A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia aplicada à Fisioterapia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia aplicada à Fisioterapia"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia aplicada à Fisioterapia
Silvana Maia Borges

2 Ciclo Vital s

3 Adolescência e Puberdade

4

5 Puberdade e Adolescência
Adolescência: fenômeno bio-psico-social ECA – 12 anos completo aos 18 (incompletos). É a fase de transição entre a infância e a idade adulta. Caracteriza-se por alterações físicas, mentais e sociais - e representa um processo de distanciamento dos comportamento e privilégios da infância e aquisição de características que o fazem assumir os deveres e papéis sociais do adulto. Tarefas centrais da adolescência: independência e identidade.

6 Puberdade: A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.  Mudanças corporais e biológicas nos meninos: aparecimento de pelos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal e primeira ejaculação. Mudanças mais importantes nas meninas: começo da menstruação (menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia. 

7 Adolescência (12 aos 20 anos):
Inicial (ou adolescência): 12 aos 16 anos Período de transição, mudanças significativas (especialmente com relação a infância). ASSIMILAÇÃO. Final (ou juventude): 17 aos 20 anos... Período de consolidação, com estabelecimento da nova identidade (coesa), com metas, compromissos e papéis mais claros. ACOMODAÇÃO.

8

9 Síndrome Normal da Adolescência
A. Aberastury Síndrome Normal da Adolescência “Seria anormal a presença de um equilíbrio estável durante o processo adolescente”. A. Freud Adolescência: período de desequilíbrios e instabilidades extremas. Por isso, Aberastury a chama de “síndrome normal da adolescência”. Esta é uma fase perturbada e perturbadora para o mundo adulto, mas absolutamente necessária para o jovem, pois é nela que se estabelecerá sua identidade.

10 Síndrome Normal da Adolescência Crise essencial da adolescência

11 O adolescente realiza rês lutos fundamentais: Luto pelo corpo infantil
Luto pelo papel e a identidade infantis Luto pelos pais da infância

12 Sintomas da Síndrome Normal
da Adolescência 1 – Busca de si mesmo e da identidade 2 – Tendência grupal 3 – Necessidade de intelectualizar e fantasiar 4 – Crises religiosas 5 – Deslocalização temporal

13 Sintomas da Síndrome Normal
da Adolescência 6 – Evolução sexual manifesta – do autoerotismo até a heterossexualidade genital adulta 7 – Atitude social reivindicatória com tendências anti ou associais de diversa intensidade 8 – Contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta, dominada pela ação 9 – Separação progressiva dos pais 10 – Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo

14 Destaque O Adolescente apresenta uma vulnerabilidade especial para assimilar os impactos projetivos de sua família, amigos e sociedade. Logo, é um receptáculo propício para encarregar-se dos conflitos dos outros e assumir os aspectos mais doentios do meio em que vive.

15 Referências Bibliográficas
ABERASTURY, Arminda. Adolescência normal, por Arminda Aberastury e Mauricio Knobel. Trad. De Suzana Maria G. Ballve. Porto Alegre, Artes Médicas, 1981. BRAGHIROLLI, E. Maria. Psicologia geral. Petrópolis, RJ: Vozes, 30.ed BEE, Helen. O Ciclo Vital. Trad. Regina Garcez. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.


Carregar ppt "Psicologia aplicada à Fisioterapia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google