A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria do desenvolvimento cognitivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria do desenvolvimento cognitivo"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do desenvolvimento cognitivo

2 Nascemos programados para aprender na interação com o meio
Jean Piaget 

3

4 Teoria de Jean Piaget Psicobiológica Interacionista Construtivista

5 Psicobiológica Piaget vai buscar à biologia o conceito de adaptação evolutiva do sujeito ao meio. Para Piaget, o desenvolvimento ocorre através da adaptação ao meio. Adaptação = processo interno de equilíbrio entre o sujeito e o meio. A adaptação ocorre a partir da interação do indivíduo com os estímulos do do meio ambiente.

6 Interaccionista O desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre fatores internos do indivíduo (biológicos / hereditários) e fatores externos (meio físico e social) 

7 Para Piaget a inteligência não se herda, constrói-se.
Construtivista Para Piaget a inteligência não se herda, constrói-se.  Ao nascer trazemos uma série de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas) que ao amadurecer, e em contacto com o meio, vão permitir-nos construir uma série de estruturas mentais ou esquemas

8 Adaptação, assimilação e acomodação, equilibração, esquemas
 O meio ambiente coloca o indivíduo constantemente à prova, provocando-lhe um estado de desequilíbrio.

9 Para fazer face a esse desequilíbrio e dar uma resposta cada vez mais adaptada às solicitações do meio, recorre-se a dois processos complementares: a assimilação e acomodação

10 Exemplo  Uma criança durante uma brincadeira de Futebol contactou com uma bola de futebol, ou seja,recebeu um estímulo do meio, interagiu com ele (viu-o, tocou-o, chutou-o, etc.)   A partir dessa interação criou um esquema sobre a bola, que é um objeto com que se joga chutando-o.

11 Em outro momento, essa mesma criança depara-se com uma bola de Basketball e, pela semelhança, a criança vai assimilar e lançar mão do esquema sobre a bola, que ela já acomodou anteriormente, e vai chutar a bola de Basket.

12 Nesse momento vem à interação com o meio, um adulto, que explica que aquela bola não se chuta. Joga-se com as mãos. Desequilíbrio

13 Através desse estímulo dado pelo adulto a criança vai acomodar e assimilar um novo esquema, sobre as bolas de Basket.

14

15

16

17 Adaptação

18


Carregar ppt "Teoria do desenvolvimento cognitivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google