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Aluna: Maria Jéssica Carlos Castro Orientadora: Prof. Willana Nogueira Medeiros Galvão.

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1 Aluna: Maria Jéssica Carlos Castro Orientadora: Prof. Willana Nogueira Medeiros Galvão

2   Esta monografia tem como objetivo geral investigar o que tem sido posto em relevo pela literatura da área no que diz respeito a formação dos professores para atuação na educação infantil. Como objetivos específicos temos:  Identificar as dificuldades e desafios da profissão;  Analisar os elementos que permeiam a construção da identidade docente. OBJETIVOS

3  FATOR RELEVANTE PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SÁTIRO, Angélica (2013,P.62) descreve: O educador de crianças de 2 a 5 anos deve ter consciência de que realiza um trabalho propedêutico, prévio, de base. É como preparar o terreno para semear. Mas como se sabe, as sementes quando estão germinando debaixo da terra, são invisíveis. Portanto, não pode esperar ver flores e frutos e não se deve esquecer que esse trabalho invisível da semente gera o posterior aparecimento da flor. Ou seja quando mais nova for a criança, menos poderão ser vistos os resultados imediatos do trabalho realizado com habilidades de pensamento, valores e atitudes éticas. Isto não significa que não esteja acontecendo nada, o que o educador precisa lembrar é que estará interferindo em um nível estrutural, ajudando as crianças a formar sua base cognitiva e moral de modo mais intencional, consciente e qualitativo.

4   Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, onde buscou-se diferentes livros e revistas, como também fontes tecnológicas, em busca de citações de diferentes autores, apresentando assim a história da Educação infantil em seus aspectos culturais, sociais e legais, abordando a identidade das creches e pré-escolas, como também o processo de ensino na educação infantil, o papel do professor e sua missão de educar. PESQUISA BIBIOGRÁFICA

5   A criança hoje é vista como um sujeito histórico e de direitos, é o centro do planejamento e se desenvolve com as interações com o outro e a natureza. As instituições de Educação devem assegurar a educação em sua integridade, possibilitando as crianças a viver experiências diversas, para isso é necessário um bom planejamento das atividades educativas, estando o educador em constante processo de formação, preocupando-se com o desenvolvimento do seu bem mais precioso, os alunos. ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA

6   Percebe-se que a educação infantil passou por diversas lutas e conquistas para chegar ao que se entende hoje por educação infantil, no entanto trabalhar com essa clientela requer muita dedicação, e lidar com desafios profissionais diversos.  O cenário da educação infantil deve ser alegre, encantadora e desafiadora para a criança, cabe aos responsáveis pelas instituições proporcionar esses ambientes e os momentos de interações, dessa forma percebe-se a necessidade da avaliação na educação infantil, que é usado como suporte no planejamento, buscando estratégias para superar os objetivos que não foram alcançados.  Conclui-se então, que a educação infantil é cheio de desafios e descobertas, é primordial que se realize um trabalho com amor, com dedicação, pois a nossa clientela, são crianças que necessitam de amor, carinho e acima de tudo que seja respeitado seus aspectos físicos, sociais e morais. CONCLUSÃO

7  REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS ANTUNES, Celso. A criatividade em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, MEC, 1998. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Federal nº 9.394, de 26/12/1996. DALHBERG,G.;MOSS,P,;PENCE, A Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre :2003. FONSECA,J.J.S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza; UEC, 2002. Apostila. FRANCO, Sergio Roberto Kieling. O Construtivismo e a Educação. Porto Alegre: Mediação, 1995. FREIRE, Madalena. Primavera Madalena. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre: SME. 1989.  GOLDENBERG,M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro; Rcord, 1997.  PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. Rio de Janeiro, 1987.  SANT`ANNA, Dalmir. Professor Educador: A missão. Fortaleza: C e NE, 2015.  SÁTIRO, Angélica. Brincar de pensar: com crianças de 3 a 4 anos. São Paulo: Ática, 2012.  SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: 2000.  VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fortes, 1988.  VIGOTSKY, L.S. A Formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, 6 ed. Tradução: José Cipola Neto. São Paulo: Martins Fontes 1998.

8 “ Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer.” (Dwight Eisenhower)

9 OBRIGADO !!!!!!!!


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