Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAugusto de Sintra Barbosa Alterado mais de 5 anos atrás
1
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib -2017-
Professores de Ciências: saberes docentes e processos de formação -Parte I- Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib -2017-
2
SER DOCENTE: dimensões epistemológica, didática e axiológica
PROFESSOR ALUNO CONTEXTO/FINALIDADE CONHECIMENTO
3
SABERES DOS PROFESSORES DE FÍSICA
CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E AFINS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROCEDIMENTOS DE ENSINO
4
SABERES PROFISSIONAIS: tipologias/destaques diversos
Tardiff (2005); Shulman (1986; 1987): Saberes sobre a matéria a ser ensinada conteúdos de ensino currículo contextos e dos fins educacionais Saberes sobre métodos de ensino pedagógico geral pedagógico do conteúdo Saberes sobre a aprendizagem alunos e de suas características Azevedo (2013): Saber relativo à auto-organização docente Trabalho docente
6
O desenvolvimento dos saberes profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA
saberes teóricos saberes práticos saberes profissionais
7
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
O que deverão “saber” e “saber fazer” os professores que ensinam Ciências ? 3. Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem e sobre a aprendizagem em Ciências. 4. Analisar o ensino com fundamentação teórico-prática Possibilitam 2. Conhecer e questionar o pensamento docente espontâneo. O que exige Possibilitam Possibilitam O que exige 8. Utilizar a pesquisa e a inovação. 5. Saber preparar atividades. 1. Conhecer a matéria a ser ensinada. 6. Saber dirigir a atividade dos alunos. 7. Saber avaliar. Carvalho, A.M.P.de & Gil-Pérez, D. “Formação de Professores de Ciências”. São Paulo : Cortez Editora, 1993.
8
Questão para a continuidade:
Que processos de formação potencializam o desenvolvimento dos saberes docentes essenciais aos professores de ciências?
9
BIBLIOGRAFIA ABELL, S. Research on science teachers´ knowledge. In S. K. ABELL AND N. G. LEDERMAN (Eds.), Handbook of research on science education. Mahwa, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates p AZEVEDO, M.N.; ensinar ciências e pesquisa-ação: saberes docentes em elaboração. Jundiaí, Paco Editorial, CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de Ciências: Tendências e Inovações. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, v p TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Ed. Vozes, 2005. SHULLMAN, L. Those who undertand: knowledge growth in teaching. In; Educacuonal Researcher, 15(2), 1986. ____________Knoledge and teaching: foundations of thenex reform. Harvard Educational Review, v. 57, n.1, 1987.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.