Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafael Silveira Fernandes Alterado mais de 6 anos atrás
1
Realizado por: André Mourão Bruno Neves Edi Borges João Sousa
Trás-os-Montes Realizado por: André Mourão Bruno Neves Edi Borges João Sousa
2
Geografia A Região de Trás-os-Montes e Alto Douro situa-se no Norte de Portugal, correspondendo aos distritos de Vila Real e Bragança, e alguns concelhos, a norte, do distrito de Viseu e da Guarda. O relevo da região é formado por altas montanhas cortadas por vales profundos e o clima é temperado continental sendo mais frio nas zonas montanhosas e mais ameno ao longo do Rio Douro.
3
Geografia A região de Trás-os-Montes e Alto Douro é habitada desde a pré-história e possui um vasto património arquitetónico e cultural. Encontram-se as minas de ouro de Tresminas; as estâncias termais do Alto Tâmega; as gravuras e pinturas rupestres; as igrejas e pontes de vários estilos arquitetónicos; os solares; os conventos e castelos; as Quintas do Vale do Douro; as cidades e os seus centros históricos e museus; as aldeias comunitárias de Rio de Onor e Pitões das Júnias.
4
Enchidos Presunto Chouriça de Vinhais Chouriço de Mel Morcela
Alheira do Barroso Alheira Fumeiro de Vinhais
5
Presunto transmontano
A perna de porco é inicialmente salgada, em seguida temperada, sobretudo com colorau, e depois fumada. O mais afamado é o de Chaves, uma designação que engloba toda a região, incluindo a serra do Barroso.
6
Chouriça de Vinhais É feito com carne e gordura de porco, da raça Bísara ou produto de cruzamento desta raça. A carne e a gordura utilizada é devidamente condimentada com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau doce e/ou picante e louro. Para o enchimento é utilizada tripa delgada de porco ou de vaca.
7
Chouriço de mel Enchido característico das terras transmontanas, sendo muito comum na região de Bragança e Vinhais. É um chouriço de carne a cuja mistura de viandes e temperos, se junta mel.
8
Morcela Os elementos de ligação dos pedaços de entremeada usados neste enchido é o sangue de porco, que lhe confere a consistência e a coloração escura. As especiarias, entre elas o cravinho e o cominhos, fazem parte dos temperos utilizados, conferindo-lhe um aroma intenso.
9
Alheira do barroso A base das alheiras é a carne existente na cabeça (bochechas), e dos ossos da suã (vértebras) e outras aparas. Mistura-se com outras carnes e são cozidas em água a sal, temperadas com alho, cebola, azeite, salsa, colorau doce e colorau picante. O momento chave do processo é quando as fatias de pão com côdea são mergulhadas no caldo de cozer as carnes. A mistura das carnes desfiadas, pão e condimentos é metida em tripas através de enchimento.
10
Alheira de mirandela Entende-se por alheira de Mirandela o enchido tradicional fumado cujos principais ingredientes são a carne e a gordura de porco da raça Bísara,a carne de aves (galinha e ou peru), o pão de trigo, o azeite de Trás-os-Montes e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e ou picante. Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, a carne de vaca e o salpicão e ou o presunto envelhecidos.
11
CHOURIÇA DE CARNE DE VINHAIS
SALPICÃO DE VINHAIS CHOURIÇA DE CARNE DE VINHAIS ALHEIRA DE VINHAIS BUTELO DE VINHAIS CHOURIÇO AZEDO DE VINHAIS
12
CHOURIÇA DOCE DE VINHAIS
PRESUNTO DE VINHAIS
13
Feijoada à transmontana
1 kg de feijão ; 500 g de orelha de porco ; 200 g de focinho de porco ; 1 pé de porco ; 1 linguiça ; 100 g de salpicão ; 100 g de presunto ; 1 dl de azeite ; 1 cebola ; 1 ramo de salsa ; 1 folha de louro ; 1 dente de alho ; pimenta branca ; malagueta e colorau ; 1 cravinho (fac.) ; Sal 8 pessoas
14
Cozido à portuguesa 8 pessoas 1 frango ou meia galinha ; 1 salpicão ;
1 chouriça de carne ; 1 chouriço de sangue ; 400 g de costelas (entrecosto) ; 4 a 5 ossos de suã (espinhaço) ; 1 orelheira e beiça (focinho) ; 1 couve lombarda ; 1 couve portuguesa ; 5 cenouras ; 3 nabos ; 5 a 6 batatas ; 8 rabas (facultativo) ; Para o arroz: 750 g de arroz ; 1 cebola ; 2 dentes de alho ; 3 colheres de sopa de azeite ; sal ; Pimenta 8 pessoas
15
Bacalhau assado com pão de centeio
4 postas de bacalhau ; 2 dentes de alho ; 4 fatias de pão de centeio ; 3,5 dl de azeite (aprox.) ; 800 g de batatas 4 pessoas
16
Doce transmontano Bola Doce Transmontana Ingredientes: Para a massa
6 ovos 1 copo de óleo 250 g de margarina 50 g de fermento de padeiro ou 1 saqueta de fermipan (11 g) 1 chávena de água morna Farinha que baste para tender (+/- 1Kg) Para o recheio 2 chávenas de açúcar amarelo 1 pacote de canela 1 chávena de licor de figo ou vinho do porto
17
Doce transmontano
18
Realizado por: André Mourão Bruno Neves Edi Borges João Sousa
Trás-os-Montes «Não há nada que a cozinha portuguesa não transforme num manjar dos deuses. Até de uma pedra extraímos a mais rica das sopas. Não há pedaço de porco ou de vaca que escape à nossa imaginação, galinha gasta que uma canja bem temperada não rejuvenesça, nem peixe, por mais pequeno e humilde que seja, que resista ao nosso ímpeto criador. (...) Realizado por: André Mourão Bruno Neves Edi Borges João Sousa FIm Inês Pedrosa, in Guia Expresso "O Melhor de Portugal" - 5
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.