A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CADEIA DE VALOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CADEIA DE VALOR."— Transcrição da apresentação:

1 CADEIA DE VALOR

2 CADEIA DE VALOR Um fator que pode destacar as empresas em relação aos seus concorrentes é o gerenciamento de seu processo logístico; Auxilia na otimização dos processos e consequentemente na redução dos gastos.

3 CADEIA DE VALOR A cadeia de valor é um dos pilares que compõem a gestão estratégica de custos juntamente com o posicionamento estratégico e os direcionadores de custos.

4 CADEIA DE VALOR Segundo Shank e Govindarajam (1997, p.14), consiste em um “conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e até o produto final entregue na mão do consumidor”.

5 CADEIA DE VALOR Para Porter (1989), é a união de todas as atividades que fazem parte de uma determinada operação, tais como: Projetar; Produzir; Comercializar; Entregar e sustentar o seu produto no mercado.

6 CADEIA DE VALOR Segundo Porter - as entidades envolvidas nesta operação, que inicia desde fornecedor de matérias-primas, passando pelos processos citados anteriormente, até a efetiva distribuição ao consumidor final, formam um elo no qual cada uma desempenha suas devidas atividades, criando valor ao produto ou serviço.

7 CADEIA DE VALOR Porter (1989, p. 44) ressalta, ainda, que “a cadeia de valor não é uma coleção de atividades independentes, e sim um sistema de atividades interdependente”. Desta forma, para obtenção de um objetivo comum, que é a maximização dos resultados e a satisfação do cliente, as entidades envolvidas no processo devem compreender que fazem parte de um elo, e que todas têm que atuar de forma conjunta.

8 CADEIA DE VALOR Nesse sentido, ressalta-se, conforme Shank e Govindarajam (1997, p. 66), que “uma empresa pode aumentar sua lucratividade não apenas compreendendo sua própria cadeia de valor do projeto à distribuição, mas também compreendendo como as atividades de valor da empresa encaixam-se na cadeia de valor dos fornecedores e dos clientes”. Assim, uma determinada entidade integrante de um conjunto de organizações, além de gerenciar suas atividades, também necessita observar sua posição na cadeia de valor global, ou seja, entre seus fornecedores e clientes.

9 CADEIA DE VALOR O modelo de gestão de muitas empresas baseia-se na visão por áreas, sendo a análise da empresa realizada de forma singular dentro de cada setor (RH, financeiro, vendas, dentre outros). A visão por áreas delimita e engessa a percepção de valor em cada atividade nas organizações, uma vez que todas as etapas de cada processo são analisadas dentro de um âmbito muito genérico em relação à empresa, o que, por sua vez, provoca uma percepção superficial sobre cada etapa. 

10 CADEIA DE VALOR Tendo uma visão por processos, baseada na cadeia de valor, cada ciclo é estudado com parâmetros específicos, de modo que a relação entre cada atividade e cada área é levada em consideração. A estruturação por meio de processos proporciona clareza e objetividade no entendimento das várias fases de determinadas atividades, assegurando maior visibilidade nas tarefas para o conhecimento do negócio.

11 CADEIA DE VALOR A ações que promovam maior desempenho ao fornecimento do serviço prestado e ao uso eficiente dos recursos; A definição adequada de responsabilidades; A sequência das atividades, com entradas, saídas e interfaces bem definidas; A eliminação de custos devido à reformulação de atividades redundantes.

12 CADEIA DE VALOR Uma visão sistêmica por processos é fundamental para identificação da importância de cada tarefa em sua área e como ela agrega valor no produto final, além de proporcionar uma análise mais crítica e embasada sobre pontos de melhoria dentro das organizações.


Carregar ppt "CADEIA DE VALOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google