A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA

2 Ethike deriva-se de ethos.
morada de animais e de homens; costumes normativos de grupos sociais. hábito adquirido e não natural; modo de vida do individuo fundamentado pelo costume.

3 Costume: Criação coletiva dos valores.
Hábito: Absorção individual dos costumes coletivos. O indivíduo aceita e age conforme o grupo, mesmo que não se identifique com esses valores. Héxis: O individuo aceita e age conforme o grupo porque se identifica com seus valores.

4 Juízos de fato: Corresponde àquilo que as coisas são.
Ex.: A caneta preta é mais barata que a vermelha. Juízos de valor: Quando atribuímos às coisas, pessoas ou situações, qualidades que nos causa atração ou repulsa. Ex.: Acho que Edson agiu corretamente quando ajudou Fernando. Este moço é atraente.

5 Os valores Axiologia: estuda os valores.
Algo possui valor quando nos tira da indiferença. Os valores não possuem existência em si, mas valem. Herdamos os valores de nossos antepassados. Desde coisas simples: como nos comportarmos à mesa, como nos sentarmos, como nos vestirmos, até coisas mais complexas (e muitas vezes EQUIVOCADAS): os homens são melhores que as mulheres; é errado ser gay; é ruim ser negro etc. Ensinam-nos quais são nossos direitos e deveres.

6 Conforme atendemos ou negamos esses padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus.
Nós próprios ficamos alegres ou arrependidos conforme nossas ações. Nossos atos estão sujeitos a elogio ou repressão, desde críticas até coerção física.

7 Moral: Refere-se aos costumes que uma sociedade ou grupo adota e que determinam o comportamento dos indivíduos, que os seguem sem questioná-los, do contrário estarão sujeitos a sanções que podem ultrapassar o campo da consciência e alcançar o campo das leis. Ética: Refere-se as escolhas que cada indivíduo deve fazer diante de situações problemáticas. As reflexões que antecedem os seus atos.

8 O indivíduo pode em um mesmo ato ser imoral (agir de forma contrária aos valores da sociedade em que está inserido) e ser ético (agir de acordo com os valores que são bons para si). A existência da moral é de fundamental importância para a sobrevivência humana, visto que o homem vive em coletivo. Você conhece alguma sociedade que exista sem a moral, ou seja, sem algum conjunto de regras?

9 O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar.
Ex.: Uma mulher que usasse mini-saia no início do século XX seria considerada imoral. A medida que essas normas se alteram causam lentas modificações nos comportamentos individuais e coletivos.

10 Os valores morais não são apenas herdados mas reconstruídos a todo momento.
O ser humano é, ao mesmo tempo, herdeiro e criador de cultura. Portanto a vida moral irá existir quando, diante de uma moral herdada, o indivíduo for capaz de propor uma nova moral vinda das suas experiências de vida. O ato moral é algo muito singular: em determinadas situações-limite só o indivíduo livre e responsável será capaz de decidir, não havendo regra capaz de orientar sua ação.

11 Moral O caráter social: caracteriza o ato moral adaptando-o às normas sociais estabelecidas. Privilegia-se os valores dados, inquestionados e não discutidos. A intimidade do sujeito: O indivíduo questiona as normas. Se considerarmos apenas o primeiro caráter, a educação moral pretenderá apenas impor nos indivíduos o medo das consequências da desobediência das leis. Caso consideremos apenas o segundo, corremos o risco de acabar com a moral, atingindo inclusive a ausência de princípios.

12 É preciso, portanto considerarmos os dois pólos da moral: o pessoal e o social. Ambos devem conviver em uma relação dialética na qual a adaptação e o questionamento às normas coexistam.

13 Consciência Moral É o conjunto das exigências que consideramos válidas para orientar as nossas escolhas. Ela é quem atribui valor moral às nossas ações. O ato moral é: Normativo: normas ou regras de ação. Imperativos. Ex.: Não minta; Não roube; Não mate. 2. Fatual: Os atos humanos realizados. A efetivação ou não do normativo. Ex.: Ele mentiu. (Não efetivação do normativo). Ele não roubou. (Efetivação do normativo).

14 A ação responsável Toda ação provoca efeitos não apenas no sujeito agente, mas em toda a sociedade. O ato moral, portanto, deve ser livre, consciente e responsável. Ao agir devemos ser conscientes que vivemos em sociedade e que tal ação poderá desrespeitar outros indivíduos.

15 O indivíduo que age com consciência e liberdade é aquele que reponde pelos seus atos e pelas suas consequências.

16 Para que ética? A ética indica uma reflexão sobre os valores individuais e que cerceiam as relação humanas. Em todos os campos das relações humanas (na família, entre amigos, no trabalho, na política etc.) julgamos do ponto de vista moral. As discussões relacionadas aos direitos das mulheres, dos negros, dos homossexuais etc, são questões de caráter ético/moral. A proibição ou permissão da eutanásia e do aborto, são questões éticas/morais. A clonagem humana e a tecnologia genética, são questões éticas/morais.

17 Referência Bibliográfica
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª ed. Revista. São Paulo: Moderna, 2003.

18


Carregar ppt "ÉTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google