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A PESQUISA QUALITATIVA

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Apresentação em tema: "A PESQUISA QUALITATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 A PESQUISA QUALITATIVA
Msc. Mário Fortunato A PESQUISA QUALITATIVA Noções básicas e Sua estrutura de Metodologia de Pesquisa

2 SUMÁRIO OBJECTIVOS Compreender o conceito e características das pesquisas qualitativas; Comparar de forma lógica a pesquisa qualitativa com a quantitativa; Compreender as vantagens e desvantagens do modelo em causa; Estruturar a metodologia para as pesquisas qualitativas e realçar os seus principais métodos e técnicas ; Perceber como são analisados os resultados. Conceito e características das pesquisas qualitativas; Comparando ao quantitativo; Vantagens e desvantagens; Os seus principais métodos e técnicas ; Estrutura da metodologia na abordagem qualitativa.

3 CONCEITO A abordagem qualitativa é a forma de investigação científica que se foca no carácter subjectivo do objecto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais, (MALHOTRA, 2001). Com a pesquisa qualitativa, os entrevistados estão mais livres para apontar os seus pontos de vista sobre determinados assuntos que estejam relacionados com o objecto de estudo. Na pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar, mas sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo, (GIL, 2000).

4 Dialéctica ou heterodoxo
CARACTERÍSTICAS Segundo Martins (2004), apresenta as seguintes características: Subjectivas Dedutivas Exploratórias Flexíveis Dialéctica ou heterodoxo

5 COMPARANDO AO QUANTITATIVO
PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA FOCO DA INVESTIGAÇÃO Qualidade (natureza, essência) Quantidade (quanto, quantos) RAÍZES FILOSÓFICAS Fenomenologia (Fenómenos e sua manifestação) Positivismo, empirismo lógico CONCEITOS ASSOCIADOS Trabalho de campo, etnografia Experimental empírico, estatística OBJECTO DE INVESTIGAÇÃO Compreensão, descrição, geração de hipóteses Controlo, confirmação, comprovação de hipótese CARACTERÍSTICAS Flexível Pré determinado, estruturado.

6 VANTAGENS & DESVANTAGENS
Não se limita às variáveis predefinidas e respostas de “sim ou “não”; Possibilita maior apropriação e aproximação de todos os processos e resultados obtidos; Fornece uma riqueza das análises de dados, quase assertiva sobre aquilo que está sendo estudado; Abordado de diferentes maneiras, dependendo do investigador; Produz conhecimento científico, derivado de uma pesquisa de realidade vivenciada pelos objetos de estudo. Desenvolve habilidades intelectuais do pesquisador e é Muito económica Pode conduzir as questões de forma a induzir, mesmo que de forma inconsciente, a um certo tipo de resposta, apoiando uma conclusão pretendida; Os participantes escolhidos para o estudo podem não ser confiáveis ou não representarem adequadamente a população em geral; Respostas são frequentemente abertas à interpretação, ou seja, os dados podem ser muito subjetivos; Os entrevistados tendem a não se sentirem à vontade o suficiente, sendo assim um desafio para o pesquisador obter seus verdadeiros pontos de vista e sentimentos. As respostas podem surgir de uma forma que agrade ao pesquisador ou aos padrões socialmente aceitáveis; Em termos de tempo de colecta e análise, pode se tornar longa.

7 OS SEUS PRINCIPAIS MÉTODOS E TÉCNICAS PARA COLECTA DE DADOS
ENTREVISTA (ESTRUTURADA, SEMI - ESTRUTURADA) DOCUMENTAL ( ARQUIVOS, ANAIS, OFÍCIOS, RELATÓRIOS, PLANOS ESTRATÉGICOS, ETC…) OBSERVAÇÃO (DIRECTA E PARTICIPATIVA) QUESTIONÁRIOS (PERGUNTAS ABERTAS, MAS NÃO É O FOCO DESTAS)

8 ESTRUTURA DA METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA
Pesquisa quanto à abordagem ( modelo ou paradigma) qualitativa/ quantitativa Pesquisa quanto aos fins Exploratória/descritiva/explicativa Pesquisa quanto aos meios Bibliográfica/documental/experimental/levantamento/estudo de caso/ ex-post-facto/acção/participativo População: não se faz importante Amostra Por Acessibilidade/intencional/Quotas Técnicas de colecta de dados Entrevista (estruturada e Semi - estruturada, Roteiro bola de neve)/ Observação (directa, participativa) Tratamento dos dados Analise do conteúdo/analise do discurso

9 EXEMPLO DA METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA
Pesquisa quanto ao Modelo Qualitativa Pesquisa quanto aos fins Descritiva Pesquisa quanto aos meios campo Amostra intencional Colecta de dados Entrevista semi - estruturada Tratamento dos dados Análise do conteúdo

10 CONCLUSÕES Estudos qualitativos, apóiam-se no poder de dedução e interpretação do seu investigador, mas aliando à qualidade da perguntas e respostas produzidas; Entre as suas principais características estão a flexibilidade e a dedução; As principais vantagens relacionam-se com a possibilidade de se poder colectar dados que sustentam a pesquisa; Já a sua principal desvantagem, é a possibilidade que o investigador tem de induzir nos resultados finais; Os seus principais métodos e técnicas, são entrevista, observação e documental, fazendo com que não se confirmem hipóteses mas sim criando as mesmas; E a maior parte das pesquisas qualitativas, à nível das licenciaturas, acabam sendo descritiva, com amostra por intencionalidade e/ou acessibilidade.

11 PRINCIPAIS AUTORES Vergara Lakatos Gil Malhotra Mattar Ruiz Ackoff


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