A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distrito 4640 Programa de Intercâmbio de Jovens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distrito 4640 Programa de Intercâmbio de Jovens"— Transcrição da apresentação:

1 Distrito 4640 Programa de Intercâmbio de Jovens 2016 - 2017
John F. Germ Presidente RI Oscar Francisco Monteiro da Silva Governador

2 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS

3 PRINCÍPIOS DO INTERCÂMBIO
PRINCÍPIOS DO INTERCÂMBIO * Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes. * Aprender a enfrentar difíceis situações e a tomar decisões. * Desenvolver maior capacidade de liderança.

4 PRINCÍPIOS DO INTERCÂMBIO
* Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro. * Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional. * Agregar informações e conhecimentos variados que farão a diferença no futuro.

5 PRINCÍPIOS DO INTERCÂMBIO
* Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary). * Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.

6 na promoção da paz e compreensão internacional
“A força mais poderosa na promoção da paz e compreensão internacional é o contato com CULTURAS DIFERENTES. Esta pode ser a base para harmonia mundial”.

7 Experiência cultural e desenvolvimento individual.
Objetivos do Programa Não é Turismo... É Estudo! Não é Passeio... É Missão! Não é Brincadeira... É Responsabilidade! Experiência cultural e desenvolvimento individual.

8 Assim como os demais Programas de RI,
é necessário um CLUBE para a implementação do PIJ.

9 PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO CLUBE
CLUBE PATROCINADOR PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO CLUBE Fazer a CERTIFICAÇÃO; Designar o OFICIAL DE INTERCÂMBIO; Designar o CONSELHEIRO DO JOVEM; Fazer a PRÉ-SELEÇÃO; Participar da SELEÇÃO DISTRITAL; Indicar candidatos; Receber um estudante para estabelecer a troca.

10 PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO CLUBE
CLUBE ANFITRIÃO PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO CLUBE Fazer um BOM ACOLHIMENTO; Recepcionar o jovem no AEROPORTO; Receber na condição de SÓCIO DO CLUBE; Pagar taxa de registro na POLÍCIA FEDERAL; ALIMENTAÇÃO nas reuniões do clube; Despesas nos EVENTOS DISTRITAIS; Matrícula, uniforme e material escolar; Vale transporte e deslocamento; Mesada – U$50,00; Aparelho celular.

11 SÃO RESPONSABILIDADES DOS CLUBES
Coordenar as atividades de Intercâmbio de Jovens no clube, assegurando que as normas do distrito e do RI sejam seguidas. Participar de encontros distritais de Intercâmbio de Jovens. Integrar o jovem estudante no Rotary Clube anfitrião, bem como nas atividades rotárias.

12 Assegurar que os estudantes compareçam aos eventos obrigatórios, como sessões de orientação e a conferência distrital. Ouvir sugestões dos estudantes, visando aprimoramento do programa. Notificar o presidente da comissão distrital de Intercâmbio de Jovens sobre qualquer problema ou preocupação referente aos estudantes.

13 FUNÇÃO DO OFICIAL Coordenar todos os assuntos ligados ao Programa de Intercâmbio; Estabelecer o elo de ligação com a Comissão Distrital do PIJ; Envolver-se com a harmonia de relacionamento entre intercambistas, famílias anfitriãs, conselheiro e companheiros do Clube; Assessorar o jovem no preenchimento de documentos, e no que for necessário.

14 FUNÇÃO DO CONSELHEIRO O conselheiro é o companheiro que deve atuar junto ao jovem Inbound durante todo o ano, sendo a garantia de seus “direitos e deveres”; O Conselheiro é o contato do intercambista com o clube, a família e a equipe distrital; Verificação do cumprimento das normas do PIJ (Programa de Intercâmbio de Jovens); Recolher e guardar: passagem, passaporte, fundo de reserva e seguro de saúde.

15 FUNÇÃO DO CONSELHEIRO Acompanhar o jovem: desenvolvimento escolar, adaptação familiar e social; Deve ser o ombro amigo do jovem.

16 Integrantes da família que recebem o jovem não são elegíveis a ocupar a posição, além disso, recomenda-se evitar escolher para a função de Conselheiro, amigos próximos ou parentes de qualquer voluntário em contato regular com o estudante.

17 Para poder participar de um Intercâmbio de Jovens, todo distrito necessita ser certificado pelo RI.
O programa de certificação foi criado com o objetivo de prover maior segurança aos estudantes ao exigir dos distritos o cumprimento dos seguintes requisitos mínimos:

18 * Obedecer ao Código de Conduta para Trabalhos com Jovens e estabelecer Normas Distritais para Prevenção de Abuso e Assédio. * Adquirir personalidade jurídica para o programa de Intercâmbio de Jovens do distrito, ou incluí-lo no registro de personalidade jurídica ou de entidade legal similar.

19 * Obter seguro de proteção contra terceiros com cobertura e limites apropriados à localização geográfica do distrito. * Não permitir que intercâmbios entre clubes sejam organizados independentes do programa distrital.

20 CERTIFICAÇÃO O ROTARY INTERNACIONAL está comprometido com o desenvolvimento e cultivo de um ambiente mais seguro possível para todos os participantes de atividades rotárias; Todo distrito tem que ser certificado pelo ROTARY INTERNACIONAL para participar do PIJ em todas as modalidades (Longa duração, Curta e Novas Gerações);

21 CERTIFICAÇÃO Qualquer distrito certificado que faça intercâmbio com um distrito não-certificado, perde sua certificação; O Distrito 4640 atendeu todos os requisitos exigidos por Rotary Internacional e está certificado; Para a participação no Programa de Intercâmbio de Jovens, tanto os clubes, quanto as famílias deverão estar certificadas;

22 TIPOS DE PROGRAMAS LONGA DURAÇÃO – 1 ano:
Jovens (de 15 a 17 anos - no momento da inscrição) de ambos os sexos e que estejam cursando preferencialmente o Ensino Médio. 2. Jovens com iniciativa e boa desenvoltura verbal, flexibilidade e facilidade em adaptar-se a realidades e culturas diferentes e, preferencialmente, que tenham algum tipo de engajamento em atividades de responsabilidade social e/ou voluntariado.

23 O jovem intercambista ficará hospedado em residências familiares durante 12 meses. A cada 3 ou 4 meses ele trocará de família. O jovem, obrigatoriamente, frequentará uma ESCOLA, acompanhando o período letivo do país.

24 CURTA DURAÇÃO Possuem vários tipos de Intercâmbio de curta duração.
Os mais comuns são os que duram de 4 a 8 semanas e são realizados durante o período de férias escolares do jovem. Destinados a jovens entre 15 a 20 anos. Dependendo do país que o recebe, o jovem deverá frequentar a escola (se coincidir com período letivo).

25 PROCESSO SELETIVO/CLASSIFICATÓRIO
OUTBOUNDS Início da inscrição: Agosto/2016 Término da inscrição: Setembro/2016 Todas as orientações constarão no Edital de Convocação.

26 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "Distrito 4640 Programa de Intercâmbio de Jovens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google