A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Existencialismo e a Questão da Liberdade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Existencialismo e a Questão da Liberdade"— Transcrição da apresentação:

1 O Existencialismo e a Questão da Liberdade

2 O Que é ser Livre?

3 Quem foi Sartre? Jean Paul Sartre ( ) foi um filósofo francês precursor do movimento existencialista. Afirmava que o homem é responsável por seus atos estando “condenado à liberdade”.

4 O Existencialismo Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana.

5 Problema à Liberdade: Filósofos Cristãos vs Filósofos Ateus
“A existência precede à essência?” Ou “A essência precede à existência?”

6 “A essência precede à existência?”
Este era o argumento dos filósofos cristãos, como Karl Jaspers, por exemplo, que afirmava que existe uma “natureza humana” que determina o que nós somos antes do nosso nascimento. Tal “natureza humana” seria dada por Deus, seríamos portanto parte de um projeto divino.

7 “A existência precede à essência?”
Este era o argumento dos filósofos ateus como Sartre, por exemplo, que afirmava que não existe uma “essência ou natureza humana prévia”. Primeiro chegamos ao mundo, existimos, sendo jogados nele e a partir de nossas próprias escolhas é que determinaremos quem seremos. Para Sartre o homem é projeto de si mesmo.

8 A Liberdade De acordo com Sartre, não existe uma natureza prévia, nem destino. Somos o fruto de nossos atos, nossas escolhas. São as nossas escolhas que determinam a nossa capacidade de sermos livres e eternamente responsáveis por nossos atos. Não adianta culpar a Deus pelo nosso destino mas sim a nós mesmos.

9 “Condenados à liberdade”
Sartre afirmava com isso que estamos “condenados à liberdade”, pois é impossível não escolher. Nossas escolhas não afetam apenas a nossa vida, mas a de todos à nossa volta. Por isso o homem vive angustiado. A angústia é a conseqüência do peso das responsabilidades de nossas escolhas.


Carregar ppt "O Existencialismo e a Questão da Liberdade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google