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PublicouAmélia Farinha Caldas Alterado mais de 5 anos atrás
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Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
É a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
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Gerenciamento de Riscos
Segundo a Anvisa, risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano
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Gerenciamento de Riscos
É a tomada de decisões relativas aos riscos ou a ação para a redução das consequências ou probabilidade de ocorrência. Minimizar os riscos potenciais de eventos adversos que se faz necessário conhecer e controlar esses riscos, que são fontes de danos no ambiente hospitalar. Quando um evento adverso ocorre neste ambiente, a organização sofre consideravelmente todas as consequências a ele relacionadas. São consequências sociais, econômicas ou materiais. A mais grave delas é a perda da vida humana.
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Gestão de Risco (GR) Riscos: são condições, situações, procedimentos, condutas ou evento incerto (adverso) que, se ocorrer, pode resultar em efeito negativo para a instituição, paciente, colaborador, ambiente e a organização.
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Gestão de Risco (GR) A função do Gestor de Risco é uma função de primeira linha, com dependência direta do conselho administrativo, superintendência, presidência. Formação da Comissão de Gestão de Risco: gestores/lideres com responsabilidades nas respectivas áreas. Reúne-se periodicamente para definições de politicas e acompanhamento das atividades de GR dos setores/unidades.
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Gestão de Riscos Situação Tipos de Riscos
Assistencial: cuidados, infecção Profissional: responsabilidade Ambiental: resíduo, ocupacional e infraestrutura Institucional: imagem, marketing Financeiro Social Situação Auditoria de Diagnóstico Auditorias internas Continuas Áreas Relacionadas Medica Qualidade Enfermagem Recursos Humanos / SESMET Hotelaria /Higiene /Lavanderia Comunicação Jurídica Farmácia Nutrição Engenharia Outros Comitês /Comissões Envolvidas Ética Medica Ética de enfermagem Prontuários Óbitos Controle de infecção Indicadores Satisfação do cliente Outras
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Organograma Gerenciamento de Riscos e Comitê de Segurança do Paciente no HCFMRP-USP - organograma simplificado.
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RDC 36/2013 RDC – Resolução da Diretoria Colegiada
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Complexo Hospitalar
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Teoria do Queijo Suíço
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Objetivos RDC 63/2011 RDC 36/2013
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Gestão de Riscos
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Acreditação
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Atividade O aluno deverá pesquisar os temas abaixo, e na próxima aula trazer um resumo sobre a importância das Notificações de Eventos Adversos relacionados aos 4 itens solicitados. Tecnovigilância 2. Farmacovigilância 3. Hemovigilância Vigilância de Saneantes
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Obrigada ! Enf. Valéria Torre
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