A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3.2."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3.2

2 Qual a importância de um bom Programa de Integração?
Sabe-se que toda pessoa, ao iniciar um novo trabalho, cria uma série de expectativas sobre como será seu novo gestor, seus colegas de trabalho e até mesmo o ambiente em que trabalhará.

3 Dois aspectos devem ser levados em consideração ao tratar da integração de pessoal.
O primeiro é sobre a adaptação à empresa. Para Pontes (2008), a adaptação nem sempre é fácil e, por vezes, comportamentos vão se tornando perpétuos porque o novo integrante assume a conduta inadequada praticada na organização e, em muitos casos, o faz como uma forma de ser aceito pelo grupo.

4 A primeira coisa que você deve saber é que o programa de integração é um treinamento. Isso mesmo, após a conclusão das etapas de recrutar, selecionar e escolher o candidato que fará parte do quadro de colaboradores, a empresa deve treiná-lo. A integração é um treinamento para inserir o novo colaborador no contexto profissional que se inicia, e também pode ser chamado de socialização.

5 O segundo aspecto é a adaptação ao trabalho que será desenvolvido
O segundo aspecto é a adaptação ao trabalho que será desenvolvido. A gerência imediata tem grande influência nesse momento. Algumas indagações devem ser feitas nesse sentido: Como o novo colaborador irá desenvolver o trabalho? Terá maior ou menor autonomia? Suas atividades iniciais serão desafiadoras ou mais convencionais?

6 Para Pontes (2008), há duas partes no programa de integração: a da ambientação e da integração em si. As diferenças são apresentadas a seguir:

7 1. Ambientação de pessoal: Trata-se da ambientação do Colaborador na Empresa, e pode tartar de temas como: História da empresa Produtos e/ou serviços da empresa. Modo de produção Principais políticas e procedimento Conduta esperada do novo colaborador Benefícios oferecidos Possibilidade de carreira Política salarial.

8 De que forma essas informações podem ser levadas ao novo colaborador
De que forma essas informações podem ser levadas ao novo colaborador? O ideal é que o momento seja o mais estimulante possível. Seguem algumas sugestões de como fazê-lo: Com utilização de manuais. Com apresentação do plano de qualidade, dentre outros. Com recursos audiovisuais. Com palestras. Com visitas pela empresa. Com apresentação aos novos colegas. Com jogos e dinâmicas. Com café da manhã.

9 Outras técnicas podem ser utilizadas, como o uso de um vídeo institucional. Use a criatividade para pensar em meios de tornar a apresentação mais atraente. É importante que a empresa faça a entrega de um material impresso, uma vez que as informações são muitas para serem registradas em tão pouco tempo.

10 2. Integração de pessoal Esse tipo de programa é bem mais amplo e demorado. Visa facilitar a integração do novo colaborador à equipe de trabalho e também fazê-lo entender a cultura da empresa. De acordo com Pontes (2008), a integração de pessoal deve transmitir as normas, políticas e programas de modo mais profundo, as pessoas com quem irá se relacionar, entre outros.

11 Como abordado, de maneira diferente da ambientação que dura apenas um dia ou questão de horas, na integração, o período de treinamento pode ser mais estendido, chegando até mesmo a alguns meses. É um trabalho de orientação para que o novo colaborador se sinta completamente integrado.

12 De acordo com Van Maanen (2007 apud BRUM et al
De acordo com Van Maanen (2007 apud BRUM et al., 2014), há fases que envolvem a socialização: Apresentar informações claras a fim de minimizer a ansiedade do novo colaborador; Apresentação e ambientação da equipe de trabalho, demais parceiros e clientes; Apresentação dos processos utilizados na empresa, a fim de que o colaborador “aprenda da forma correta” seu trabalho.

13 Veja alguns pontos que podem ser abordados em programas de integração de acordo com Pontes (2008):

14

15 Cada empresa, ao elaborar um programa de integração, deve levar em conta suas necessidades, apresentando todos os itens de forma clara. Devido às particularidades, os programas de integração variam de acordo com cada organização e segmento.


Carregar ppt "Aula 3.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google