A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região Sul Capítulos : 14 e 15

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região Sul Capítulos : 14 e 15"— Transcrição da apresentação:

1 Região Sul Capítulos : 14 e 15
Os imigrantes, chamados colonos, que se dirigiram para o sul do país vieram com um motivo definido pelo governo brasileiro: ocupar e colonizar a porção meridional, até então praticamente desocupada, para desestimular qualquer pretensão dos nossos vizinhos (Argen-tina, Uruguai e Paraguai) de se apossarem dessa região, através de invasões. Na década de 1820, o império estimulou a vinda de famílias européias que foram as-sentadas em pequenas e médias propriedades doadas pelo nosso governo, onde passaram a desenvolver o cultivo de vários produtos agrícolas (introduzindo a policultura no Brasil) e a criação de animais, principalmente de gado leiteiro, suínos e aves. Essa organização da distribuição da terra permitiu que se formasse um sólido merca- do interno e uma estrutura agrária baseada na pequena propriedade produtora familiar. Principais imigrantes encaminhados à Região Sul e algumas cidades por eles fundadas a) eslavos (poloneses, russos e ucranianos) principalmente no Paraná (Ponta Grossa e Prudentópolis); b) alemães em Santa Catarina (Joinville, Blumenau e Brusque) e no Rio Grande do Sul (São Leopoldo, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul); c) italianos em Santa Catarina (Criciúma,Chapecó, Uruçanga e Nova Trento) e no Rio Grande do Sul (Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Santa Maria).

2 As últimas ocupações da Região Sul Início do século XX nessa época, como o oeste da Região Sulina ainda se apresentava pouco povoada, alguns imigrantes, inicialmente do leste do Rio Grande do Sul, foram para a área central de Santa Catarina e para o norte e o noroeste gaúchos, para ocupar essas áreas e desenvolver a prática da agropecuária. Década de 1940 os migrantes gaúchos ocuparam o oeste catarinense. Décadas de 1930 e 1940, no norte do Paraná necessitando de novas áreas para o plantio do café, os fazendeiros paulistas, aproveitando a existência de solos férteis e do clima tropical, ocuparam essas terras (localizadas do outro lado do Rio Paranapanema) . Essa atividade atraiu milhares de migrantes paulistas, mineiros e nordestinos além de muitos migrantes europeus e japoneses. Décadas de 1950 e 1960, no oeste e no sudoeste do Paraná foram as duas últimas áreas sulinas que foram ocupadas por migrantes gaúchos, catarinenses e do norte do Paraná. A agropecuária Fatores que favorecem o desenvolvimento de uma agropecuária com grande produção no Sul extensas áreas de solos férteis; extensas áreas de pastagens naturais; chuvas bem distribuídas durante o ano (média de 1500 mm/ano); uso de máquinas; uso de implementos agrícolas; manejo do solo;

3 ordenhas mecânicas; seleção de animais; acompanhamento veterinário e vacinações periódicas; inseminação artificial; as quatro estações do ano são bem caracterizadas, devido ao clima subtropical. Tipos de propriedades rurais no Sul Pequenas (chácaras) são policultoras, onde predomina a mão-de-obra familiar. Destaques: batata; cebola; fumo (tabaco); mandioca; milho; frutas figo; maçã; pêssego; uva. Médias (sítios) e grandes (fazendas ) principalmente monocultoras, com pouca mão-de-obra porque são muito mecanizadas. Destaques: no clima subtropical arroz; aveia; cevada; soja; sorgo; trigo; no clima tropical algodão herbáceo; café; cana-de-açúcar; feijão. Tipos de criações de gado e de aves no Sul Bovinocultura praticada principalmente de forma extensiva e em grandes propriedades rurais (fazendas ou estâncias). O Rio Grande do Sul é o maior criador de gado bovino de corte da região, favorecido pela presença de grandes áreas de pastagens naturais na Campanha Gaúcha.

4 Gado leiteiro abastece as indústrias de laticínios
Gado leiteiro abastece as indústrias de laticínios. Ovinocultura criação extensiva visando a produção de carne, couro e lã. O Rio Grande do Sul é o maior criador nacional de ovelhas, com 23% deste tipo de rebanho. Suinocultura e avicultura praticadas em pequenas e médias propriedades no Paraná e em Santa Catarina. A atividade industrial na Região Sul * 2º maior parque industrial do país, com 20% do total produzido (1º - Sudeste, com 60%). * parque industrial diversificado, predominando as indústrias têxteis e de alimentos. * as maiores concentrações industriais localizam-se na Grande Curitiba, na Grande Porto A legre e no nordeste catarinense (Joinville, Blumenau e Brusque) * Destacamos também: no Paraná Londrina, Maringá e Ponta Grossa; em Santa Catarina Vale do Rio Tubarão; no Rio Grande do Sul Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas.


Carregar ppt "Região Sul Capítulos : 14 e 15"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google