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Recreação Lúdico-Pedagógica

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Apresentação em tema: "Recreação Lúdico-Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Recreação Lúdico-Pedagógica
Cecilia Naomi Fucazu Watanabe

2 Início de Conversa Discutir em grupo as experiências vividas na infância, no que se refere às brincadeiras. Listar algumas brincadeiras. Individualmente, escolha uma brincadeira que considere importante para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Registre suas reflexões, justificando a escolha.

3 Brincadeira Musical Aranha caranguejeira Aranha Caranguejeira
A bicha é feia Mas é faceira Levei ao médico para consultar O médico disse que era bom matar Não mate não que é de criação Se você matar, leva um beliscão Ai!!!! Quem ensinou: Crianças da Casa Redonda – Carapicuíba - SP

4 Brincadeira Musical Borboletinha Tá na cozinha Mexendo chocolate
Pra vovozinha Peti, peti Perna de pau Olho de vidro Nariz de pica-pau Pau-pau Quem ensinou: Aline e Adriana, - Salvador - BA

5 Brincadeira Musical Dom, dom beibe Mama salâmica Iuiu xeique
Geme, geme Iu papá Quem ensinou: Ravi Macedo – Fortaleza - CE

6 Aula de hoje Orientações Didáticas Planejamento de Atividades

7 Orientações didáticas
Orientações didáticas são parâmetros das ações educativas elaboradas para estimular a reflexão dos professores em seu processo de construir práticas e o próprio currículo das instituições de educação infantil. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Orientações didáticas são parâmetros das ações educativas elaboradas para estimular a reflexão dos professores em seu processo de construir práticas e o próprio currículo das instituições de educação infantil.

8 Orientações didáticas
Elas buscam subsidiar os principais instrumentos das equipes de educadores: O projeto pedagógico O currículo E as programações didáticas ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Elas buscam subsidiar os principais instrumentos das equipes de educadores: O projeto pedagógico O currículo E as programações didáticas

9 Orientações didáticas
Projeto Pedagógico: Plano orientador das ações da instituição elaborado pela equipe de educadores coordenado pela equipe pedagógica. Ponto de partida: Concepção de criança, Concepção de aprendizagem Ponto de chegada; As metas que se pretende para o desenvolvimento das crianças pequenas. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Projeto Pedagógico: Plano orientador das ações da instituição elaborado pela equipe de educadores coordenado pela equipe pedagógica. Ponto de partida: Concepção de criança, Concepção de aprendizagem Ponto de chegada; As metas que se pretende para o desenvolvimento das crianças pequenas.

10 Orientações didáticas
Currículo É o conjunto de expectativas, atividades e interações disponíveis no cotidiano da unidade educacional e que promovem as aprendizagem das crianças. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Currículo É o conjunto de expectativas, atividades e interações disponíveis no cotidiano da unidade educacional e que promovem as aprendizagem das crianças.

11 Orientações didáticas
Programação Didática Inclui o roteiro de atividades a serem desenvolvidas em cada turma de crianças e o modo de estruturar o ambiente de vivência e aprendizagem para melhor realizá-las. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Programação Didática Inclui o roteiro de atividades a serem desenvolvidas em cada turma de crianças e o modo de estruturar o ambiente de vivência e aprendizagem para melhor realizá-las.

12 Avaliação Finalidade Acompanhamento do seu desenvolvimento:
Formas de comunicação; Recursos usados pela criança para elaborar conhecimento; Formas da criança participar no grupo; Suas relações com outras crianças; Sua adaptação ao contexto e ao professor; Sua auto-organização; Suas brincadeiras; AVALIAÇÃO Finalidade Acompanhamento do seu desenvolvimento: Formas de comunicação; Recursos usados pela criança para elaborar conhecimento; Formas da criança participar no grupo; Suas relações com outras crianças; Sua adaptação ao contexto e ao professor; Sua auto-organização; Suas brincadeiras;

13 Avaliação A Observação não é apenas um instrumento descritivo, mas recurso de investigação e planejamento. O Registro das observações realizadas é fundamental no exame de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. AVALIAÇÃO A Observação não é apenas um instrumento descritivo, mas recurso de investigação e planejamento. O Registro das observações realizadas é fundamental no exame de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.

14 Avaliação A partir disso, o professor pode pesquisar quais elementos estão contribuindo, ou dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A dança na Educação infantil pode ser compreendida como movimento humano articulado ao som ou ao silêncio e ao espaço explora possibilidades expressivas do próprio corpo

15 Concluindo Para apoiar o desenvolvimento da criatividade das crianças no brincar é necessário: que ela se sinta emocionalmente bem no espaço que ocupa; que assuma personagens na brincadeira de faz-de-conta; FINALIZANDO Para apoiar o desenvolvimento da criatividade das crianças no brincar é necessário: que ela se sinta emocionalmente bem no espaço que ocupa; que assuma personagens na brincadeira de faz-de-conta;

16 Concluindo apoiar a ampliação do repertório de brincadeiras e a diversidade de possibilidades de brincar das crianças, além do faz-de-conta: jogos de regras, brincadeiras cantadas, jogos de tabuleiro entre outros; ajudar as crianças na superação dos conflitos desencadeados em suas brincadeiras. FINALIZANDO apoiar a ampliação do repertório de brincadeiras e a diversidade de possibilidades de brincar das crianças, além do faz-de-conta: jogos de regras, brincadeiras cantadas, jogos de tabuleiro entre outros; ajudar as crianças na superação dos conflitos desencadeados em suas brincadeiras.

17 Planejamento de Atividades
Como planejar atividades? Devemos antes perguntar: Conhecemos bem nossas crianças? Como planejar atividades? Devemos antes perguntar: Conhecemos bem nossas crianças?

18 Planejamento Demos ainda perguntar:
Sabemos do que gostam ou não de fazer? Sabemos dos seus interesses? Sabemos ouvi-los? Criamos espaços para que eles também nos conheçam? Demos ainda perguntar: Sabemos do que gostam ou não de fazer? Sabemos dos seus interesses? Sabemos ouvi-los? Criamos espaços para que eles também nos conheçam?

19 Planejamento Estar aberto para o encontro e proximidade cultural com as crianças é fundamental para organizarmos atividades que estejam em maior sintonia com seus interesses e necessidades. Estar aberto para o encontro e proximidade cultural com as crianças é fundamental para organizarmos atividades que estejam em maior sintonia com seus interesses e necessidades.

20 A que fins e a quem estão servindo?
Planejamento Ao planejarmos atividade lúdicas é importante perguntar: A que fins e a quem estão servindo? Ao planejarmos atividade lúdicas é importante perguntar: A que fins e a quem estão servindo?

21 Que tal pensarmos juntos?
Planejamento De que maneira podemos assegurar nas nossas práticas escolares que o brincar seja vivido como experiência de cultura? Que tal pensarmos juntos? De que maneira podemos assegurar nas nossas práticas escolares que o brincar seja vivido como experiência de cultura? Que tal pensarmos juntos?

22 Planejamento Organizando rotinas que propiciem a iniciativa, a autonomia e as interações entre as crianças. Criando espaços onde construam ações conjuntas valorizando a cultura. Colocando à disposição das crianças materiais e objetos para descobertas, ressignificações e transgressões. Organizando rotinas que propiciem a iniciativa, a autonomia e as interações entre as crianças. Criando espaços onde construam ações conjuntas valorizando a cultura. Colocando à disposição das crianças materiais e objetos para descobertas, ressignificações e transgressões.

23 Planejamento Compartilhando brincadeiras com as crianças sendo parceiras, apoiando, respeitando-as e contribuindo para ampliar seu repertório. Observando-as para melhor conhecê-las,compreendendo seus modos de sentir, pensar e agir, suas formas de relacionar com os outros. Compartilhando brincadeiras com as crianças sendo parceiras, apoiando, respeitando-as e contribuindo para ampliar seu repertório. Observando-as para melhor conhecê-las,compreendendo seus modos de sentir, penar e agir, suas formas de relacionar com os outros.

24 Planejamento Centrando a ação pedagógica no diálogo com as crianças, trocando saberes e experiências, trazendo a dimensão da imaginação e da criação para a prática cotidiana de ensinar e aprender. Enfim, é preciso deixar que as crianças brinquem. Centrando a ação pedagógica no diálogo com as crianças, trocando saberes e experiências, trazendo a dimensão da imaginação e da criação para a prática cotidiana de ensinar e aprender. Enfim, é preciso deixar que as crianças brinquem.

25 Planejamento Lembretes: Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento. A brincadeira é um lugar de construção fundado nas interações sociais entre as crianças. O eixo principal entorno do qual o brincar dever ser incorporado em nossas práticas é seu significado como experiência de cultura. Lembretes: Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento. A brincadeira é um lugar de construção fundado nas interações sociais entre as crianças. O eixo principal entorno do qual o brincar dever ser incorporado em nossas práticas é seu significado como experiência de cultura.

26 Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.
Mário Quintana


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