A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que faz de uma localidade uma destinação turística?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que faz de uma localidade uma destinação turística?"— Transcrição da apresentação:

1 O que faz de uma localidade uma destinação turística?

2 DESTINAÇÃO TURÍSTICA O espaço: pode ser um dos elementos contribuintes para a motivação do deslocamento. Os atrativos turísticos podem ser divididos em: Atrativos naturais: constituídos basicamente por elementos da natureza; Atrativos culturais: constituídos por elementos onde há, ou houve, elaboração e intervenção humana.

3 DESTINAÇÃO TURÍSTICA A escolha de uma destinação turística, não depende somente das atrações, mas também da infraestrutura para atender o turista, como abastecimento de água, energia elétrica, segurança pública...

4 DESTINAÇÃO TURÍSTICA Na verdade, muitos turistas escolhem destinações onde possam usufruir, pelo menos por algum tempo, de confortos e regalias com as quais não podem contar em seu dia-a-dia. Isto significa que, além das atrações do clima e das paisagens naturais, possibilidades para a prática de esportes, fontes com qualidades terapêuticas, tesouros artísticos, históricos e culturais, especialidades econômicas e peculiaridades que uma determinada destinação possa oferecer. Antes de optar por um destino, o turista analisa: os atrativos, as facilidades e o acesso.

5 TIPOS DE DEMANDA REAL/EFETIVA: os que de fato realizam turismo = turistas. REPRIMIDA: impedida de viajar por algum motivo, conhecida ainda como demanda potencial e demanda protelada. AUSÊNCIA DE DEMANDA/SEM DEMANDA: parcela da sociedade que não tem possibilidades efetivas de viajar.

6 Qual a relação entre o turismo e a geografia?
GEOGRAFIA E TURISMO Qual a relação entre o turismo e a geografia?

7 GEOGRAFIA E TURISMO O Turismo é como uma ciência que cria e recria as configurações espaciais diversificadas, pois para o mesmo é parte integrante e fundamental da ciência geográfica estar analisando e interpretando essas formas espaciais que são criadas e recriadas pelo turismo, enfocando as estruturas, e a reflexão sobre a organização e construção desses espaços através do turismo.

8 GEOGRAFIA E TURISMO A Geografia é a ciência dos lugares, da diversidade de espaços terrestres, o outro processo relacionado com o turismo que tanto o turismo quanto a Geografia se sustenta na diversidade das culturas e ambas concentradas no fenômeno social. A Globalização acompanha e generaliza valores ambientais uniformizando produtos de consumo e uma linguagem avançada, ocorrendo também formas de realizar o Turismo.

9 GEOGRAFIA E TURISMO O turismo desfruta de toda geografia através de suas atividades, realizando viagens com diversos objetivos. “O turismo é uma atividade que ocorre em lugares envolvendo movimentos e atividades entre os lugares, paisagens e pessoas e esses locais podem ser os mais diversos (...)” (apostila ETB, 2013.p. 34) A atividade turística pode modificar a paisagem da localidade onde a mesma acontece. A transformação social, cultural.

10 ELEMENTOS GEOGRÁFICOS DO TURISMO
Região geradora de viajantes Região de destinação turística Região de rotas de transito.

11 LAZER: Conceito e Historicidade
De acordo com a sistematização apontada por Gomes (2003; 2004), duas correntes opostas dividem as opiniões quanto a controversa questão sobre o surgimento do lazer. Inseridos na primeira corrente estão autores que consideram que o lazer existia nas sociedades mais antigas e que, portanto, sempre existiu (RUSSEL, 2002; DE GRAZIA, 1966; MUNNÉ, 1980; MEDEIROS, 1975). Do lado oposto, autores que entendem o lazer como um fenômeno moderno, com origem marcada nas modernas sociedades urbano-industriais (DUMAZZEDIER, 1979; MARCELLINO, 1983; MELO E ALVES JUNIOR, 2003; MASCARENHAS, 2005)

12 LAZER: Conceito e Historicidade
Para ela, da mesma forma que as manifestações e práticas culturais que fluíam a seu tempo e modo em períodos antigos da história não podem ser simplesmente igualadas e compreendidas como uma versão clássica do lazer moderno, o lazer não pode ser interpretado como um fato exclusivo da modernidade, com data de nascimento no século XVIII.

13 LAZER: Conceito e Historicidade
Definição do dicionário: LA – ZER. Tempo que se dispõe livremente para repouso ou distração. = ÓCIO.

14 RECREADOR Vai cuidar das crianças e jovens, enquanto seus pais descansam ou aproveitam o bar da piscina, grupos de terceira idade. Deve trabalhar muito para atender um público extremamente diferente e ansioso por viver muitas emoções, em qualquer estação do ano.

15 RECREADOR A recreação é a atividade planejada e dirigida especificamente para divertir o cliente. Tem como características adicionais entreter, ocupar e integrar seus usuários. O recreador vem suprir a necessidade que o cliente tem de se divertir, embora não saiba como, ou não esteja disposto a se preocupar com isso. Encontra seu posto principalmente em hotéis, mas também pode acompanhar viagens e excursões.

16 REFERÊNCIAS GODOI, Luiz Gonzaga. Aprendiz de Lazer e Turismo. Caminhos do futuro, Ministério do Turismo, 2007. Apostila – Técnico em Guia de Turismo. Ser Educacional – ETB, 2013.


Carregar ppt "O que faz de uma localidade uma destinação turística?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google