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Pesquisa Mercadológica

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Apresentação em tema: "Pesquisa Mercadológica"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Mercadológica
Unidade 1 | Métodos e tipos de pesquisa mercadológica Seção Tipos de pesquisa mercadológica, fontes e métodos de levantamento de dados Prof. Cristiano Magalhães Contatos - AVA Blog: cristianomagalhaes.wordpress.com

2 Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa
cristianomagalhaes.wordpress.com Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa Qualitativa é a denominação dada à abordagem de pesquisa que investiga e analisa dados, usualmente levantados em pequenas amostras, que não podem ser medidos de forma quantitativa, como pensamentos, motivações, sentimentos e crenças, procurando entender o significado e a natureza do fenômeno a ser estudado, e auxiliando ainda o pesquisador a identificar o que precisa ser mensurado em relação a esse fenômeno (MALHOTRA, 2011; MATTAR, 2012; YASUDA & OLIVEIRA, 2013). É um conjunto de procedimentos que adota abordagens e técnicas de pesquisa para aprofundar o conhecimento e a compreensão do comportamento humano e da sua complexidade sob variados contextos.

3 cristianomagalhaes.wordpress.com A função de medir as variáveis levantadas pela pesquisa qualitativa é justamente da pesquisa quantitativa, que é aquela pesquisa estruturada e realizada, formalmente, para medir um dado fenômeno por meio de práticas empíricas (baseadas na experiência e na observação), que focam a medição e a análise de dados numéricos, procurando construir uma relação estatística entre as variáveis que influenciam esse fenômeno e proporcionando ainda o levantamento de uma expressiva quantidade de dados. Na sua opinião o seu trabalho interfere/prejudica a sua formação acadêmica? Resposta: ( ) Sim ( ) Não Resposta mais concisa: (  )Não interfere (  )Interfere pouco (  )Interfere moderadamente  (  )Interfere totalmente

4 cristianomagalhaes.wordpress.com Pesquisa quantitativa é um conjunto de procedimentos que adota abordagens e técnicas de pesquisa para expressar, em números, opiniões, sentimentos e informações, exigindo, quase sempre, o tratamento estatístico dos dados para então categorizá-los e analisá-los antes de se chegar a uma conclusão. Também tem a finalidade de testar hipóteses, confirmando ou não a sua veracidade, possibilitando que os dados levantados em uma amostra representativa sejam generalizados para o universo do qual essa amostra faz parte.

5 cristianomagalhaes.wordpress.com As pesquisas qualitativas são indicadas em situações em que não se tem um problema de pesquisa definido e os objetivos não estão descritos de modos específicos, sem estarem claramente estabelecidos, de forma que o pesquisador ainda não tem consciência do que deve ser medido. A pesquisa qualitativa também é recomendada quando se precisa saber como os clientes estão usando um equipamento ou um produto no seu ambiente natural, o que é feito por meio da observação in loco, proporcionando uma ótima oportunidade para gerar o melhoramento do equipamento ou do produto.

6 cristianomagalhaes.wordpress.com As pesquisas qualitativas são indicadas em situações em que não se tem um problema de pesquisa definido e os objetivos não estão descritos de modos específicos, sem estarem claramente estabelecidos, de forma que o pesquisador ainda não tem consciência do que deve ser medido. A pesquisa qualitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente quanto a um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, analisar o modo de trabalho da concorrência, indicar as melhores ações para uma campanha de marketing, etc.

7 Fontes de Dados Primários e Secundários
cristianomagalhaes.wordpress.com Fontes de Dados Primários e Secundários Dados Primários são aqueles que nunca foram levantados e servirão especificamente para solucionar o problema de uma única pesquisa. Eles ficam restritos ao pesquisador que possui como fontes básicas o próprio indivíduo ou o fenômeno a ser investigado, ou ainda alguém que possua conhecimento sobre o fenômeno ou o indivíduo. Dados Secundários são caracterizados pela sua pronta e prévia disponibilidade, pois já foram levantados em pesquisas anteriores e, posteriormente, divulgados para consulta. Esses dados são produzidos por empresas privadas, públicas ou do terceiro setor, fundações, institutos, imprensa e publicações em geral.

8 Tipos de Dados Dados Primários Não foram coletados antes; Ainda estão em posse dos pesquisados; São coletados em campo para atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento; Só devem ser coletados quando as informações decorrentes de dados secundários forem insuficientes Dados Secundários Já foram coletados, tabulados, ordenados, e as vezes, até analisados; Estão catalogados à disposição dos interessados

9 Então a resposta é: depende!
cristianomagalhaes.wordpress.com Qual dessas duas fontes de dados é mais indicada para a pesquisa mercadológica? Os dados primários requerem mais esforços e recursos para serem levantados, pois exigem, necessariamente, um delineamento para que sejam coletados, ou seja, para coletar dados primários, o pesquisador deverá entrar em contato com os respondentes da sua pesquisa para colher as suas impressões, hábitos, intenções ou necessidades. Já as fontes de dados secundários estão disponíveis para consulta, fato que elimina ou reduz consideravelmente o trabalho de pesquisa de campo e, consequentemente, os esforços e a necessidade de recursos para coletar esses dados. Então a resposta é: depende!

10 Primários Secundários
cristianomagalhaes.wordpress.com Primários Secundários Vantagens Desvantagens Ajustam-se perfeitamente às necessidades de determinada pesquisa Mais demorados Economia de tempo Raramente serão encontrados dados que se ajustem perfeitamente às necessidades de determinada pesquisa Permite maior exploração do entrevistado para a obtenção de informações adicionais Mais caros Economia de custos Os intervalos de classes podem não coincidir com os que interessam à pesquisa Tendem a ser mais confiáveis Exigem conhecimento de técnicas de coleta e análise Economia de esforços Tempo entre a coleta dos dados e sua publicação Confiabilidade

11 cristianomagalhaes.wordpress.com Quatro propriedades básicas para se transformarem em importante fonte de informações: corretos; relevantes; imparciais confiáveis Dados primários podem ser levantados basicamente por dois diferentes meios: comunicação e observação. Comunicação: para o levantamento de dados primários, o pesquisador submeterá o respondente a questões orais ou por escrito que serão respondidas da mesma maneira (oral ou por escrito), através de entrevistas ou preenchimento de questionários Observação: é realizada no momento em que o participante está se comportando dentro dos limites dos objetivos da pesquisa, considerando os respectivos registros necessários para posterior análise.

12 cristianomagalhaes.wordpress.com Método de comunicação Vantagens: Apresenta mais versatilidade e proporciona maior velocidade para o levantamento dos dados. Tem um custo menor e pode ser adotado para coletar uma grande variedade de dados. Desvantagens: Fica refém (dependência) dos respondentes em relação à sua disponibilidade, à sua lembrança (memória), à sua concordância em participar da pesquisa, à sua transparência e honestidade. Os respondentes podem ser influenciados pelas perguntas ou pelo entrevistador.

13 cristianomagalhaes.wordpress.com Método de observação Vantagens: Depende menos da motivação do participante, com pouca ou nenhuma influência do pesquisador. É adotado em situações em que se necessita maior precisão nos dados. Anula a dependência do participante em relação a sua memória, transparência e honestidade. Desvantagens Exige maiores esforços e recursos, como tempo e dinheiro. Os dados coletados apresentam maior dificuldade para interpretação. É limitado para somente levantar dados que são observáveis e não é indicado para situações que envolvam a intimidade do participante.

14 Conteúdo disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Visite também: cristianomagalhaes.wordpress.com/


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