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“Estratégias de Controle Interno e Gestão”

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Apresentação em tema: "“Estratégias de Controle Interno e Gestão”"— Transcrição da apresentação:

1 “Estratégias de Controle Interno e Gestão”
Agenda do Gestor frente aos Sistemas de Controle “Estratégias de Controle Interno e Gestão” Dr. Marcello Delascio Cusatis Secretário Municipal de Saúde 1

2 Mogi das Cruzes está localizado na região metropolitana da capital paulista. Segundo estimativas do IBGE, em 2014 o município já contava com habitantes. É também o maior e mais desenvolvido município da Região do Alto Tietê. Após a capital, é o maior município em área da Grande São Paulo, com 713,291 km² Limites Arujá Santa Isabel Guararema Biritiba-Mirim Bertioga Santos Santo André Suzano Itaquaquecetuba.

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4 Atenção Especializada
PRODUÇÃO ASSISTENCIAL 2014 Atenção Primária Atenção Especializada Urgência e Emergência SADT exames

5 52 Unidades 22 – UBS 11 – ESF 02 – PACS 03 – UBS 24 horas
01 – Pró Criança 24 horas 01 – UPA* 01 – CURE 01 – Pró Mulher 01 – UNICA 01 – UAPS 01 – Hospital Municipal 01 – Laboratório Municipal 01 – CCZ 01 – PROMEG 02 – Saúde em Casa 01 – Centro de Reabilitação* 01 – Sistema de Agendamento Radiologia: UBS 24 horas e Pró-Criança Tomografia: UBS 24 horas V. Suissa 52 Unidades

6 PLANO ANUAL DE SAÚDE - PAS
Instrumentos de Apoio e Controle a Gestão Câmara e Comissões Com a necessidade de realizar todo proposto no PAS foram criados espaços de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação : Câmara Técnica Permanente da Rede de Atenção à Saúde Comissão Técnica de Acompanhamento do Contrato Comissão Especial de Gestão de Contrato -SMS E HMMC Comissão Municipal Permanente de Acompanhamento e Fiscalização Comissão Municipal Permanente de Fiscalização Comissão Permanente de Acompanhamento de Convênio nº 04/2013 Comissão Especial - Mãe Mogiana

7 Instrumentos de Apoio e Controle a Gestão
Camará Técnica Permanente da Rede de Atenção à Saúde Objetivo: Funcionamento integrado entre todos os equipamento existentes em Mogi das Cruzes que possuem vínculo com a rede municipal de saúde com o objetivo de ordenar a demanda entre todos os serviços. Periodicidade: Mensal Representantes: - Secretaria Municipal de Saúde CEJAM - Santa Casa de Mogi das Cruzes HC Luzia de Pinho Melo - H. Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante HMMC Regulamentação: Decreto de 25 de março de 2009

8 Instrumentos de Apoio e Controle a Gestão Contratos de Gestão
Objetivo: Gerenciamento e execução de ações e serviços de saúde em unidades de saúde da rede assistencial de Mogi das Cruzes Composição: 6 Contratos Hospital Municipal Ambulatório de Especialidades Unidades Saúde da Família Laboratório Municipal Diagnóstico por imagem Unidades de Saúde 24 horas Sistema de Agendamento 16/11/2018

9 Comissão Técnica de Acompanhamento – CTA
Contratos de Gestão Comissão Técnica de Acompanhamento – CTA Realizar reuniões ordinárias e extraordinárias, avaliação dos parâmetros de produção indicadores de qualidade a informação em geral sobre o funcionamento dos serviços assim como dos aspectos econômicos financeiros da atuação da instituição parceira analisando os desvios ocorridos em relação ao orçamento estabelecido no Contrato de Gestão. Representantes: Membros da SMS e da Instituição Parceira Contrato 42/ UBS 24horas DECRETO Contrato 42/2012 e 45/ ESF Mogi DECRETO Contrato 22/ HMMC DECRETO Contrato 22/ HMMC DECRETO 16/11/2018

10 Próximos Passos em relação aos Contratos de Gestão e Contratualização
Informatização da Prestação de Contas Online Acesso online com 100% de rastreabilidade dos usuários. Segurança de dados e de acesso. Digitações centralizadas em banco de único e relacional. Dados totalmente relacionados (OS, Contratos, Unidades, Serviços, Despesas, Receitas, Fornecedores, Empenhos, Liquidações, Planos Orçamentários). Padronização de Plano de Contas e Planos Orçamentários. Automatização de Cálculos Diários de Saldos. Cadastro único e oficial de fornecedores. Controle automatizado do fechamento do período de Prestação de Contas. Comunicação online entre Secretaria e contratados. Geração de relatórios gerenciais (Administrativo Assistencial e Financeiro ) 16/11/2018

11 Instrumentos de Apoio e Controle a Gestão
Ouvidoria da Saúde É um canal de acesso entre o cidadão e os gestores do SUS para receber elogios, sugestão, informação, solicitação, reclamações, denúncias de violação de seus direitos enquanto usuários do SUS, onde as manifestações são recebidas e tratadas com compromisso, visando a melhoria do atendimento prestado. Base 2014

12 Classificação das manifestações registradas (2014)
Instrumentos de Apoio e Controle a Gestão Classificação das manifestações registradas (2014) Fonte: Sistema SMARAPD Informática Ltda - SMARsa For WEB - Versão 2.7 / Ouvidoria Saúde 2014

13 Objetivo do sistema: Controle do estoque Controle de validade
Instrumentos de Apoio e Controle a Gestão Sistema de Distribuição de Materiais e Medicamentos Municipal Objetivo do sistema: Controle do estoque Controle de validade Rastreabilidade O almoxarifado central, possui sistema informatizado, para materiais e medicamentos à todas as unidades de saúde . Unidades básicas de saúde que contam com o sistema informatizado, é possível realizar a dispensação dos medicamentos por paciente, utilizando -se do SIS.

14 A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a implantação do SIS – Sistema Integrado de Saúde no dia 1º de outubro de 2010 com a implementação do sistema de informatização online. SIS: integração entre equipamentos de saúde (novos e existentes) com rede informatizada de gestão e atendimento.

15 Nome do usuário Nome da mãe Data de nascimento CPF Número do prontuário Cartão SUS Sistema Único de Saúde O Cartão SIS é uma ferramenta de identificação do usuário do sistema público de saúde criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Com o Cartão SIS, todo atendimento feito pelo paciente em qualquer unidade de saúde do município fica registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados nos postos, vacinas, entre outros.

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19 Relatório de informações referente ao cadastro de cidadão
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20 Histórico de atendimento ao cidadão
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21 Relatório de atendimento por origem de agendamento
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22 Relatório de atendimento realizado por profissional
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23 Relatório de tempo médio de agendamento
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24 Relatório de atendimento em PA 24 hs por faixa horária e por CID
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25 Relatório de tempo de liberação dos exames
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