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PublicouGustavo Campos Bonilha Alterado mais de 6 anos atrás
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Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
TÊXTEIS E CONFECÇÕES Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
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SETOR DE TÊXTEIS NO MUNDO
Comércio mundial atinge valores de US$ 316 bilhões Mudança nos padrões de consumo e produção Tendência de maior consumo de fibras químicas Dependência das variações da moda Relocalização constante das atividades do setor
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PERFIL DO SETOR NO BRASIL
São mais de 30 mil empresas e mais de 1,5 milhões de trabalhadores No Brasil, setor de têxteis é o que mais exporta O setor de confecções brasileiro é, no entanto, mais dinâmico do que o setor de têxteis
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PERFIL DO SETOR NO BRASIL
Principais produtos de exportação: toalhas, calças, camisetas de algodão e algodão O Brasil importa filamentos sintéticos da Coréia do Sul, Taiwan e Indonésia Exportações brasileiras de têxteis e confecções representam cerca de 0,5% das exportações globais desses produtos
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IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES
Maiores exportações: EUA (28%), Mercosul (24%), UE (16%) Maiores importações: da UE (16%), da China (14%), do Mercosul (13%), de Taiwan (10%)
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QUADRO COMPARATIVO DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO DE TÊXTEIS E CONFECÇÕES
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O ALGODÃO no BRASIL Cultura eficiente do algodão é indispensável no Brasil 65% dos tecidos brasileiros são feitos de algodão 75% das roupas, no Brasil, são feitas de algodão
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DIFICULDADES RECENTES DO ALGODÃO
Praga do Bicudo no Nordeste, fim dos anos 80 Abertura comercial, anos 90 De grande exportador de algodão beneficiado e fios, Brasil passou a grande importador
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HISTÓRICO RECENTE DO SETOR NO BRASIL
Década de 90: abertura comercial; forte recessão e desemprego; desregulamentação da economia; problemas específicos com o algodão RESULTADO: A cadeia de Têxteis e Confecções perde participação no PIB brasileiro. Em 90 = 3%, em 96= 2%; Aumento das importações, especialmente da Ásia
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A REAÇÃO DO BRASIL (I) 94-97: investimentos em máquinas; ao total, investimentos somaram cerca de US$ 7 bilhões AÇÕES DO GOVERNO: programa especial do BNDES; desvalorização do Real; pesquisa da Embrapa; incentivos à cotonicultura
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A REAÇÃO DO BRASIL (II) AÇÕES DA INICIATIVA PRIVADA: aumento da produtividade, redução de pessoal; terceirização; especialização; tecnologia Relocalização da produção de algodão (Nordeste) Aumento da produtividade do algodão
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ALGODÃO NOS DIAS DE HOJE
Os novos investimentos e a relocalização das indústrias tornou o plantio de algodão brasileiro o segundo mais competitivo do mundo, depois da China O Brasil é o terceiro produtor mundial de malha de algodão, depois dos EUA e da Índia
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INICIATIVAS INTERNACIONAIS
Memorando de Entendimento Brasil-União Européia (novembro de 2002) Ganhos: suspensão da aplicação do regime de cotas para todas as importações de produtos de têxteis e vestuário vindos do Brasil Suspensão do regime de cotas para 240 códigos da NCM.
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ESTADOS UNIDOS Recuperação da competitividade, com desvalorização do Real, em 1999 Aumento das exportações Flexibilidades acionadas para algumas categorias (camisas, roupas de cama e toalhas) Importações asiáticas Contencioso do ALGODÃO
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CONTENCIOSO ALGODÃO Pedido para estabelecimento do panel em Cláusulas do Acordo sobre Subsídios e Acordo sobre Agricultura Relatório preliminar do Panel foi favorável aos argumentos brasileiros Relatório final será apresentado em Espera-se que os EUA recorram ao Órgão de Apelação
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O BRASIL E O ITCB O Brasil é membro fundador do “International Textiles and Clothing Bureau” Foro que congrega países em desenvolvimento produtores e exportadores de têxteis e confecções
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O BRASIL e o ATV Acordos Multifibras Notificados pelo Artigo 2 do ATV: EUA, UE e Canadá - 6.10 Coréia do Sul, 2003 (acordo) Taiwan, 2003 (acordo) Implementação do ATV - Rodada de Doha Parágrafos 4.4 e 4.5
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FIM DO ATV Substituição das cotas por barreiras não-tarifárias: mudança nas regras de origem, medidas de defesa comercial, padrões trabalhistas, proteção do meio ambiente Maior competição entre os países produtores de têxteis e confecções
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DESAFIOS para o BRASIL Competitividade dos asiáticos
Inovar em tecnologia Inovar e transferir tecnologia para produção de fibras sintéticas Inovar em recursos mercadológicos Conquistar mercados
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