A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade 2º período

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade 2º período"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade 2º período

2 Gestão Estratégica da Qualidade
É uma abordagem gerencial que usa a melhoria contínua como estratégia para fortalecimento da competitividade e rentabilidade da empresa; Requer que objetivos e metas de qualidade sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio; Requer valores e princípios, pensamento sistêmico, liderança inovadora, satisfação dos clientes externos e internos, e desenvolvimento pessoal; Finalmente, requer contínua avaliação e melhoria dos produtos, serviços, processos e relacionamentos.

3 Fundamentos da Gestão Estratégica da Qualidade
Os clientes têm o direito de contar com produtos, serviços, processos e relacionamentos de qualidade; Remover gargalos nos processos e atividades que não agregam valor ao cliente; A qualidade começa com as pessoas, que compreendem porque estão executando seu trabalho, que tem treinamento e ferramentas para realizá-lo, e se preocupam em fazê-lo bem feito.

4 Gestão Estratégica da Qualidade

5 Gestão Estratégica da Qualidade
O ambiente empresarial mudou: novas ameaças e oportunidades

6 Análise de swot Análise de Swot é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. O termo SWOT se refere a 4 palavras: strengths, weaknesses, opportunities e threats, que em português significam, respectivamente: FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS. Por isso, a análise de SWOT também é conhecida como Matriz FOFA.

7 Análise de swot É um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo(oportunidades e ameaças) da empresa.

8 Análise de swot Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc. Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação aos concorrentes. Ex.: alto custo de produção, imagem negativa, instalações inadequadas, marca fraca, etc.; Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potencializar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.; Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

9 Análise de swot

10 Análise de swot Cruzada
A análise swot cruzada consiste em cruzar as informações dos quatro quadrantes, de forma a obter um moldura que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa. Para a análise SWOT Cruzada é preciso primeiro fazer uma análise clara do ambiente, ou seja,  pesquisar profundamente as forças e fraquezas e saber identificar as oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos/estratégias.

11 Análise de Swot Cruzada
Pontos fortes x Oportunidades = estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas. Pontos fortes x Ameaças = estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa. Pontos fracos x Oportunidades = estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades. Pontos fracos x Ameaças = estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.


Carregar ppt "Gestão da Qualidade 2º período"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google