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Gestão de qualidade Geovany Polli Biora 7º Sian – Unibrasil

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Apresentação em tema: "Gestão de qualidade Geovany Polli Biora 7º Sian – Unibrasil"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de qualidade Geovany Polli Biora 7º Sian – Unibrasil
Engenharia de Software – Viviane Dal Molin de Souza

2 Definição Gestão da Qualidade inclui todas as actividades da organização para determinar o desempenho da qualidade. Políticas, objetivos e responsabilidades para que o projeto possa satisfazer as necessidades para as quais foi empreendido.

3 Abordagens Tecnologia competente Economia atraente Mudança no papel
Capacitação

4 Conceitos Qualidade Produtividade
Um software adequado a empresa, ao cliente e/ou ao usuário e atende aos padrões de qualidades pré-definidos. Quando concluído deverá gerar informação com qualidade, útil, precisa, confiável e clara. Produtividade Quando o resultado final (produto) com qualidade é disponibilizado no tempo pré-definido ou antes.

5 Competitividade Eficiência Eficácia
Um software é competitivo no mercado quando atende os itens anteriores. Eficiência Fazer a coisa bem e com desempenho. Baseada em métodos, meios e tempo. Eficácia Fazer as coisas certas. Baseada em resultados e produtos.

6 Efetividade Economicidade
Fazer certa a coisa certa da maneira correta. Soma da eficiência com a eficácia. Economicidade Ausência de desperdícios.

7 Indícios de baixa qualidade
Na empresa Indefinição de planejamento, metas, etc. Falta de visão estratégica. Baixo investimento. Nos gestores Falta de postura gerencial. Sem conduta de ação. Dificuldade com pessoas.

8 No cliente Na equipe Desconhecimento dos recursos. Reclamações.
desconfiança. Na equipe Pouca motivação. Faltas e atraso. Falta de treinamento.

9 No sistema Nos equipamentos Lentidão. Intermináveis.
Falta de documentação. Nos equipamentos Inadequado. Instalações impróprias. Ausência de backup.

10 Gestão de processos Ciclo PDCA
Um método que se baseia-se no controle de processos, foi desenvolvido na decada de 30. Planejamento. Execução. Verificação.

11 Plan = Planejar (Planejamento da qualidade)
Identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-las. Qualidade planejamento é realmente sobre o conjunto inicial de hipóteses sobre como vamos gerir a qualidade de nossos projetos. O que queremos? O que será feito? Quais são as metas? Quais os métodos?

12 Do = Executar (Realize Quality Assurance)
Aplicando o planejado e sistemática da qualidade, atividades para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para satisfazer os requisitos. Ter certeza que estamos construindo o produto certo desde o início. Reuniões. Olhar para as necessidades de todos os ângulos. Sistema de arquitetura. Desenvolvimento. Análise e concepção. Usabilidade.

13 Check = Verificar (Realize Controle de Qualidade)
Acompanhamento do projeto específico para determinar se os resultados forem conformes com as normas de qualidade e identificar maneiras de eliminar as causas de desempenho insatisfatório. Teste automatizado, manual. Corrigir o quanto antes. Revisão a cada “função” entregue.

14 Action = Agir Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas. Correções. Ações corretivas ou melhoria. Possíveis desvios e soluções. Disponibilização. Atendimento.

15

16 TQM Total Quality Managment Melhoria gradual e continua. Satisfação.
Fatos e dados. Avaliação. Treinamento. Busca de erros.

17 Método 5 W e 1 H What Who When Where Why How
O que será feito e sua contra partida. Who Quem fará. When Quando será feito. Where Onde será feito. Why Por quem será feito. How Como e qual método ouo maneira.

18 ISO’s e Certificações ISO 9001:2008 ISO 9000:2005 ISO ISO 9004:2000
A parte de um conjunto de referenciais normativos que especifica o sistema de gestão de qualidade. ISO 9000:2005 Define os fundamentos e vocabulário utilizado nos sistemas de qualidade. ISO ISO 9004:2000 Define um conjunto de linhas orientadoras para a melhoria contínua.

19 ISO 9001:2008 E uma abordagem à qualidade orientada a processos que se baseia em 8 princípios da gestão de qualidade. Focalização no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Abordagem por processos; Abordagem da gestão como um sistema; Melhoria contínua; Abordagem à tomada de decisão baseada em fatos; Relações mutuamente benéficas com fornecedores;

20 Importante lembrar! Os processos, metodologias e normativos ajudam as equipas de projeto a criar serviços/produtos que satisfazem as necessidades reais dos consumidores, e não ao contrário.

21 CMM e CMMI SW-CMM CMM (Capability Maturity Model)
É a aplicação de todos os conceitos do TQM ao desenvolvimento de software. CMM (Capability Maturity Model) Modelo de gestão de qualidade aplicável aos processos de desenvolvimento de SW. Descreve elementos chave para um processo eficaz e o caminho evolutivo para um processo maduro disciplinado. Busca da melhoria continua, aprimorando a habilidade da organização.

22 CMMI (Capability Maturity Model Integrated)
CMMI-SW Engenharia de SW. CMMI-SE Engenharia de Sistemas. CMMI-SE/SW Engenharia de Sistemas + SW. CMMI-SE/SW/IPPD Engenharia de Sistemas + SW + Produto integrado e desenvolvimento de processos.

23 Questões!


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