalmente neste ciclo.

43 Relacionamento GR - SUL – Variação positiva
Desde o início do ano observa-se um aumento constante de Satisfação, destaque para o aumento de Muito Satisfeitas.

44 GVs Aurora e Raízes

45 Recomendação (topbox)
Projeto Piloto – GVs Aurora e Raízes Nas GV Aurora + Raízes, a Lealdade apresentou aumento acima dos resultados Brasil (exceto neste ciclo). No longo prazo, também houve aumento em todos os indicadores da Lealdade e na Satisfação com o Modelo CNO. GVs Aurora + Raízes PCNs C06-08/16 C10-12/16 C14-16/16 C18/16-01/17 C02-04/17 C06-08/17 Intenção (topbox) 60,4 75,4 74,1 80,4 79,9 70,8 Recomendação (topbox) 55,8 71,8 69,2 80,5 86,7 75,0 Satisfação (topbox) 2,4 13,2 17,6 17,9 16,7 26,6 Modelo CNO 32,4 56,6 82,1 87,7 90,0 75,6 Amostra 43 54 108 41 30 26

46 Pergunta temporária Empreendedorismo

47 Empreendedorismo As ações relacionadas ao empreendedorismo tem resultados muito parecidos, a maioria das CNOs tem esses comportamentos Sempre. Elas investem menos financeiramente no negócio se não tiverem certeza de retorno e preferem ter a opinião de outras pessoas antes de tomar decisão.


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