A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infertilidade - Um Sonho de uma Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infertilidade - Um Sonho de uma Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Infertilidade - Um Sonho de uma Vida

2 Introdução O tema da infertilidade é actual e, talvez por isso é que o escolhi. Este trabalho vai-me permitir informar-me melhor sobre o assunto, assim como a todos os meus colegas e leitores do mesmo. Considero que possa vir a ser um problema no seio de uma família e na vida íntima de um casal, problema este que hoje já pode ser ultrapassado. É agravado pelo stress e pelo aumento da idade média em que a mulher tem o primeiro filho. A melhor forma de ultrapassar este problema é ter acesso à informação, e vou, para isso, vou tentar esclarecer alguns assuntos.

3 Infertilidade: o que é? Trata-se da incapacidade, temporária ou permanente, de conceber um filho e de levar a termo uma gravidez até ao parto. É actualmente um problema comum que ataca homens e mulheres, proveniente de motivos internos ou de contributos inconscientes do ser humano. Considera-se que existe um problema de infertilidade quando o casal tem relações sexuais, regularmente sem utilizar contracepção, sem que ocorra uma gravidez. No entanto, isso não significa que ela não possa ocorrer naturalmente após o período de um ano de tentativas, através de técnicas específicas, pois a infertilidade total, ou esterilidade, é uma situação rara.

4 Tipos de infertilidade
Pode-se classificar dois tipos de infertilidade: • Infertilidade primária – incapacidade fisiológica de uma primeira gravidez • Infertilidade secundária – incapacidade fisiológica de uma segunda ou mais gravidezes.

5 Causas de infertilidade
Causas da Infertilidade Masculina Das causas de infertilidade, 30% são de causa masculina, 30% de causa feminina, 30% são de causa feminina e masculina e 10% de causas indeterminadas.

6 O que fazer? 1.º procure ajuda médica ao fim de dois anos, se a mulher tiver menos de 30 anos, e ao fim de um ano se ela já tiver ultrapassado essa idade. 2.ºproceda a exames, de modo a determinar as causas desse problema: espermograma; análise ao sangue, exame ao colo cervical, teste do muco cervical, ecografias, testes hormonais, exames radiológicos 3.º proceda a tratamentos.

7 Infertilidade em Portugal
Em Portugal, estima-se que haja cerca de 500 mil casais inférteis, o que significa que existe um milhão de pessoas que não conseguem ter filhos. Este número representa 10% da população total portuguesa. E a tendência é ainda para aumentar mais.

8 Quais os tratamentos disponíveis?
Medicação, Cirurgia, Técnicas laboratoriais: As taxas de sucesso para estes tratamentos variam de acordo com a técnica utilizada e de acordo com algumas outras condições, tais como a duração da infertilidade anterior ao início do tratamento.

9 Técnicas laboratoriais
Tratamento Hormonal - Para o homem ou para a mulher, activa a produção e melhora a qualidade dos óvulos ou dos espermatozóides. O seu êxito depende da técnica de reprodução assistida que se utilize a seguir (Inseminação intra-uterina ou FIV- Fecundação in vitro). Inseminação intra-uterina - é a técnica menos invasiva e é geralmente confundida com a Fecundação in vitro. Fecundação in vitro - recorre-se a esta técnica quando existe uma obstrução de trompas ou condutos, um problema nos ovários ou ainda se o esperma é de baixa qualidade. Microcirurgia - uma intervenção que consiste em eliminar mediante um cateter a obstrução da trompa (na mulher) ou o conduto do sémen (no homem). Esta intervenção é realizada com anestesia geral. Injecção intracitoplasmática - é a técnica mais actual e utiliza-se quando o sémen não é rico em espermatozóides, ou ainda, quando estes são de baixa qualidade. É uma técnica muito semelhante à da Fecundação in vitro.

10 Que alternativas existem?
Caso não seja possível a gravidez, resta sempre ao casal a possibilidade da adopção, que pode constituir a alternativa mais viável à parentalidade biológica

11 Após várias tentativas...
Adopção...um acto de Amor... Os casais que, após várias tentativas não conseguem ter filhos, optam pela adopção. Esta solução parece ser a ideal, no entanto, é um caminho difícil de percorrer O motivo que leva um casal a optar pela adopção é a necessidade de ter um filho que possam amar. O seu principal objectivo é dar e receber amor, cuidar de uma criança e dedicarem-se completamente a um filho.

12 Implicações da Infertilidade
Um diagnóstico de infertilidade acarreta também sobrecargas emocionais e sociais intensas.. Os casais inférteis sentem frustração, perda de controle, isolamento em relação a amigos e família, depressão e sofrimento Essas emoções podem por vezes parecer devastadoras e a evolução inevitável é o stress e a depressáo.

13

14 Para todos os que já passaram por este problema
Ou que viram alguém passar Aqui ficam algumas mensagens de incentivo Pois o importante é continuar a lutar

15

16

17 Fim


Carregar ppt "Infertilidade - Um Sonho de uma Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google