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"FORMAÇÃO PARA FORMADORES DE FORMADORES"

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Apresentação em tema: ""FORMAÇÃO PARA FORMADORES DE FORMADORES""— Transcrição da apresentação:

1 "FORMAÇÃO PARA FORMADORES DE FORMADORES"
Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento UNIÃO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU POEFDS Desenvolvimento de Estudos e Recursos Didácticos setembro de 18

2 Análise e validação do referencial
METODOLOGIA Reunião com a participação dos conceptores do projecto, dos especialistas e dos pares. Apresentação/discussão e reajustamento da ordem de trabalhos Apresentação dos participantes Apresentação do projecto: Análise e validação do referencial setembro de 18

3 Análise e validação do referencial
OBJECTIVOS Analisar, discutir e validar o referencial de formação para o curso de “Formação para Formadores de Formadores”, para que se possa prosseguir com a concepção da mala pedagógica. setembro de 18

4 A Ideia A ideia que deu origem ao presente projecto surgiu durante as reuniões técnico-pedagógicas que a Associação desenvolve com os seus formadores, pessoal de coordenação e técnicos de acompanhamento. setembro de 18

5 Objectivos do Projecto
Dar resposta às necessidades de formação sentidas pelos formadores que trabalham, ou pretendam trabalhar, na formação de formadores; Constituir uma bolsa de especialistas em “Formação de Formadores de Formadores” setembro de 18

6 Descrição do Projecto Concepção de uma mala pedagógica, constituída por: Conteúdo Programático: “Formação para Formadores de Formadores” Concepção de instrumentos de apoio ao desenvolvimento da formação: Bibliografia; Colectânea de textos; Manual técnico – formando e formador; Colecção de transparências; CD Room; Plano de equipamento; Página web setembro de 18

7 Destinatários Indivíduos com experiência como formadores, que pretendam vir a desenvolver ou que já desenvolvam formação para formadores e que reunam as condições de ingresso – critérios de evidência. Nota: Para a definição do perfil, o grupo de trabalho considerou uma abordagem por competências. setembro de 18

8 Identificação e planificação das actividades
Metodologia aplicada Identificação e planificação das actividades Aprofundamento do diagnóstico Concepção do referencial Elaboração do(s) conteúdo(s) programático(s) Validação Concepção dos instrumentos e recursos didácticos – mala pedagógica Experiência – piloto Ajustamento dos conteúdos de formação e dos instrumentos e recursos que constituem a mala pedagógica Disseminação e divulgação do trabalho setembro de 18

9 Recursos humanos e modo de funcionamento
Metodologia aplicada Recursos humanos e modo de funcionamento Grupo de trabalho Coordenadora; Consultor externo; Investigadores; Técnica Administrativa Comissão Piloto Formadores de formação profissional; Formadores com diferentes qualificações académicas e profissionais. setembro de 18

10 Actividades desenvolvidas
Metodologia aplicada Actividades desenvolvidas ● A - Aprofundamento do diagnóstico ► Reuniões/workshoops Participantes: Formadores com experiência em Formação de Formadores; Formadores de Formação Profissional Objectivo: levantamento de pistas, questões e problemáticas inerentes à formação de formadores (FF). setembro de 18

11 Actividades desenvolvidas (cont.)
Metodologia aplicada Actividades desenvolvidas (cont.) Construção de um Instrumento: inquérito; Constituição da Amostra: 100 Formadores de formadores e de formação profissional distribuídos uniformemente por sexo; Realização de entrevistas. setembro de 18

12 Actividades desenvolvidas (cont.)
Metodologia aplicada Actividades desenvolvidas (cont.) Pesquisa de elementos sobre a temática da Formação de Formadores de Formadores: França, Grupo de Trabalho Portugal Pesquisa sobre experiências, boas práticas, documentos, bibliografia, materiais didácticos, etc. setembro de 18

13 Apresentação do diagnóstico de necessidades
Metodologia aplicada Apresentação do diagnóstico de necessidades Todos os formadores que estejam certificados com o CAP podem ministrar formação pedagógica inicial (FPI); Não existe nenhuma certificação para um formador de formadores; Os formadores começam a ministrar FPI, geralmente por convite; Para se prepararem, recorrerem à auto-formação; Não existe uma “orientação pedagógica” apesar do material disponível; (cont.) setembro de 18

14 Apresentação do diagnóstico de necessidades
Metodologia aplicada Apresentação do diagnóstico de necessidades (cont.) Necessidade de regras de acesso para ministrar FF; Não existe um conteúdo, um instrumento, que os formadores de formadores possam utilizar; Dificuldades sentidas pelos formadores de formadores no exercício da sua actividade: Enquadramento da sua actividade no desenvolvimento de Recursos Humanos; Enquadramento da sua actividade no contexto da formação; Metodologias; Adaptação a diferentes populações-alvo; Dinamização/animação de grupos; Relação pedagógica; Utilização e manuseamento dos equipamentos audio-visuais e multimédia. setembro de 18

15 Conclusões do diagnóstico de necessidades
Metodologia aplicada Conclusões do diagnóstico de necessidades Necessidade de existência de um manual oficial de formação de formadores de formadores; reuniões formais com formadores experientes; formação tutelada; formação presencial especifica ou formação a distância específica. setembro de 18

16 Metodologia aplicada ● C - Elaboração do(s) conteúdo(s) programático(s) Reunião da Comissão Piloto - Esboço e aperfeiçoamento Objectivo: auscultar a opinião da Comissão em relação ao esboço de conteúdo programático, face aos resultados obtidos durante a etapa de aprofundamento do diagnóstico e colaborar na discussão de algumas questões que foram previamente fornecidas aos participantes: Que formação de base deverá possuir um formador de formadores? Considera que para ser um formador de formadores basta possuir experiência como formador profissional? Que tipo de preparação considera necessária para ser um formador de formadores? Que tipos de conteúdos programáticos deverão integrar a formação para formadores de formadores? Qual a duração “ideal” para um curso de formação para formadores de formadores? setembro de 18

17 Metodologia aplicada ● C - Elaboração do(s) conteúdo(s) programático(s) Organização curricular O curso de “Formação para Formadores de Formadores”, foi concebido tendo por base 3 blocos: Bloco A - Conteúdos de Suporte: Transversais, ao exercício da actividade de “Formador de Formadores”. Bloco B - Conteúdos Profissionalizantes: Conhecimentos e os instrumentos necessários ao exercício da função. Bloco C - Diagnóstico evolutivo (follow-up) dos formandos. setembro de 18

18 Metodologia aplicada ● C - Elaboração do(s) conteúdo(s) programático(s) Organização curricular Pontos a Salientar: Percurso individualizado de formação (Bloco A), considerando o Perfil da Função e os Critérios de Evidência; Blocos B e C obrigatórios; Construção, por parte dos formandos, do seu portfólio de competências tendo em consideração o seu projecto profissional e o Perfil da Função Formador de Formadores. setembro de 18

19 Metodologia aplicada ● C - Elaboração do(s) conteúdo(s) programático(s) Organização curricular Bloco A Conteúdos de Suporte 42 horas Bloco B Conteúdos Profissionalizantes 114 horas Bloco C Diagnóstico Evolutivo Ao longo de 6 meses Total da formação em sala 156 horas setembro de 18

20 ● C - Conteúdo(s) programático(s)
Metodologia aplicada ● C - Conteúdo(s) programático(s) setembro de 18

21 Metodologia aplicada ● C - Elaboração do(s) conteúdo(s) programático(s) BLOCO C – DIAGNÓSTICO EVOLUTIVO Critérios: Selecção dos Formandos, em função do Perfil Desejável para a Função; Início da Acção: Auto Avaliação das Competências dos Formandos Final da Acção: Auto Avaliação das Competências dos Formandos (comparação com a Matriz Inicial) Acompanhamento Pós-Formação: Reuniões Trimestrais setembro de 18


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