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GESTÃO DE ESTOQUES 1 1.

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1 GESTÃO DE ESTOQUES 1 1

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4 O papel do estoque na cadeia de suprimentos ?
Fase 2 Fase 1 Estoques: acúmulo de recursos materiais em um sistema de transformação

5 Matérias primas MRO Semi-acabados Componentes Estoque em transito
Matéria Prima Matérias primas Estoque em transito Refugo Retrabalho MRO Estoque Matéria Prima Estoque em processo Estoque Produto Acabado Componentes Estoque em transito Semi-acabados Estoque Centro Distribuição Estoque em transito Estoque Varejo Estoque Consumidor

6 (giro, nível de serviço, custos)
Gestão de Estoques Objetivos (giro, nível de serviço, custos) Decisão (o que, quanto, quando) Gestão dos Estoques Suprimento Informação (quanto, onde) Previsão (o que, quanto, quando) Estoque Demanda

7 Nível de Serviço Giro de Estoques Eficiência Operacional
Compromissos entre Objetivos Nível de Serviço Giro de Estoques Eficiência Operacional (produção, transporte)

8 Perspectiva de Finanças
Nível de Serviço Giro de Estoques Eficiência Operacional (produção, transporte)

9 Perspectiva de Vendas/Marketing
Nível de Serviço Giro de Estoques Eficiência Operacional (produção, transporte)

10 Perspectiva de Manufatura e Operações
Nível de Serviço Giro de Estoques Eficiência Operacional (produção, transporte)

11 Gestão de Estoques Eficaz
Nível de Serviço Giro de Estoques Eficiência Operacional (produção, compras, transporte) Alinhar o triângulo de acordo com a estratégia competitiva e a estrutura de custos

12 Classificação ABC Previsão Classificação XYZ de Vendas Matriz ABC/XYZ
Gestão da demanda Previsão de Vendas Classificação XYZ Matriz ABC/XYZ Custo de Estocagem Custo de pedido Parametrização Politica de Compras Politica de Estoques Custo do Material Posição de Estoques Modelo de Relacionamento com Fornecedores Indicadores de desempenho Custo de Falta

13 Classificação ABC É um procedimento que tem por objetivo identificar os produtos em função dos valores que eles representam e, com isso, estabelecer formas de gestão apropriadas à importância de cada item em relação ao valor total dos estoques.

14 CONCEITO DE CURVA ABC

15 CONCEITO DE CURVA ABC

16 CONCEITO DE CURVA ABC

17 CONCEITO DE CURVA ABC

18 CONCEITO DE CURVA ABC

19 CONCEITO DE CURVA ABC

20 CONCEITO DE CURVA ABC

21 Muitos itens menos importantes
CURVA DE PARETO OU CURVA ABC OU CURVA 80-20 100 90 80 70 60 C % acumulada de valor de uso 50 40 B 30 20 A 10 20 50 75 100 itens (%) Importância média Muitos itens menos importantes Poucos Itens importantes Classe % itens % demanda monetária anual A 10 50 a 60 B 30 25 a 40 C 60 5 a 15

22 Relação–Padrão entre diferentes tipos de empresas
R. Brown analisou centenas de empresas de diferentes áreas e estabeleceu curvas ABC características para cada tipo de empresa. % acumulada de valor de uso itens (%) 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 75 Varejo (  = 2 a 3) Atacado (  = 4 a 7) Indústria (  = 10) Alta tecnologia (  = 25) Relação–Padrão entre diferentes tipos de empresas Calculo da relação padrão ρ = Uso anual do último tem A Uso anual do útimo item B ρ = = 4,7 é provável que a empresa do exemplo é do tipo atacadista. 304

23 Exercício Exercício CURVA ABC CURVA ABC
Através da abordagem A-B-C para controle de estoque, o gerente de uma oficina de automóveis espera alcançar uma melhor alocação dos esforços para o controle dos estoques. Dadas as utilizações mensais na tabela a seguir, classifique os itens nas categorias A,B,C, de acordo com o valor monetário de sua utilização.

24 Políticas de Estoques

25 Classificação XYZ A CLASSIFICAÇÃO XYZ DE ESTOQUES tem como critério o grau de criticidade ou imprescindibilidade do material para as atividades onde eles estarão sendo utilizados

26 CRITÉRIOS DA CLASSIFICAÇÃO XYZ
CLASSE CARACTERÍSTICAS X - Máxima criticidade; imprescindíveis. - Faltas podem provocar paradas e colocar em risco as pessoas, o ambiente e o patrimônio. - Não podem ser substituídos por outros equivalentes Y - Criticidade média. - Faltas podem provocar paradas e colocar em risco as pessoas, o ambiente e o patrimônio da empresa. - Podem ser substituídos por outros com relativa facilidade. Z - Baixa criticidade. - Faltas não acarretam paralisações, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. - Elevada possibilidade de usar materiais equivalentes. - Grande facilidade de obtenção.

27 Classificação XYZ ITEM O ITEM É IMPRESCINDÍVEL?
O ITEM POSSUI EQUIVALENTES ? O ITEM EQUIVALENTE É ENCONTRADO FACILMENTE ? CLASSE LMN Não Sim Z KLF Y RTC X FGH PLC y

28 CLASSE CARACTERÍSTICAS Item X - Máxima criticidade; imprescindíveis. 4066 - Faltas podem provocar paradas e colocar em risco as pessoas, o ambiente e o patrimônio. 9280 - Não podem ser substituídos por outros equivalentes Y - Criticidade média. 4021 - Faltas podem provocar paradas e colocar em risco as pessoas, o ambiente e o patrimônio. 4400 - Podem ser substituídos por outros com relativa facilidade. 6850 4050 3010 6500 Z - Baixa criticidade. 9402 - Faltas não acarretam paralisações, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. - Elevada possibilidade de usar materiais equivalentes. - Grande facilidade de obtenção.

29 Níveis de serviço... Níveis de serviço A B C X Muito altos Y Z Baixos
Custo de estocar Níveis de serviço A B C X Muito altos Y Z Baixos Custo de faltar

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31 Revisão Periódica (15 dias)
CLASSE X Y Z A Revisão Periódica (7 dias) Fill rate 99,0% 97,0% 94,0% B (15 dias) Revisão Periódica (15 dias) 90,0% C (30 dias) Revisão Periódica (30 dias) 80,0%

32 Revisão Contínua Revisão Periódica
Q tempo Unidades em estoque LT ROP SS Revisão Periódica tempo L Estoque objetivo Período de revisão SS

33 A previsão de demanda do período (t+1) tem uma Distribuição Normal
R-3σR R+3σR R-2σR R+2σR R-1σR R+1σR R σR=1,25*DAM Previsão do Período (t+1)

34 A previsão de demanda do período (t+1) tem uma Distribuição Normal
Previsão do Período (t+1) R-3σR R+3σR R-2σR R+2σR R-1σR R+1σR R σR=1,25*DAM 50,0 %

35 A previsão de demanda do período (t+1) tem uma Distribuição Normal
Previsão do Período (t+1) R-3σR R+3σR R-2σR R+2σR R-1σR R+1σR R σR=1,25*DAM 50,0 % 84,1 %

36 A previsão de demanda do período (t+1) tem uma Distribuição Normal
Previsão do Período (t+1) R-3σR R+3σR R-2σR R+2σR R-1σR R+1σR R σR=1,25*DAM 50,0 % 84,1 % 97,7 %

37 A previsão de demanda do período (t+1) tem uma Distribuição Normal
Previsão do Período (t+1) R-3σR R+3σR R-2σR R+2σR R-1σR R+1σR R σR=1,25*DAM 50,0 % 84,1 % 97,7 % 99,9 %

38 A previsão de demanda na semana 13 tem uma Distribuição Normal
Previsão na semana 13 40 160 60 140 80 120 100 σR= 20 50,0 % 84,1 % 97,7 % 99,9 %

39 Exemplo 1 Fornecedor Transporte Varejo Consumidor Dados
R=100/semana Demanda média por período (Demanda estável) σR= Desvio padrão da demanda por período L= 0 (imediato) Lead time médio para ressuprimento SL= Desvio Padrão do lead time T= 1 semana Intervalo de Revisão CSL = 97,7% Nível de Serviço de Ciclo (Probabilidade de atender a demanda durante T+ L)

40 A previsão de demanda na semana 13 tem uma Distribuição Normal
40 160 60 140 80 120 100 σR= 20 Previsão na semana 13

41 A previsão de demanda na semana 13 tem uma Distribuição Normal
Previsão na semana 13 σR= 20 40 160 60 140 80 120 100 50,0 % 84,1 % 97,7 % 99,9 % CSL=97,7%

42 O conceito de estoque de segurança
É o estoque que temos acima da média da demanda. No Teste 1 o estoque de segurança (SS) é de = 40 unidades. Para aumentar a probabilidade de atender a demanda (nível de Serviço de Ciclo - CSL) de 97,7% para 99,9% teríamos que aumentar o estoque de segurança de 40 para 60 unidades.

43 Modelo de Reposição Periódica (T= 1 semana, L=0)
CSL = 97,7% Qtdade OUL = 140 OUL = 9,8 dias SS = 40 SS = 2,8 dias tempo T = 1 semana T = 1 semana T = 1 semana T= 1 semana Fórmulas OUL= R.(T+L) + SS Nível de Referência (Order up to level) Estoque de Segurança (Safety Inventory) F-1(CSL) = INV.NORMP(CSL) Fator de Serviço Desvio Padrão no periodo T+L

44 TESTE 1 Coloque-se na posição de um gestor que tem um estoque de 125 unidades na segunda feira. Qual a probabilidade da demanda ser atendida? Se quisermos ter um risco de não atendimento da demanda de menos de 1%, qual deveria ser o estoque?

45 As funções do Excel ajudam a resolver este tipo de questão
De OUL (X) para CSL (área) Área (%) = DIST.NORM(x;média;desvio padrão;cumulativo) A área representa a probabilidade da demanda ser um valor inferior a X (CSL) (OUL) Do CSL (área) para o OUL(X) X = INV.NORM(probabilidade;média;desv_padrão) O X representa o “estoque” correspondente à probabilidade CSL

46 Resposta do teste 1 no excel

47 Modelo de Reposição Periódica (T= 1 semana, L=0)
CSL=99,0% Qtdade OUL = 147 OUL = 10,3 dias SS = 47 SS = 3,3 dias tempo T = 1 semana T = 1 semana T = 1 semana T= 1 semana

48 Dois problemas para praticar
Dados R=1.000/semana Demanda média por período (Demanda estável) σR= Desvio padrão da demanda por período L= 0 (imediato) Lead time médio para ressuprimento SL= Desvio Padrão do lead time T= 1 semana Intervalo de Revisão Um hospital tem 1300 frascos de um medicamento. Qual a probabilidade da demanda ser atendida (CSL)? Se quisermos ter um risco de não atendimento da demanda durante a semana de menos de 5%, qual deveria ser o estoque?

49 Resposta do teste 2 no excel

50 Modelo de Reposição Periódica (T= 1 semana, L=0)
CSL=99,0% Qtdade OUL = 1329 OUL = 9,3 dias SS = 329 SS = 2,3 dias tempo T = 1 semana T = 1 semana T = 1 semana T= 1 semana

51 Nova Condição Modelo de Revisão Periódica
O que acontece se o intervalo de revisão é de 2 semanas? A minha demanda é medida semanalmente!!! Qual será minha demanda no intervalo de 2 semanas? Será que posso somar as previsões das 2 próximas semanas?

52 Exemplo 2 Fornecedor Transporte Varejo Consumidor Dados
R=100/semana Demanda média por período (Demanda estável) σR= Desvio padrão da demanda por período L= 0 (imediato) Lead time médio para ressuprimento SL= Desvio Padrão do lead time T= 2 semanas Intervalo de Revisão CSL = 97,0% Nível de Serviço de Ciclo (Probabilidade de atender a demanda durante T+ L)

53 Que incerteza considerar?
Ela não é diretamente a incerteza da demanda semanal, mas sim esta incerteza agregada por todo o período de exposição (T+L) No caso de reposição periódica a incerteza é composta pela demanda no intervalo de revisão (T) e pela demanda que ocorre durante o tempo de ressuprimento do fornecedor (L) devemos usar a demanda agregada durante o intervalo T+L Vamos considerar por enquanto o intervalo de revisão de 2 período e o tempo de ressuprimento (L) igual a zero (Entrega imediata.

54 Como Agregar a demanda ? RT = R13 + R14 = 100 + 100 = 200
Demanda no período T (2 semanas) σT= 28,3 RT= 200 RT = R13 + R14 = = 200 T = R132+ R142 = *R = *20 = 28,3

55 Demanda Agregada para 2 semanas (T)
Demanda para as próximas duas semanas CSL=97,0% σR= 28,3 200 228 257 284 50,0 % 84,1 % 97,7 % 99,9 %

56 Resposta do Exemplo 2 no excel

57 Modelo de Reposição Periódica (T= 2 semana, L=0)
CSL=97,0% Qtdade OUL = 253 OUL = 19 dias SS = 53 SS = 4 dias tempo T = 2 semana T = 2 semana T = 2 semana T= 2 semana

58 Nova Condição Modelo de Revisão Periódica
O que acontece se o tempo de ressuprimento é 0,5 semanas ? Como calcular a demanda durante o período T+L ?

59 Exemplo 3 Fornecedor Transporte Varejo Consumidor Dados
R=100/semana Demanda média por período (Demanda estável) σR= Desvio padrão da demanda por período L=0,5 semanas Lead time médio para ressuprimento SL= Desvio Padrão do lead time T= 2 semanas Intervalo de Revisão CSL = 92,0% Nível de Serviço de Ciclo (Probabilidade de atender a demanda durante T+ L)

60 Que incerteza considerar?
Ela não é diretamente a incerteza da demanda semanal, mas sim esta incerteza agregada por todo o período de exposição (T+L) No caso de reposição periódica a incerteza é composta pela demanda no intervalo de revisão (T) e pela demanda que ocorre durante o tempo de ressuprimento do fornecedor (L) devemos usar a demanda agregada durante o intervalo T+L Vamos considerar o intervalo de revisão de 2 período e o tempo de ressuprimento (L) igual a 0,5 semana com desvio padrão zero.

61 Como Agregar a demanda ? Demanda Lead Time
Demanda no período T + L (2,5 semanas) Demanda no período T+L (2,5 semanas) Demanda Lead Time L= 0,5 semana SL= 0 σT+L= 31,6 RT+L= 250 RT+L = (T+L)*R = (2+0,5)*100 = 250 = = 31,6

62 Demanda Agregada para 2,5 semanas (T+L)
Demanda no Período T+L σT+L= 31,6 RT+L=250 CSL=92,0% 294 92,0 %

63 Resposta do Exemplo 3 no excel

64 Modelo de Reposição Periódica (T= 2 semana, L=0)
CSL=92,0% Qtdade OUL = 294 OUL = 17,6 dias SS SS = 44 SS = 2,6 dias L=0,5 L=0,5 L=0,5 tempo T=2 semanas T=2 semanas T=2 semanas T=2 semanas

65 Exercício A demanda semanal por Lego na Wal-Mart é distribuida normalmente com uma média de 2500 caixas e um desvio-padrão de 500. O tempo de ressuprimento é de duas semanas e o gerente da loja decidiu revisar seu estoque a cada quatro semanas. Adotando a política de ressuprimento de revisão periódica: Calcule o estoque de segurança (SS) que a loja deve manter para oferecer um nível de serviço de ciclo de 90 %. Calcule o nível de referencia (OUL) para esta política. Desenhe o modelo de estoque para reposição periódica de 4 semanas.

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67 Medidas de disponibilidade do produto?
UNIDADES DE MEDIDA Nível de Serviço por ciclo (CSL, Cycle Service Level) Probabilidade de atender a demanda durante T+ L CSL = 90 % - A cada 10 ciclo de ressuprimento (T+L), em 9 ciclos a loja não sofre falta de estoque. Observe que isso não significa que a loja teve 10% de falta de atendimento do produtos. Grau de atendimento do produto (fr, fill rate ) Probabilidade de a demanda do produto ser atendida com o estoque disponível. fr=90% - A cada 100 pedidos do produto A, eu atendo 90 a partir do estoque,sendo que os 10 restantes são perdidos devido a falta de estoque. Falta esperada por ciclo de ressuprimento (ESC, Expected shortage per rephenishment Cycle) Média de unidades da demanda que não são atendidas com o estoque por ciclo de ressuprimento. ESC=25 unidades – E média em cada ciclo de ressuprimento, 25 unidades são pedidos pelos clientes, mas não estão disponíveis no estoque.

68 Qual a falta esperada por ciclo de ressuprimento?
Demanda durante o ciclo de ressuprimento (T+L) σT+L= 31,6 RT+L=250 CSL=92,0% 294 Demanda é atendida e sobra produto Demanda não é atendida e falta produto

69 Qual a falta esperada por ciclo de ressuprimento?
Demanda durante o ciclo de ressuprimento (T+L) σT+L= 31,6 RT+L=250 CSL=92,0% 294 Demanda não é atendida e falta produto ESC = -ss(1-DIST.NORM(ss/T+L; 0; 1; 1)) + T+L DIST.NORM(ss/T+L; 0;1; 0)

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71 Exercício A demanda semanal por Lego na Wal-Mart é distribuida normalmente com uma média de 2500 caixas e um desvio-padrão de 500. O tempo de ressuprimento é de duas semanas e o gerente da loja decidiu revisar seu estoque a cada quatro semanas. Adotando a política de ressuprimento de revisão periódica: Calcule o estoque de segurança (SS) que a loja deve manter para oferecer um nível de serviço de ciclo de 90 %. Calcule o nível de referencia (OUL) para esta política. Calcule o grau de atendimento desta política (fr)

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73 Exemplo A demanda semanal pelos brinquedos Lego na Wal-Mart é distribuida normalmente com uma média de 2500 caixas e um desvio-padrão de 500. O lead time de ressuprimento é de duas semanas e o gerente da loja decidiu adotar um modelo de revisão periódica de duas semanas. Adotando esta política de ressuprimento de revisão periódica: Calcule o estoque de segurança (SS) que a loja deve manter para alcançar um grau de atendimento de 97,5 % Construa a curva grau de atendimento versus estoque de segurança. Qual o grau de atendimento indicado para este produto? Que medidas gerenciais podem ser adotadas de modo a reduzir o estoque de segurança sem afetar a disponibilidade de produto?

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76 Orientação para estudo
Capítulo 8 Políticas de revisão periódica – pág. 211 a 213 Determinando o nível adequado de estoque de segurança- pág 183 a 185 Medindo a disponibilidade de produto – pág. 185 a 195 O impacto da incerteza da demanda sobre o estoque de segurança – pág.195 a 197 Fazer o Exercício 2

77 Revisão Contínua Revisão Periódica
Q tempo Unidades em estoque LT ROP SS Revisão Periódica tempo L Estoque objetivo Período de revisão SS


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