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MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS

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Apresentação em tema: "MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Prof. Claudio benossi Aula 06

2 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação de mercado é o processo que as empresas utilizam para dividir mercados grandes e heterogêneos em segmentos menores que podem ser alcançados de maneira mais eficiente com produtos e serviços que correspondam à suas necessidades específicas.

3 Segmentação e Identificação do Mercado
Geográfica Demográfica Psicográfica Comportamental

4 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação geográfica divide o mercado em diferentes unidades geográficas, como países, estados, regiões, cidades e bairros.

5 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação demográfica divide o mercado em grupos com base em variáveis como sexo, idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, grau de instrução, religião, etnia e nacionalidade.

6 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação demográfica é o método de segmentação mais popular porque as necessidades, desejos e utilizações dos consumidores costumam variar de acordo com as variáveis demográficas e são mais fáceis de mensurar que outros tipos de variáveis.

7 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação por idade e ciclo de vida é o processo de oferecer diferentes produtos ou utilizar diferentes abordagens de marketing para grupos distintos em relação ao ciclo de vida e à idade.

8 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação por sexo divide o mercado em diferentes grupos com base no sexo (masculino ou feminino).

9 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação por renda divide o mercado em diferentes grupos com base na renda.

10 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação psicográfica divide os compradores em diferentes grupos com base na classe social, no estilo de vida ou na personalidade.

11 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação comportamental divide os compradores em grupos com base no conhecimento em relação a determinado produto, nas atitudes direcionadas a ele, no uso que se faz desse produto e nas respostas. Ocasiões | Benefícios | Status do usuário Índice de utilização | Status de fidelidade

12 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação por ocasião divide compradores em grupos de acordo com as ocasiões quando eles têm a ideia de comprar, realizam de fato a compra e utilizam o item comprado.

13 Segmentação e Identificação do Mercado
A segmentação por benefícios requer descobrir as principais vantagens que as pessoas procuram em uma classe de produtos, os tipos de pessoas que procuram cada um desses benefícios e as principais marcas que oferecem cada benefício.

14 Segmentação e Identificação do Mercado
O status de usuário divide os compradores em não- usuários, ex-usuários, usuários potenciais, usuários iniciantes e usuários regulares de um produto.

15 Segmentação e Identificação do Mercado
O índice de utilização divide os compradores em pequenos, médios e grandes usuários.

16 Segmentação e Identificação do Mercado
O status de fidelidade divide os compradores em grupos de acordo com seu nível de fidelidade.

17 Segmentação de Mercado
Utilizando bases múltiplas de segmentação As bases múltiplas de segmentação são utilizadas para identificar grupos-alvo menores e mais bem definidos. A segmentação geodemográfica é um exemplo de segmentação de multivariáveis que divide os grupos em padrões de estilo de vida dos consumidores.

18 Segmentação de Mercado
Utilizando bases múltiplas de segmentação O sistema PRIZM classifica cada família norte- americana em 66 segmentos singulares organizados em 14 diferentes grupos sociais. Esses grupos dividem pessoas e locais em grupos de consumidores de mentalidade similar que apresentam características e comportamento de compra singulares com base em uma série de fatores demográficos.

19 Segmentação de Mercado
Utilizando bases múltiplas de segmentação As classificações do PRIZM incluem: Idade Nível de instrução Renda Ocupação Composição familiar Etnia Moradia Fatores comportamentais e de estilo de vida Compras Atividades de lazer Preferências de mídia

20 Segmentação de Mercado
Exigências para uma segmentação eficiente Para ser útil, um segmento de mercado deve ser: Mensurável Acessível Substancial Diferenciável Acionável

21 Exigências para uma Segmentação Eficiente
Exemplos mensuráveis incluem o tamanho, o poder de compra e o perfil dos segmentos.

22 Exigências para uma Segmentação Eficiente
Acessível se refere ao fato de o mercado poder ser atingido e atendido maneira eficaz.

23 Exigências para uma Segmentação Eficiente
Substancial se refere ao fato de os mercados serem amplos e lucrativos o suficiente para serem atendidos.

24 Exigências para uma Segmentação Eficiente
Diferenciável se refere ao fato de os mercados serem conceitualmente distinguíveis e reagirem de maneira distinta aos programas e elementos do mix de marketing.

25 Exigências para uma Segmentação Eficiente
Acionável se refere ao fato de programas eficientes poderem ser desenvolvidos para atrair os segmentos e atendê-los.

26 Identificação do Mercado
Avaliação dos segmentos de mercado Tamanho e crescimento do segmento Segmentos menores versus maiores Potencial de crescimento

27 Identificação do Mercado
Avaliação dos segmentos de mercado Atratividade estrutural do segmento Concorrência Produtos substitutos Poder dos compradores Poder dos fornecedores

28 Identificação do Mercado
Avaliação dos segmentos de mercado Objetivos e recursos da empresa Vantagem competitiva Disponibilidade de recursos Compatibilidade com os objetivos da empresa

29 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado O marketing indiferenciado se direciona ao mercado como um todo com uma única oferta. Marketing de massa Concentra-se nas necessidades comuns e não nas diferenças

30 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado O marketing diferenciado se direciona a diversos segmentos de mercado e desenvolve ofertas diferentes para cada um deles. A meta é atingir mais vendas e uma posição mais consolidada Mais dispendioso que o marketing indiferenciado

31 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado O marketing concentrado se direciona a uma pequena parcela de um amplo mercado. Recursos limitados da empresa Conhecimento do mercado Mais eficaz e eficiente

32 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado O micromarketing é a prática de desenvolver produtos e programas de marketing sob medida para atender aos gostos de pessoas e locais específicos. Marketing local Marketing individual

33 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado O marketing local envolve o desenvolvimento de marcas e promoções sob medida para atender às necessidades e aos desejos de grupos de clientes locais. Cidades Bairros Lojas

34 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado Benefícios: Maior eficácia do marketing em mercados competitivos Ofertas mais específicas ao cliente

35 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado Desafios: Maiores custos de produção e marketing Menor economia de escala Logística Diluição da imagem da empresa

36 Identificação do Mercado
O marketing individual desenvolve produtos e programas de marketing sob medida para atender às necessidades e às preferências dos clientes em base individual. Também conhecido como: Marketing um-para-um Marketing customizado Marketing de segmento de personalizado

37 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado A customização em massa é o processo por meio do qual as empresas interagem em uma base um- para-um com massas de clientes para desenvolver produtos e serviços feitos sob medida, a fim de atender às suas necessidades específicas.

38 Identificação do Mercado
Seleção dos segmentos de mercado A customização em massa, salienta a importância dos relacionamentos com os clientes na nova economia. Proporciona uma forma de distinguir a empresa dos concorrentes.

39 Identificação do Mercado
Escolha de uma estratégia de definição do alvo de marketing Depende de: Recursos da empresa

40 Identificação do Mercado
Escolha de uma estratégia de definição do alvo de marketing Depende de: Variabilidade do produto

41 Identificação do Mercado
Escolha de uma estratégia de definição do alvo de marketing Depende de: Estágios do ciclo de vida dos produtos

42 Identificação do Mercado
Escolha de uma estratégia de definição do alvo de marketing Depende de: Variabilidade do mercado

43 Identificação do Mercado
Escolha de uma estratégia de definição do alvo de marketing Depende de: Estratégias de marketing dos concorrentes

44 Conceitos do Marketing
Dúvidas?


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