A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO."— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE RAFAEL JAMBEIRO-BA

2 PREFEITURA MUNICIPAL DE RAFAEL JAMBEIRO- BA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE RAFAEL JAMBEIRO-BA BELÉM-PA

3 INTRODUÇÃO O PSE foi Instituído através do decreto presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. No Município de Rafael jambeiro o programa Saúde na Escola vem sendo trabalhado de forma lúdica e diferenciada para que as crianças possam interagir e aprender sobre as orientações em Saúde, e assim, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

4 OBJETIVOS Contribuir para uma educação preventiva de forma integral e lúdica, atuando junto a comunidade escolar. Identificar os casos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

5 METODOLOGIA Foram convocados os pais das crianças para uma reunião com o professor, Diretor, Enfermeira e Psicólogo. Agendada consulta de primeiro momento com a psicóloga e a criança. Após essa avaliação realizou-se encaminhamentos para consulta com psicopedagoga, e posteriormente com Neuropediatra. Foram confeccionados fantoches, Zé gotinha em tamanho real, bocão para uma melhor visualização e aprendizagem dos alunos em relação às palestras de saúde bucal, e uma pirâmide alimentar para ajudar na compreensão de uma alimentação saudável. Foram criados jogos interativos como caixinhas de músicas para trabalhar, sexualidade e bullying.

6 PALESTRA TDAH

7

8

9

10 RESULTADOS Observamos resultados positivos no desenvolvimento das ações em Saúde a partir do momento que passou a utilizar jogos interativos e apresentações de forma lúdica nas escolas. A dinâmica da educadora física está contribuindo para o aumento da atividade por parte dos alunos e na redução dos casos de obesidade infantil. As mudanças de hábitos alimentares nas escolas estão contribuindo para diminuir as chances de doenças e problemas relacionados à saúde bucal. Os alunos estão apresentando melhor rendimento escolar após uso dos óculos. As crianças com suspeitas de TDAH estão passando por avaliação com Neuropediatra e aguardando fechamento do diagnóstico para da inicio ao tratamento.

11 CONCLUSÃO Conclui-se que a escola é um local que proporciona um melhor acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens para as ações em Saúde. O PSE vem trazendo estratégias educativas e motivacionais para o melhor aprendizado. Continuamos empenhados em desenvolver as ações, buscando novas estratégias com o objetivo de alcançar a Saúde dos educandos na sua totalidade e de forma integral.

12


Carregar ppt "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google