A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2.3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2.3."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2.3

2 Alguns questionamentos que precisam ser feitos na fase de resultados da seleção.
Como tratar o resultado da seleção que envolve a tomada de decisão? Que critérios devem ser considerados para se escolher o candidato certo? Que cuidados devem ser tomados nesse momento? Escolhido o candidato, o que fazer?

3 “Uma boa contratação gera resultados positivos para a empresa e para o colaborador. Esses resultados são alcançados quando um colaborador se identifica com a empresa através de sua missão, visão e valores e com o perfil necessário para o desempenho das funções”.

4 De acordo com Chiavenato (2014), o sistema pode ser considerado eficaz se utilizado o mínimo de recursos, esforços e tempo. Os resultados da seleção realizada com sucesso trazem outras vantagens econômicas, além de incrementar a produtividade por meio de: Adequação do colaborador ao cargo e consequente satisfação.

5 Rapidez em se adequar e ajustar às novas funções.
Melhora do potencial intelectual com a escolha sistemática dos melhores candidatos. Estabilidade no trabalho e redução da rotação de pessoal (turnover). Maior rendimento no trabalho. Melhores relações interpessoais no ambiente corporativo. Redução da necessidade de treinar para o desenvolvimento dos cargos; deixando os recursos financeiros e de tempo para serem investidos em outras áreas.

6 Lidando com a subjetividade: O consultor Roberto Wong, julga mais difícil, compreender o quesito “viés subjetivo”. Por subjetivo se quer dizer que não há uma razão, uma lógica que explique o porquê de simpatizar mais com um determinado candidato (A) em detrimento do outro (B). Neste caso, o que entra em jogo é a intuição, o feeling, a empatia.

7 As três dicas de Wong (2015) no momento de decidir são em forma de perguntas que são feitas para si mesmo: Olhar nos olhos da pessoa e se perguntar se compraria o carro usado dela caso lhe fosse oferecido. A questão não é a compra em si, mas a reflexão sobre se confiaria nela o suficiente para sentir que não estaria levando “gato por lebre”.

8 Ainda olhando para a pessoa, se perguntar mentalmente: Eu levaria essa pessoa para o meu círculo de amigos íntimos? Ou seja, seria possível confiar a ela meus sentimentos mais profundos e segredos pessoais?

9 Por último, visualizar a seguinte situação
Por último, visualizar a seguinte situação. Essa pessoa e você estão dentro do elevador no 29º andar de um prédio e na descida acaba a energia elétrica, e vocês ficarão confinados nesse espaço minúsculo por duas ou três horas. Nessa situação de estresse, ficaria tranquilamente ao lado dessa pessoa até serem resgatados? Ou seria um ‘inferno’ já depois dos primeiros 5 minutos?

10 Fatores para tornar a contratação, um processo mais produtivo:
Analisar todas a respostas oferecidas pelo candidato na entrevista e na dinâmica de grupo. Mais uma vez, a proposta é que o selecionador não se deixe levar pelas aparências, mas que baseie suas decisões em fatos observáveis. Contratar pelo impulso ou baseado em qualidades pessoais apenas pode levar a uma incapacidade de adaptação e frustração na contratação.

11 Pressa ao se contratar pela necessidade de contar com o profissional em curto prazo pode representar um problema. Esse é um processo que exige cuidado ao ser executado e, do contrário, muitas informações podem passar despercebidas e causar engano na escolha. Contratar baseando-se apenas em indicações pode trazer vários transtornos, pois o candidato pode apresentar baixa qualificação para o cargo. Não se trata de não considerar a indicação, já que é uma das mais eficazes fontes de recrutamento, mas aplicar os procedimentos de seleção como a qualquer outro candidato.

12 O que fazer com aqueles que não foram aprovados
O que fazer com aqueles que não foram aprovados? Seria correto dizer: não servem, já que foram descartados para a vaga em aberto? A resposta é: claro que não. Candidatos podem apresentar performance para uma ocupação e não para a outra. É importante dar retorno aos candidatos sobre sua participação no processo. Também é interessante manter um banco de dados dos processos, pois o candidato pode se encaixar perfeitamente em futuras contratações.


Carregar ppt "Aula 2.3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google