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Arte Acadêmica no Brasil
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O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no País do início do Século XiX até o início do Século XX, baseado nos princípios das academias de Arte europeias. Nasceu com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa.
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Principais Características
Antes que um estilo específico, o Academismo é um método de ensino artístico profissionalizante de nível superior, equivalente ao ensino universitário moderno. No Brasil tal sistema foi introduzido no período de vigência do Neoclassicismo, estilo do qual foi um dos principais motores de difusão, e depois absorveu estéticas românticas, realistas, simbolistas e outras que deram o tom à virada do século XIX para o XX, expurgando delas o que não se enquadrasse na formalidade da Academia.
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PRINCIPAIS ARTISTAS ACADÊMICOS BRASILEIROS
Pintura acadêmica no Brasil Suas características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente os gregos, na arquitetura e dos renascentistas, na pintura. PRINCIPAIS ARTISTAS ACADÊMICOS BRASILEIROS São eles Pedro Américo, Vitor Meireles e Almeida Júnior, pintores brasileiros estudantes na Academia Imperial de Belas-Artes.
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Pedro Américo Nasceu na Paraíba, frequentou a Academia Imperial de Belas-Artes e depois ingressou na Escola de Belas-Artes de Paris. A temática de sua pintura é religiosa, histórica e retratos. Quadro mais famoso: Independência ou morte (1888).
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Nome: Independência ou morte
Autor: Pedro Américo Data: 1888 Técnica: Óleo sobre tela, Dimensões: 415 cm × 760 cm Localização: Museu Paulista da USP, São Paulo
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Vitor Meireles Em Paris, produziu sua obra-prima: A Primeira Missa no Brasil. No Brasil, pintou Moema. Sua temática era histórica, religiosa e retratos.
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Nome: Moema Autor: Vitor Meireles Data: 1866 Técnica: óleo sobre tela Dimensões: 129 x 190 Localização: Museu de Arte de São Paulo (MASP), Brasil
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Almeida Junior O Mais Brasileiro Dos Pintores, Possui Temática Histórica, Religiosa E Regionalista. Produziu Retratos, Paisagens E Composições. Dentre Suas Obras Mais Conhecidas Estão Picando Fumo, O Violeiro E Leitura.
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Nome: Leitura Autor: Almeida Junior Data: 1892 Dimensões: 95 x 141 cm Técnica: óleo sobre tela Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil
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Escultura acadêmica no Brasil
As esculturas eram em modelos clássicos foram tratados com um pouco mais de liberdade, embora os temas continuassem a ser elevados, buscados nos mitos e alegorias antigos. A madeira foi abandonada em favor do mármore e do bronze, que exigiam um trabalho bem mais árduo e demorado, mas eram considerados materiais mais nobres. A escultura teve um grande mercado na construção de vários monumentos e na decoração de edifícios públicos, associada à sua contraparte "menor", dos ornatos em relevo. Tinha tendência estética dominante para uma mistura eclética de referenciais neoclássicos, românticos e realistas.
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Uma das características era esculpir a pedra, especialmente o mármore, era o objetivo mais elevado e a mais grandiosa realização na escultura. A obra poderia resultar também da técnica da modelagem em barro e posterior fundição em bronze. Uma das áreas de escultura, a estatuária era a forma de representação mais elevada, havendo também a escultura de ornatos e pedras preciosas.
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PRINCIPAIS ESCULTORES ACADÊMICOS BRASILEIROS
São eles: Rodolpho Bernardelli Almeida Reis
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Rodolpho Bernardelli Sua obra refletiam monumentos comemorativos e sua especialidade era bustos de personalidades.
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Almeida Reis Sua obra reflete a liberdade formal que foi introduzida pelo Romantismo. Outras de suas criações são Alma penada, Dante ao voltar do exílio.
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Almeida Reis: Dante ao voltar do exílio, 1889 ,bronze ,Rio de Janeiro Museu Nacional de Belas Artes
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Arquitetura academismo no Brasil
As casas eram construídas de forma uniforme e, em certos casos, essa padronização era fixada em Cartas Régias ou em posturas municipais. Dimensões e números de aberturas, altura dos pavimentos e alinhamentos com as edificações vizinhas foram exigências correntes no século XVIII. Revelam uma preocupação formal cuja finalidade era manter o aspecto português nas vilas brasileiras.
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Participantes do Grupo:
Arthur M Ferreira Caio Basilio Julia Palmeira Victoria Sena Taysa Hipolito
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