A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais."— Transcrição da apresentação:

1

2 O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos desse câncer, no mundo, ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer, e corresponde a 6% do total de óbitos neste grupo.

3 ENTENDENDO O CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. - A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

4 A próstata é um órgão insignificante, se comparado ao tamanho do corpo
A próstata é um órgão insignificante, se comparado ao tamanho do corpo. Pesa 15 gramas nos adolescentes. Com o passar dos anos, porém, começa a crescer. Quando essa glândula cresce e não invade os tecidos vizinhos, os sintomas são aumento na frequência das micções e esforço para urinar. Nos casos de câncer, além do aumento do volume da próstata, surgem nódulos que podem ser sentidos no exame de toque retal. Diferentemente do crescimento benigno, o tumor pode não ficar restrito à glândula e invadir os tecidos vizinhos (metástase).

5 HPB: O aumento benigno da próstata
A HPB (hiperplasia prostática benigna) é o crescimento benigno da próstata. Esse aumento progressivo da glândula é natural com a idade, e quase todos os homens terão algum crescimento da próstata; afinal, o adenoma prostático é o tumor benigno mais frequente no homem. Atinge 15% a 20% dos homens com 40 anos de idade, aumentando progressivamente com o envelhecimento, sendo que, aos 80 anos, 90% dos homens terão HPB. O simples aumento da próstata não representa doença alguma se o indivíduo não tiver sintomas. Existem pessoas que têm próstatas grandes e não sentem nada, e outros com próstatas menores que sofrem com a doença. O crescimento dela pode provocar compressão do canal da urina (uretra) e levar a dificuldades para esvaziar a bexiga. Isso pode provocar dor ao urinar, jato urinário fraco, esforço miccional, demora para iniciar a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, acordar várias vezes a noite para urinar, urinar várias vezes ao dia, infecção de urina ou sangramento na urina.

6 Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa.
SINTOMAS Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, os sintomas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (HPB). - Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade. Bexiga urinária

7 PREVENÇÃO Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. São recomendados, também, 30 minutos diários de atividade física, manutenção do peso adequado à altura, diminuição do consumo de álcool e não fumar. A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes, comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

8 DIAGNÓSTICO O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). - Caso sejam constatados aumento da glândula, ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para se averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para verificar seu tamanho e se há presença ou não de metástases.

9 TRATAMENTO O tratamento depende do tamanho e classificação do tumor, da idade do paciente, e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta, o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

10 “O medo, o preconceito, o constrangimento e o desconhecimento que rondam a realização do exame de toque de próstata não devem superar os cuidados com a saúde do homem. O mais importante é lembrar que a detecção precoce do câncer de próstata pode significar a cura da doença!”

11 http://omaispositivo. com

12 Fonte:

13


Carregar ppt "O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google