A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18

3 A EPÍSTOLA DE TIAGO

4 CARTA DE TIAGO INTRODUÇÃO Há pessoas que, mesmo conhecedoras da palavra de Deus, vivem uma vida que contradiz o evangelho através do seu modo de viver. Então, com energia e palavras empolgantes e bem escolhidas, Tiago confronta este conflito. Não é suficiente falar de fé cristã, ele diz: devemos vivê-la. A fé genuína produz boas obras, este é o tema central da carta de Tiago.

5 AUTOR O autor da Carta de Tiago é o próprio Tiago, irmão de Jesus e líder da igreja em Jerusalém. Sua carta é um dos melhores exemplos de grego literário do Novo Testamento. Seu rico vocabulário, talento retórico e domínio do Antigo Testamento são superados apenas pelo livro de Hebreus.

6 DATA A Carta de Tiago foi escrita provavelmente em 49 d.C., antes do Concílio de Jerusalém (At. 15), ocorrido no ano 50 d.C.

7 DESTINATÁRIO Ao contrário de outras cartas, não parece que alguma crise ou necessidade urgente de alguma igreja tenha motivado Tiago a escrever essa epístola. Ela é endereçada à comunidade cristã judaica do primeiro século que residia entre os gentios, fora da Palestina, que se encontrava na dispersão (Tg. 1:1).

8 PANORAMA A igreja encontrava-se dispersa devido a perseguição. Muitos judeus viviam fora da Palestina em meio a comunidades gentílicas. Então, esta carta expressa a preocupação de Tiago pelos cristãos perseguidos que haviam sido membros da igreja em Jerusalém.

9 PROPÓSITO DA CARTA DE TIAGO
O propósito desta carta era expor as práticas hipócritas e ensinar a maneira correta que um cristão deveria adotar.

10 BREVE ESBOÇO DA CARTA DE TIAGO
Num breve esboço da carta de Tiago podemos observar os seguintes assuntos tratados: A Religião Genuína; A Fé Genuína; e A Sabedoria Genuína.

11 A Carta de Tiago Tiago começa a sua carta esboçando algumas características gerais da vida cristã (1:1-27). A seguir, exorta os cristãos a agirem de forma justa na sociedade (2:1-13). Após esse conselho prático, faz discurso teológico sobre a relação entre a fé e as obras (2:14-26). Mostra a importância de controlar a língua (3:1-12). Também distingue dois tipos de sabedoria: a terrena e a divina (3:13-18).

12 Tiago encoraja os seus leitores a abandonarem seus desejos maus e a obedecerem a Deus (4:1:12). Reprova aqueles que confiam em seus próprios planos e posses (4:13 – 5:6). Finalmente, exorta seus leitor a serem pacientes uns com os outros (5:7-11), a serem diretos e objetivos em suas promessas (5:12), a orarem uns pelos outros (5:13-18) e a ajudarem-se mutuamente a serem fiéis a Deus (5:19-20).

13 CONCLUSÃO Aplicações para nossas vidas: Esta carta tem um rico ensinamento para nós, pois nos lembra de que a verdadeira fé é aquela que transforma vidas. Nela somos encorajados a colocar a nossa fé em ação. Descobrimos que a genuína fé produz ações amorosas em relação aos outros, e que a prova da realidade da nossa fé é uma vida transformada. “... mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg. 2:18)

14 FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed CPAD


Carregar ppt "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google