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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RESULTADOS: Análise e Interpretação

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Apresentação em tema: "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RESULTADOS: Análise e Interpretação"— Transcrição da apresentação:

1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RESULTADOS: Análise e Interpretação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR RÁDIO-ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E ESCRITA Maria Aparecida Loss Uliana - Resumo - Pesquisa-ação, onde a “pesquisa” versa sobre contribuições da Rádio Escolar na ótica de professores e alunos da E.E.E.F.M. Laurindo Rabelo na cidade de Alto Paraíso/RO. E, a “ação” versa sobre intervenção pedagógica (minicurso, visitas técnicas e seminário) para otimizar as contribuições da citada rádio ao processo de ensino-aprendizagem, em especial relacionadas à oralidade, escrita, exercício da cidadania e o desenvolvimento global do aluno. A abordagem é qualiquantitativa. Pragmaticamente, oportunizou aos a elaboração e apresentação de programa de rádio; Elaboração de pautas de entrevistas e criação de textos radiofônicos; Execução da entrevista e confecção colaborativa de nova grade de programação para a rádio. Contempla as mídias rádio, informática e material impresso. Palavras-chave: Mídias; Oralidade; Escrita; Capacitação; Rádio Escolar. FINALIDADES OBJETIVOS Operacionalização da rádio escolar. Capacitar professores e alunos para operacionalização da rádio escolar. Desenvolvimento da produção de texto. Capacitar professores e alunos para produção de textos educomunicativos voltados ao rádio escolar. Desenvolvimento da oralidade. Capacitar professores e alunos para oralidade educomunicativa voltada ao rádio escolar. Articulação da programação da rádio com o currículo e temas transversais. Capacitar professores e alunos para planejamento pedagógico   e democrático da grade de programação da rádio escolar. Vivenciar a interação educomunicativa Envolver o ambiente escolar com a programação da rádio. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Tipologia da pesquisa: Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1986, p.14). Sujeitos: Professores envolvidos ativamente com a Rádio Escolar e alunos do 8º e 9º ano. Período de aplicação: 14 a 30/05/2012, perfazendo 12 (doze) horas. Instrumento de coleta de dados: Questionário com questões fechadas, aplicado aos alunos e tabulado quantitativamente via análise estatística; Questionário com questões abertas, tabulado qualitativamente, análise do discurso, dos docentes que atuam na Rádio Escolar. Minicurso: Edição (Software Audacity) e Operação de Áudio (sonoplastia – mesa de áudio analógica e Software Zararadio), ministrado por “Amigos da Escola”. Uso instrumental de Software Processador de Textos (pautas, textos para noticiários e spots educativos). Visitas técnicas supervisionadas: Emissoras de rádio (observação participativa em entrevistas), técnicas de locução. Seminário: Reformulação pedagógica da grade de programação da rádio escolar. Produção e apresentação: Edição especial de um programa de rádio. PROFESSORES a) Mudança na prática escolar, a partir da experiência radiofônica: Relataram que o aluno torna-se sujeito ativo do processo de comunicação, produzindo textos escritos e orais conforme a linguagem do rádio. b) O rádio como exercício da cidadania: Segundo os professores, (...) o aluno pesquisa e lê mais, o que amplia sua visão de mundo, aprende debater, questionar, discutir, o que configura exercício e desenvolvimento da cidadania. c) Áreas de conhecimento trabalhadas na Rádio na escola: Os docentes consideram o projeto abrangente, pois atinge todas as áreas de conhecimento, em um trabalho interdisciplinar. d) Aluno-participante da Rádio na escola possui visão mais crítica da realidade: Os professores acreditam no potencial dialógico e interativo da Rádio Escolar que torna o aluno participante, mais criativo e crítico que os outros, devido à pesquisa e análise de informações. e) Interesse da escola em continuar o Projeto rádio na escola: Para os professores, a continuidade do Projeto é importante, porque a rádio escolar leva os alunos à produção de programações interativas e de seu interesse, à leitura e pesquisa, além de aprenderem a debater e questionar os assuntos que são transmitidos pela rádio. ALUNOS 1) Alunos foram capacitados para produzirem materiais de comunicação? 60% disseram que sim. 2) Criaram hábito de assistir a telejornais, ler revistas e jornais em busca de notícias? 40% sim. 3) Tornaram-se ouvinte de programas de rádio para observar o desenvolvimento da programação? 90% sim. 4) O projeto está favorecendo a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças ? Todos disseram sim. 5) Houve oficinas para os alunos e professores responsáveis pelo projeto na escola? Apenas para 30% dos alunos (18 alunos) participaram de oficinas. Para as análises da produção de textos escritos, considerou-se: 1) Clareza - A maioria dos alunos demonstra clareza na estrutura textual. 2) Sintaxe - Quarenta alunos demonstraram domínio da produção de textos escritos quanto à sintaxe. 3) Morfologia - A maioria dos alunos domina a morfologia: ortografia e divisão silábica. 4) Apresentação - Todos os alunos produzem textos com legibilidade e disposição gráfica adequada. RESULTADOS: Análise e Interpretação


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