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Vida e obra, Contexto Sociopolítico e Teoria da Educação

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Apresentação em tema: "Vida e obra, Contexto Sociopolítico e Teoria da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Vida e obra, Contexto Sociopolítico e Teoria da Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Disciplina de Sociologia da Educação I Professora Neusa Chaves Batista Karl Marx Vida e obra, Contexto Sociopolítico e Teoria da Educação Bruno Ferreira, Gabriel Lemes, Guilherme M., Guilherme Perelló, Klaus Koren, Leonardo Velloso, Leonardo Pacheco, Lisandra Roman, Marcelo Mendes e Marina Schornadie.

2 Vida Nasceu no dia 3 de maio de 1818 na cidade de Trier, província da Prússia Descendente de  Hirschel Marx (advogado e conselheiro da justiça) e  Henriette Pressburg, ambos judeus Estudou quando criança na sua cidade natal no colégio Liceu Friedrich Wilhelm até entrar na universidade

3 1835: Entra para a Universidade de Bonn para cursar Direito
1836: Troca para a Universidade de Berlim e se aproxima da Filosofia e da História 1841: Obtém o título de doutor em Filosofia 1842: Conhece Friedrich Engels 1843: Casa-se com Jenny Von Westphalen, com quem teve cinco filhos Muda-se para Paris onde adere a militância comunista

4 1845: Foi expulso de Paris, indo morar na Bélgica
1848: Foi deportado da Bélgica e voltou para a Alemanha Marx se engaja cada vez mais na luta operária, o que despertou ira dos governos e da imprensa 1849: Vai para a Inglaterra, onde passam uma crise financeira e vivem na miséria durante 15 anos Neste período morre dois filhos do casal

5 1864: termina o isolamento político com a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores, mais tarde conhecida como Primeira Internacional Socialista (adotando Marx como líder intelectual) 1871: Ocorre a eclosão da Comuna de Paris que o deixa muito conhecido 1883: Muito doente Marx morre em Londres

6 Obras Fase Jovem (Filosofia Pura)
Diferença da Filosofia da Natureza em Demócrito e Epicuro (1841), sua Tese de Doutorado A Burguesia e a Contra Revolução (1848) Manifesto Comunista (1848)-Marx e Engels Escrito durante a Primavera dos Povos Principais reivindicações eram as reformas sociais Se conquista a diminuição da jornada de trabalho (12h-10h) e o voto universal para os homens

7 Artigo 18 de Brumário de Luis Bonaparte (1852)
Transição Jovem-Adulto ( ), passa a ler mais economistas e faz mais artigos e panfletos Artigo 18 de Brumário de Luis Bonaparte (1852) Fase Adulta (mais artigos e estudos econômicos) Grundisse (1858) Rascunhos que dão origem ao “capital” O Capital: Crítica da Economia Política (1867) Conjuntos de livros que constituem uma análise do Capitalismo

8 Contexto Sociopolítico
Alguns momentos da história influenciaram Marx a desenvolver sua corrente de pensamento, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, as revoltas antimonárquicas de 1848 (Primavera dos Povos), a Comuna de Paris e o surgimento de movimentos operários, dentre eles os sindicatos.

9 Revolução Industrial (1760): Através da indústria e do comércio, há um aumento de produtividade e inovações tecnológicas, nascendo a ideia de burguesia e proletário que geram uma “nova” luta de classes. Dentro deste contexto, o liberalismo de Adam Smith e sua ideia de auto regulação do mercado e livre concorrência, abriu espaço para a reflexão sobre as formas de organização social e as instituições criadas pelos homens para regular as relações entre eles, estimulando o individualismo e a especialização das atividades para maior produção.

10 Primavera dos Povos (1848): Revoltas de cunho nacionalista, liberal, democrático e socialista, que abalaram as monarquias, num período de crise econômica, aumento de preços e fechamento de fábricas. Se deram em vários países, dentre eles França, Itália, Alemanha e Áustria, com influência dos ideais libertários da Revolução Francesa de 1789, dando espaço para a burguesia desenvolver as relações capitalistas de produção. Comuna de Paris (1871): Primeira tentativa de implementação de um governo socialista. A população tomou a cidade de Paris e instalou um governo autônomo, declarando soberania as demais cidades francesas. Durou apenas 72 dias e teve fim com uma violenta repressão.

11 Marx viveu num período conflituoso também em relação às ideias e instituições. As doutrinas socialistas e anarquistas incitavam discussões nas universidades já na primeira metade do século XIX e Marx consegue combinar e desenvolver várias ideias preexistentes. Filosofia alemã Ludwig Feuerbach e Hegel são a base para o desenvolvimento da concepção de materialismo histórico dialético de Marx. Adquire de Hegel, que colocou pela primeira vez a realidade como um processo histórico, a dialética, que através do estabelecimento de contradições leva a uma síntese. Ao tomar contato com as ideias de Feuerbach, critica o idealismo de Hegel que concebe a consciência humana em movimento através da história como o “Espírito do Mundo” e em seu lugar coloca como base da realidade social a ação concreta, ou seja, o trabalho humano.

12 Economia política inglesa
Os britânicos Adam Smith e David Ricardo, através de suas investigações econômicas, desenvolvem os fundamentos da teoria do valor-trabalho. Marx, onde antes se via apenas relações entre objetos, reitera as relações entre pessoas. Utiliza os conceitos do valor de uma mercadoria em termos de quantidade de tempo socialmente necessário para sua produção e, na sociedade capitalista, a força de trabalho como mercadoria.

13 Barricada Voltaire Lenoir, em Paris, 1871.
Socialismo utópico Marx critica o socialismo utópico de franceses como Charles Fourier e Pierre-Joseph Proudhon e do britânico Robert Owen. Para ele, apesar desses teóricos condenarem a sociedade capitalista e sonharem com sua destruição, não sabiam explicar a essência da exploração assalariada, as leis de seu desenvolvimento ou encontrar a força social capaz de estabelecer uma nova sociedade. Desse modo, desenvolve seu conceito de luta de classes na história universal, mostrado naquele momento pelas revoluções ocorridas na Europa, sobretudo na França, e a queda do feudalismo e da servidão. Barricada Voltaire Lenoir, em Paris, 1871.

14 Educação Forma de inserção, disseminação e perpetuação da ideologia burguesa/capitalistas como forma de enxergar o mundo Possível ferramenta a favor da emancipação e da libertação da exploração

15 Educação para alienação X Educação para emancipação.
Legislação de 1844: para que as crianças pudessem trabalhar, elas deveriam frequentar escolas. Apoiava o encontro de duas praticas (trabalho e escola) se efetuadas de maneira equilibrada; forma de acabar com a alienação.

16 Três dimensões dos conteúdos educacionais: mental, física e tecnológica.
Se somado a educação, o trabalho era visto por ele como fonte de crescimento e dignificação do homem.


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